Alunos de 10 anos de idade produziram vários jogos para ZX Spectrum, e você pode jogá-los hoje mesmo!
O ZX Spectrum é um computador britânico de muito sucesso nos anos 80. Na Europa, muitas pessoas tiveram o seu primeiro contato com os games através deste e de outros computadores pessoais. Por isso, ZX Spectrum, Atari ST, Amiga ou o Commodore 64 tem por lá o mesmo peso nostálgico que nós brasileiros temos com o Atari 2600, o Master System ou os clones de NES.
Desta forma, um professor da escola britânica Bearsden Primary School usou o ZX Spectrum para incentivar os seus alunos a programarem e criarem jogos para o nostálgico computador. Seus alunos têm cerca de 10 anos de idade e estão no sexto ano, dentro da grade curricular britânica.
Os jogos foram finalizados e muitos deles foram publicados para quem quiser jogar. O professor, que assina no itch.io como Dougie mcg, e que se diz um “entusiasta retrô” colocou oito jogos à disposição de quem quiser jogá-los.
Os games são bem variados, como um que coloca o jogador preso em uma “falsa realidade”, outro que aborda uma luta milenar entre ratos e queijos, e até uma fictícia história onde a Espanha tenta invadir o Japão, com os japoneses precisando fazer o que puderem para expulsar os invasores.
Aqui está uma descrição tirada da página itch.io do professor:
“Os 6 alunos da Primária da Primária Bearsden têm trabalhado nesses jogos o ano todo.
Eles projetaram e animaram seus personagens; codificaram seus jogos; projetaram e testaram seus níveis e criaram uma tela de carregamento.
Nós realmente esperamos que você goste de nossas criações e adoraríamos ouvir seu feedback!
Basta baixar os jogos e jogá-los no seu emulador favorito.”
É bem interessante ver crianças tão pequenas interagindo com computadores dos anos 80, uma tecnologia já tão distante delas, em uma era de smartphones e inteligência artificial. Lembrei até daquele vídeo de quase dez anos atrás que mostram as crianças “desbravando” um Game Boy. E que, seja em um ZX Spectrum ou em computadores atuais, tenhamos mais professores incentivando seus alunos a se expressarem com games.