A Turquia quer voltar para a Fórmula 1 em 2026, substituindo um GP já existente
A Turquia está determinada a voltar ao calendário da Fórmula 1 a partir de 2026, com uma iniciativa conjunta entre o governo do país e os novos administradores do Istambul Park, circuito que já sediou a categoria em outras temporadas. Os dirigentes sugerem que a corrida na Turquia seja colocada no lugar de um Grande Prêmio já existente no calendário atual.
A Fórmula 1 esteve presente na Turquia entre 2005 e 2011, e fez um retorno nos campeonatos de 2020 e 2021, para completar o calendário que ficou comprometido pelas questões envolvendo a covid-19. Apesar das corridas emocionantes nestas últimas edições, já que em 2020, a etapa foi eleita pelos fãs como a melhor da temporada, Istambul não permaneceu no calendário após o retorno a normalidade.
Conforme informações do Grande Prêmio, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se encontrou com Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA. O possível retorno da Fórmula 1 e do Campeonato Mundial de Rali (o WRC) estiveram em discussão, embora a decisão final de sediar um GP de F1 seja do Liberty Media, o conglomerado responsável pela parte comercial da categoria, e que recentemente comprou também a MotoGP.
Além disso, um ponto que pode contar a favor dos turcos é a mudança de proprietários no autódromo de Istambul. A empresa Can Bilim Egitim Kurumlari A.S venceu a licitação e operará o circuito pelos próximos 30 anos. Um dos sócios desse grupo é Lale Cander, presidente da Pirelli na Turquia. A Pirelli é a única fornecedora de pneus da Fórmula 1 atualmente.
O Ministério do Turismo da Turquia também impôs uma condição na concorrência. O licitante teria que garantir o retorno do Istambul Park ao calendário da Fórmula 1 até 2026. Segundo a emissora Haberturk, a empresa de Cander adquiriu o circuito por US$ 117,8 milhões (cerca de R$ 600 milhões).
“A pista do Istambul Park será o centro das atenções. A Fórmula 1 é extremamente prestigiosa e aumentará a notoriedade do nosso país. Traremos outras categorias ao Istambul Park”, disse Cander à Haberturk.
O executivo também indicou que o retorno da Turquia não resultaria em um calendário sobrecarregado na F1. “Alguns países serão retirados do calendário em 2026, então corridas poderão acontecer na Turquia”, concluiu.
Independente de estar “de bem” com a Fórmula 1, o que renderia uma fácil renovação, ou não, em 2025 vários GPs expiram seus contratos, incluindo a nova pista de Las Vegas, o tradicionalíssimo GP de Mônaco, o também tradicional circuito belga de Spa-Francorchamps, além dos GPs do México e da China, em Xangai. A expectativa dos turcos é que ao menos um destes oito GPs, que terminam seus contratos em 2025, não tenha seu contrato renovado, abrindo espaço para o retorno turco à Fórmula 1.
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