Análise Arkade – 7th Sector e sua viagem como uma faísca em meio a fios de alta tensão
Que tal você deixar de ser um personagem com um design interessante e se transformar em uma “faísca”? É o que 7th Sector propõe. O game te coloca no controle de um fagulho de energia, que é personalizado como uma pessoa apenas quando vistos em estática em televisores, que precisa resolver puzzles e enigmas através das fases.
O seu ambiente, futurista, oferece uma história misteriosa. Confusa, até. Mas não é o elemento principal no game, felizmente. Você se encontra em um momento de fuga. Com a sensação de que alguém está atrás de você, e em um ambiente hostil. Então é preciso fugir.
Assim, você precisará abrir portas, descobrir senhas, encontrar caminhos através dos fios, e controlar objetos. O game oferece vários finais, baseados nas suas escolhas. São quatro finais que buscam motivar o jogador a terminar o jogo mais vezes.
O ritmo é linear. E para não ficar apenas “preso em fios”, objetos aparecem e puzzles fazem a diferença. A maioria deles são bem interessantes. Não são impossíveis, mas exigem uma noção considerável de lógica. O único ponto contrário aqui, é quando você controla alguns objetos. Um carrinho de controle remoto, por exemplo, oferece um gameplay terrível. Dá a impressão de que a programação dos objetos não foi considerado como prioridade.
Até pelo motivo de que, o essencial do game, que é a movimentação entre as salas, através dos fios, e os puzzles mais comuns, funcionam bem e são divertidos.
O visual é o famoso “ok”. As luzes e cores influenciam o gameplay, e sua arte cyberpunk é caprichada. Tudo com muito neon, luz, e ambientes escuros. São ambientes variados, que diminuem a impressão de “mais do mesmo”, e isso é um ponto bastante positivo. Mas, no geral, a arte do game é algo que você já viu em diversos outros games com a mesma temática.
7th Sector é um game interessante. Boa opção para os fãs de puzzle, ele oferece tudo o que um bom game exige: gameplay simples, bom trabalho visual, puzzles criativos e uma boa dinâmica. Peca apenas em alguns detalhes, como o controle de objetos, que, como disse, dão a impressão de não terem sido desenvolvidos com o mesmo cuidado do game como um todo. Mas, tirando isso, é uma ótima proposta para quem gosta deste tipo de jogo.
7th Sector já está disponível, para Xbox One, Playstation 4, Nintendo Switch, e PC.