“Mas quando nos disseram que não poderíamos mais usar a licença Dragon Ball, fomos obrigados a apresentar nossas próprias ideias. Por exemplo, quando era Dragon Ball, Goku lutava com seu Bastão Mágico, mas mudamos isso para um ataque de soco. Foi só depois que surgiu o plano de reiniciar o projeto como Alex Kidd in Miracle World, que começamos a pensar em Mario, procurando maneiras de fazer um título diferente“.
Alex Kidd in Miracle World era pra ser um game oficial de Dragon Ball
Dragon Ball teve a sua estreia nos videogames em 1986 no NES e, desde então, segue uma carreira bem interessante no mundo dos games, com o seu lançamento mais recente, Dragon Ball FighterZ, sendo elogiado pelos fãs de luta. Aliás, qual é o seu game de Dragon Ball preferido? Conta pra gente!
Enfim, em uma realidade alternativa da história dos games, a situação poderia ter sido bem diferente, com o pequeno Goku iniciando a sua carreira na concorrência, ou seja, no Master System. Quem revelou esta história foi o autor John Szczepziniak, na terceira edição do livro The Untold History of Japanese Game Developers (traduzindo, A história não contada dos desenvolvedores de games japoneses), que conta segredos e histórias sobre a era de ouro dos games, nos anos 80 e 90.
Entre várias curiosidades, o autor reservou espaço para falar de Alex Kidd, jogo que era pra ser, na verdade, um game baseado em Dragon Ball, ao invés de ser o que todos conhecemos hoje: um concorrente para o Super Mario Bros. da Nintendo. “A Sega estava planejando um jogo de Dragon Ball. Isso aconteceu há muito tempo, então acho que não tem problema falar sobre isso agora. O projeto começou sim como um jogo de Dragon Ball, e não como um concorrente do Super Mario Bros.“, explicou Kotaro Hayashida, o criador de Alex.
Curiosamente, Dragon Ball Z acabou sendo referência em Sonic, uma vez que as sete esmeraldas do caos, que transforma o herói em Super Sonic, com direito a personagem de cabelos espetados e cor amarela, são referências diretas as sete esferas do dragão e da aparência de Super Saiyajin, uma das marcas registradas da franquia. Já a Sega, só viu Goku e companhia em seus consoles em 1994, com o Dragon Ball Z: Buyū Retsuden, lançado para o Mega Drive.