A SEGA está encerrando o suporte aos seus jogos do Sega Forever, no iOS e Android
Lembra do Sega Forever, aquele serviço que a SEGA lançou em 2017 com vários clássicos do Mega Drive? Pois a companhia decidiu terminar com o serviço, removendo alguns dos jogos disponíveis no iOS e Android. Quem já baixou os jogos poderá seguir jogando eles, porém eles não serão mais atualizados e nem estarão mais disponíveis na loja da SEGA em ambos os dispositivos.
No momento em que esta matéria foi para o ar, destes games antigos, apenas os dois Streets of Rage, Golden Axe e Shining Force estão disponíveis. Os games Sonic, apesar de estarem no programa, são tratados de forma diferente, e seguem disponíveis também, assim como outros jogos que já estavam disponíveis antes da chegada do serviço, como Crazy Taxi ou Virtua Tennis Challenge.
Já entre os removidos, temos uma grande lista: Comix Zone, Altered Beast, Phantasy Star Classics, Revenge of Shinobi, Vectorman, Decap Attack, Eswat, Ristar, Space Harrier 2, Beyond Oasis, Gunstar Heroes, Dynamite Headdy e After Burner Climax.
Para testar, baixei dois jogos. Streets of Rage 2, que ainda está disponível nas lojas de aplicativos, segue como sempre: oferecendo o gameplay gratuito com anúncios e a possibilidade de compra, para jogar offline, por R$ 9,90. Já Comix Zone, que não está mais disponível nas lojas, mas segue disponível na lista de aplicativos já baixados, conta com uma mensagem de fim de serviço, mas com o gameplay offline liberado, sem a necessidade de pagar por isso.
O Sega Forever já não era atualizado há algum tempo, o que já entregava o desinteresse da SEGA no serviço, que nasceu em 2017 como meio de preservar a sua história, oferecendo vários games para os seus fãs. Era possível jogar gratuitamente os games, mediante anúncios e apenas no modo online, ou comprá-los para ter acesso offline, e sem anúncios.
Não sabemos se o fim da Sega Forever significa que a SEGA não irá mais lidar com seus clássicos desta forma, ou se está reavaliando a sua estratégia de preservação. Mas, quem sabe, com a presença da empresa na BGS 2023, nós não tenhamos alguma boa novidade a respeito.