Adeus, Windows Vista. Microsoft encerra o suporte ao controverso S.O.
Hoje termina mais um capítulo no mundo da informática. A Microsoft irá encerrar o suporte para o Windows Vista neste 11 de abril de 2017, “obrigando” os usuários do S.O. a mudarem para uma versão mais recente, já que a partir de agora, o sistema ficará mais vulnerável, pois não terá atualizações de segurança. Com mais de 10 anos de vida, o Vista simbolizou a tentativa da Microsoft de reinventar o Windows, mas que encarou muitos problemas desde seu lançamento, porém também serviu para fortalecer os games no PC.
Apesar de seus problemas, o Vista também estabeleceu conceitos interessantes, utilizados até hoje. Um deles é a interface Aero, que deixou as janelas do sistema mais vivas, com efeitos de trasparência, simulando vidro, com bordas desfocadas. O novo menu iniciar, com acesso rápido aos softwares também está no Windows 10 e mesmo de maneira esquisita, os widgets foram se adaptando aos computadores e também fazem parte do dia a dia atual de algumas pessoas.
A Microsoft também queria estabelecer os games de PC, e padronizá-los, e o Vista foi fundamental para isso, com o Games for Windows, que foi uma iniciativa que buscava padronizar e simplificar os jogos para computador, atraindo assim novas empresas e estúdios, fazendo com que os PCs se consolidassem definitivamente como um “console”, tirando de vez a diferença entre “jogos de PC e console”. O Vista oferecia um navegador exclusivo para os jogos, oferecia suporte para o Xbox 360 e, através dele, que os jogos para o console, como Gears of War, foram ganhando cada vez mais espaço. E, como parte desta mudança, até o eterno paciência foi redesenhado, ficando mais moderno e atual.
Mas a Microsoft sonhou alto demais, em uma época em que os computadores ainda não estavam prontos para tudo isso. Se hoje, a Steam popularizou ainda mais o acesso aos jogos no PC, e os sistemas, além de contar com barras de acesso fácil, ainda transmitem conteúdo em tempo real, como o clima ou notícias, naquela época, muitos computadores simplesmente não conseguiam nem reproduzir o Aero. Vale lembrar que nesta época, os notebooks estavam se popularizando e, contavam com muita limitação em comparação aos desktops, o que ocasionou vários problemas de compatibilidade.
O Vista também foi o ponto de partida para que a Microsoft pudesse evoluir seu S.O., oferecendo uma base para que Windows 7, 8 e 10 pudessem melhorar vários conceitos, melhorando-os e fazendo com que se tornassem mais funcionais para os usuários. Mas também foi uma chance perdida de se estabelecer um projeto sólido para o móvel. Se o Vista não funcionava de maneira adequada nem na maioria dos notebooks, em 2006 a Apple já estava trabalhando para preparar o que seria o iPhone, e que ocasionou a chegada do Android e, assim, fez com que a Microsoft entrasse atrasada nesse ramo, sempre batesse cabeça no mundo dos dispositivos móveis.
O S.O. termina seu ciclo sem muitas saudades pelos usuários, que continuaram usando o Windows XP até a chegada do Windows 7, mas que acabou oferecendo boas ideias, não praticáveis na época, para seus sucessores. E, os games ganharam muito com essa ideia, pois uma certa padronização e incentivos para os desenvolvedores era o que o mercado do PC precisava para se estabelecer definitivamente. Mesmo que você não tenha curtido o sistema, é hora de agradecer mesmo assim o Windows Vista.
Via (The Verge)