A Team Liquid inaugurou um novo CT com 13 andares e equipamentos de última geração
A Team Liquid inaugurou hoje, junto com a Alienware, um prédio de 13 andares completamente dedicado aos eSports, tanto para o treinamento dos atletas, quanto para as operações da equipe, o que envolve produção de conteúdo e administração. Localizado na Avenida Angélica, centro de São Paulo, o local foi projetado para receber 80 funcionários, entre jogadores e funcionários, além de torcedores, em eventos esporádicos.
Com 3 mil metros quadrados, o local servirá de moradia, treinamento e preparo para os atletas, conta locais específicos para os talentos e criadores de conteúdo da Cavalaria produzirem vídeos, streams e fotos, oferece salas de negócios e também para a equipe de marketing e comunicação, além de servir como a primeira loja física da equipe no mundo, que venderá de forma direta itens dos mais variados.
Este é o terceiro Training Facility da Liquid em parceria com a Alienware no mundo, e é o maior de todos, sendo duas vezes maior do que os outros dois, que ficam em Los Angeles e em Utrecht, na Holanda. O prédio brasileiro conta com cinco andares dedicados para a moradia de seus atletas, contando com 19 dormitórios. Além dos quartos, eles também terão acesso à academia, estúdio de pilates, laboratório de performance e locais com foco no treinamento e atendimento psicológico.
Para o treinamento, o local conta com salas equipadas com Alienware Aurora R15 e dois cômodos dedicados para análises de estratégias e reviews de jogos. Para os streamers, há várias cabines com isolamento de som e instalações de alto desempenho, também disponíveis para os atletas. A Team Liquid explicou que 90% dos 80 funcionários estarão no local, utilizando a estrutura diariamente. Mas a estrutura, flexível, também servirá para atender, mediante programação, as demandas internacionais do time.
Todos eles terão acessos a computadores e notebooks da Alienware e Dell. São 39 desktops da Aurora e 92 monitores das duas marcas parceiras. O prédio conta com 8,25 km de cabos de rede CAT6a e 400 metros de fibra óptica. O projeto arquitetônico do prédio é assinado pelo escritório Athié Wohnrath – Arquitetura e Construção.
Para a torcida, o Facility dedicou todo o térreo para os fãs da organização. A Fan Zone conta com telão onde serão realizados eventos pontuais, além da já mencionada loja física e uma estante com os troféus conquistados pela equipe.
Equilíbrio entre eSports, negócios e entretenimento
Em nossa visita, conversamos com Rafael Queiroz, general manager da Team Liquid no Brasil, e Leandro Venditti, o Brazil Brand Manager da Alienware e Dell Gaming. Nós perguntamos para Leandro sobre a troca de informações entre Liquid e Alienware, aproveitando a proximidade com os atletas para a coleta de informações de alto desempenho para o desenvolvimento de novos produtos.
Ele nos disse que sim, como os pro players são a melhor fonte para entender o consumidor em alto desempenho, com o Facility funcionando como mais um grande laboratório, usando informações de jogadores que jogam ao limite para descobrir o que eles estão privilegiando com o uso dos computadores, servindo de amostra para o desenvolvimento das soluções futuras.
Leandro também disse que houve muita troca entre a Alienware/Dell e a Team Liquid, para que a mão dupla ajudasse a desenvolver o local ideal para os atletas, já que ele se vê como a “chuteira” dos jogadores, e acredita que entregar melhores soluções significa fazer com que seja mais fácil para que eles “chutem no gol” nas competições.
Já com o Rafael, perguntei sobre as muitas oportunidades “escondidas” no Facility, pois percebi um local bastante flexível, embora com seus andares e setores bem definidos. Ele nos explicou que, de fato, o prédio foi feito com a maior flexibilidade possível, citando como exemplo o térreo, que pode servir para várias situações de eventos, além da área interna, que foi feita com foco em treinos, mas pode ser tanto área de evento, quanto um espaço de criação de conteúdo.
Também perguntei sobre as “brasileiridades” no projeto. Rafael explicou que o torcedor brasileiro, diferente dos demais, é muito apaixonado. Por isso o Facility tem o térreo dedicado ao torcedor, o que inclui a loja. Ele acredita que o espaço pode virar um ponto de encontro não só do torcedor da Liquid, como do fã de eSports em geral. Uma coisa que percebi é que, como os jogadores vão viver lá, e sair do prédio para os jogos, a tendência é que, mediante organização do time, possamos ter um clima de pré-jogo de forma semelhante ao que vemos em centros de treinamento de times de futebol, que recebem os jogadores com festas, faixas e músicas.
eSports, além do esporte, também significa entretenimento, com os influenciadores e talentos garantindo que a mensagem da equipe chegue a mais pessoas. Percebi no Facility uma busca por equilíbrio no projeto, pois o espaço feito para os atletas, da área de treino até a academia, convive com muita harmonia com os andares dedicados aos negócios, ou mesmo com os espaços dedicados para os streamers e influenciadores produzirem seus conteúdos.
Rafael disse que tudo foi pensado neste ideal de equilíbrio. Ele citou o alto desempenho das equipes da Liquid, que justifica todo o espaço criado e dedicado para o melhor desempenho de seus atletas. Mas disse também que não foram fechados os olhos de outros aspectos, aproveitando as diversas possibilidades que o Facility oferece, dizendo que foi pensado com muito cuidado para que houvesse espaço para tudo o que faz a Liquid ser a organização que é.
Também questionei Rafael sobre o fato de que, dez anos atrás, tal iniciativa em nosso país seria considerada “impossível”. Ele respondeu afirmando que, talvez, o impossível seja algo que apenas “leva mais tempo”, pois com o passar do tempo é possível construir algo bem relevante. Ele também disse que tal iniciativa é um marco no cenário de eSports, além de ser uma mensagem para todos de que isso é possível, e com iniciativas desta natureza, os eSports como um todo podem evoluir ainda mais em um país que já aprendeu a torcer e admirar os mais diversos times.
O Alienware Training Facility fica na Avenida Angélica, 903, no bairro de Santa Cecília, no centro da capital paulista. A Liquid fará eventos no local, cujas informações a respeito serão divulgadas nas redes sociais da Cavalaria, no momento adequado.