Alexey Pajitnov, criador de Tetris, receberá homenagem e premiação na BGS 2023

14 de agosto de 2023
Alexey Pajitnov, criador de Tetris, receberá homenagem e premiação na BGS 2023

A Brasil Game Show anunciou um nome muito importante da história dos videogames no lineup de atrações deste ano. A 14ª edição do tradicional evento de jogos da América Latina terá a honra de receber a presença notável de Alexey Pajitnov, o cérebro por trás do icônico jogo Tetris, uma das criações eletrônicas mais famosas e amadas de todos os tempos.

Com mais de 520 milhões de cópias vendidas para mais de 50 plataformas até o momento, Tetris continua a ser uma força incrível na cultura dos jogos. Pajitnov marcará presença nos corredores do Expo Center Norte, em São Paulo, durante os dias 11 a 13 de outubro.

Durante sua visita, ele participará da cerimônia de abertura, estará disponível para sessões de BGS Meet & Greet, participará de diversos painéis do BGS Talks e, como ponto alto, será agraciado com o prestigiado prêmio Lifetime Achievement Award no palco principal da BGS, uma honraria concedida em reconhecimento à sua significativa contribuição para a indústria global de jogos eletrônicos.

O CEO e fundador da BGS, Marcelo Tavares, expressou sua animação com a participação especial de Pajitnov: “Uma das partes mais emocionantes de promover a BGS é criar encontros memoráveis entre as mentes por trás da indústria de jogos e seus fãs. Isso é fundamental tanto para os convidados, que podem sentir o impacto de suas criações na comunidade, quanto para os jogadores, que têm a chance de interagir com figuras históricas, como Alexey, um dos ícones mais importantes na história dos jogos eletrônicos.”

Nascido na então União Soviética em 1955, Pajitnov sempre foi fascinado por quebra-cabeças e pelo jogo de tabuleiro pentaminós desde criança. Depois de obter seu mestrado em matemática aplicada no Moscow Institute of Aviation, ele começou a explorar campos pioneiros, como reconhecimento de voz e inteligência artificial no Dorodnitsyn Computing Centre. Foi lá, durante seu tempo livre em 1984, que ele criou sua obra-prima, o icônico Tetris.

Inicialmente, Pajitnov compartilhou cópias de sua criação com colegas em disquetes. Em 1985, o jogo foi lançado em um PC da IBM e rapidamente ganhou popularidade na União Soviética. Em 1987, o famoso jogo cruzou o Atlântico, chegando à América do Norte e à Europa.

A popularidade do Tetris cresceu ainda mais após um histórico acordo com a Nintendo. Em 1989, o Tetris foi lançado para o Game Boy da Nintendo, vendendo mais de 35 milhões de cópias e sendo um dos grandes responsáveis pelo lançamento meteórico do portátil.

Hoje, o Tetris é uma presença onipresente em diversas plataformas, inclusive smartphones, com mais de 425 milhões de cópias vendidas apenas para dispositivos móveis. Em 2023, a trajetória de Pajitnov foi retratada no filme Tetris, agora disponível para streaming na Apple TV+, narrando a jornada desse jogo que se tornou um dos maiores sucessos comerciais da história.

Além de ter a oportunidade de conhecer e interagir com Pajitnov em pessoa, os visitantes da edição deste ano da BGS terão outros convidados interessantes para conhecer e conferir. Entre os destaques, os participantes terão a oportunidade de se conectar com outras personalidades notáveis e influentes do mundo dos games, como Nolan Bushnell, Shota Nakama, e os dubladores oficiais da franquia Mario Bros., Charles Martinet, Samantha Kelly e Kenny James.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais