Activison-Blizzard compra (e fecha) a Major League Gaming, mais antiga empresa de e-Sports dos EUA
A Activision-Blizzard anunciou a compra e fechamento da mais antiga empresa de e-sports dos Estados Unidos, a Major League Gaming. Mas o que essa transação significa para o futuro dos gamers profissionais?
Para muitos de nós leigos e não-fãs de e-Sports, o nome Major League Gaming era nada mais do que uma piadinha colocada em montagens simulando aqueles vídeos de killstreaks que se espalharam pelo Youtube. Mas para os fãs, o nome representava uma das empresas mais antigas do ramo e uma das maiores defensoras dos e-Sports no mundo. Uma empresa que agora está fechando as suas portas.
Graças a documentos encontrados pelo site Esports Observer, foi revelado que a Activision-Blizzard vai comprar grande parte da Major League Gaming e efetivamente fechar a empresa por meio de sua absorção, em uma compra que custou 46 milhões de dólares. O interessante é que essa não é a primeira vez que a desenvolvedora de Starcraft meteu a mão no bolo: no ano passado, ela abriu uma divisão de e-Sports, chefiada por ex-executivos da ESPN e da própria Major League Gaming.
O que essa compra significa para o futuro da Major League Gaming, ninguém sabe. A empresa têm dois campeonatos marcados para os próximos meses (um de Counter Strike Global Offensive e outro de Halo), sem contar que ela é dona do site mlg.tv, o maior centro online de vídeos e streaming focados em e-Sports.
Qual o motivo da compra? Bom, não há “um motivo” oficial, mas devemos lembrar que a empresa estava passando por problemas econômicos, após perder o campeonato mundial de Call of Duty para a rival Eletronic Sports League, e fechou o ano com um débito de seis milhões de dólares.
A parte mais importante desta notícia é o fato de que a Activision-Blizzard está (supostamente) querendo se tornar uma força no mercado de e-Sports, deixando de ser só uma desenvolvedora/distribuidora de games para virar a ESPN dos e-Sports, segundo o seu presidente Sundance DiGiovanni. “Vai ser uma Major League Gaming com esteroides,” ele disse em uma entrevista
A Major League Gaming realizava campeonatos de games diversos como Super Smash Bros. e Mortal Kombat, e essa compra vai dar muito poder a Activision-Blizzard, que certamente dará um jeito de apadrinhar estes e tantos outros torneios.
Independente do que vai rolar, 2016 mal começou mas certamente será um ano decisivo para os e-Sports.
(Fonte: Polygon)