A primeira mídia que falou de The Last of Us foi o Uncharted 3
The Last of Us foi apresentado ao mundo, pela primeira vez, em 10 de dezembro de 2011, no VGA, o evento que virou o TGA que conhecemos. Já naqueles dias, era comum o evento de final de ano que premiava jogos (e premiou Skyrim como jogo daquele ano) divulgar novos games, como a então nova aventura da Naughty Dog, que já era uma grande parceira da Sony e seu PlayStation na época.
Vale lembrar que, naquele dia, Fortnite e Bioshock Infinite também foram apresentados ao mundo, junto com alguns outros games.
Mas, cerca de um mês antes, o game já havia tido uma referência, porém em outra mídia. E não foi em nenhum canal de games, nenhum festival ou mesmo eventos de premiações. Foi dentro de um game, o Uncharted 3 no caso. O game da Naughty Dog foi o responsável por ser o primeiro local a falar do novo game da Naughty Dog.
Não foi um grande anúncio, trailer e coisa do tipo. Mas sim um easter egg. Bem simples, por sinal, mas que deixava claro o que viria, para quem conseguisse, ao menos naqueles dias, ligar os pontos. Era um simples jornal, espalhado entre tantos locais do game, com a seguinte frase: “Cientistas estão se esforçando para entender um fungo mortal”. Quem conhece The Last of Us, sabe muito bem o que isso significa.
O jornal acaba até fazendo referência a outra coisa. No caso, o formato do jornal britânico The Guardian, mas no caso, era só pra ter uma ideia de layout, dá só uma olhada:
O jornal está disponível logo no início do jogo, após a luta no bar. E a Naughty Dog ainda deixou ela bem próxima ao jogador, já que ele pode ser visto perto do alvo. Era como se o estúdio estivesse falando para o jogador: “olhe aqui, tem algo interessante para você”.
Para nós jogadores, era tudo uma novidade, e também algo que envolvia expectativa, já que estávamos acostumados com as aventuras de Nathan Drake, e o estúdio estava naquele momento saindo da zona de conforto, investindo em uma nova história e universo, ao invés de trazer um óbvio Uncharted 4, que sairia anos depois.
Mas para os cachorros travessos, The Last of Us e Uncharted já eram algo igualmente comum em seus corredores, já que o game que apresentou Ellie e Joel ao mundo começou a ser desenvolvido ainda em 2009, logo depois do final de Uncharted 2. Ou seja: enquanto o estúdio estava, de fato, atualizando sua franquia famosa, trabalhava ao mesmo tempo em um game que, justamente por ser algo novo, permitiu um tempo maior de desenvolvimento, para as ideias serem aplicadas, e resultar no sucesso que se tornou, ao ser lançado quase dois anos após este jornal, que apresentaria uma das franquias mais aclamadas dos games.
E, embora teorias apontem que os dois universos sejam um só, e isso até seja possível, uma vez que ambas se passam em locais reais e a história de Ellie se passa no futuro, a verdade é que tal jornal tem mais um caráter de “dar um spoiler” do que viria, do que fazer alguma menção à conexão de ambos os universos.