Acabou! Concord será descontinuado pela Sony
O fracasso era inevitável. A possibilidade de flopar era quase uma obviedade desde que Concord foi anunciado pela Sony. Os motivos eram vários: um hero shooter que parecia uma mistura barata entre Overwatch e Guardiões da Galáxia que chegaria aos mercados anos depois do apogeu de ambas as franquias; um modelo de monetização anacrônico para um jogo puramente multiplayer competitivo; e o próprio DNA da base de jogadores que pretendia ser atingida; nada disso parecia fazer sentido.
Considerando o plano de expandir suas ações para o nicho dos jogos competitivos, a divisão Playstation insistiu mesmo contra todos os prognósticos, fez um marketing possível, mas não adiantou. Concord falhou miseravelmente em todos os sentidos.
Não é que o jogo tenha vendido abaixo do esperado. Não é que os servidores estejam bem menos movimentados do que o projetado. Isso seria até suportado e encarado como um desafio a ser superado. O problema é que Concord simplesmente foi ignorado por todo mundo, seja nos PCs, seja no Playstation 5, com picos ridículos de jogadores on-line.
A ponto de, menos de duas semanas após seus lançamento, os responsáveis pelo projeto terem simplesmente desistido de tentar. No dia 06 de setembro, a Sony vai puxar o fio da tomada e os servidores serão oficialmente desligados. Todas as compras serão devidamente reembolsadas e o jogo será encerrado, pelo menos por enquanto. Aliás, já não é mais possível comprar o jogo a partir deste momento, então se você tinha lido a nossa análise e estava louco para investir seu rico dinheirinho, terá que esperar por uma outra oportunidade.
Em sua declaração oficial, a Sony agradece à todos os Freegunners que apoiaram o game e diz estar considerando quais caminhos seguir a partir daqui. Ainda sem qualquer informação adicional, é seguro especular que há uma possibilidade de Concord voltar, algum tempo depois, como um jogo free to play, com um novo sistema de monetização mais coerente com o atual momento; ou ainda passar por uma reformulação seja para incorporar outros modos, como uma campanha cooperativa, um sistema PvE ou, quem sabe, até modos single player, algo mais próximo do que o público do Playstation está acostumado com produtos da casa. E ainda há a possibilidade real do jogo ser simplesmente engavetado e jamais voltar a ver a luz do dia, simbolizando uma nova mudança de postura da empresa após a saída do controverso CEO Jim Ryan em março deste ano.
Seja como for, pelo alcance pífio, pela fraquíssima repercussão na mídia, e pelo desdém de toda a comunidade, serão raros aqueles que sentirão falta de Concord. Muito provavelmente, a história se lembrará do jogo muito mais como um caso de tudo o que não se deve fazer do que pela experiência em si. E você, caro leitor? Ficou triste com a notícia do fim prematuro de Concord? Espera que o jogo volte de uma outra forma para, quem sabe, alcançar seu potencial latente? Ou acha que o jogo durou até mais do que deveria e que o Playstation deveria voltar a focar em histórias de problemas parentais propostas mais próximas daquilo que já deu certo?
Fonte (Blog Oficial Playstation)