Análise Arkade – Ação digna de arcades dos anos 80 em Flowing Lights
Sabe aquele papo de “menos é mais”? Ele vale para muitas coisas, inclusive no videogame. Flowing Lights, game da canadense gFaUmNe, tenta trazer esta proposta. Ao invés de gráficos realistas, o game busca apresentar uma proposta muito parecida com os arcades dos anos 80, porém com uma roupagem atual.
O game lembra muito Space Invaders, Galaga ou qualquer outro arcade da “era de ouro”, mas com formato 3D. Ou mesmo o clássico River Raid para Atari. A diferença, no entanto, está na gravidade. Se nos games você “voa pelo espaço”, aqui você joga o game em um planeta de gravidade extremamente forte. Assim, você terá que lidar com as hordas de inimigos, enquanto passa pelas fases, lidando com a gravidade, os obstáculos e os inimigos.
O gameplay, como era antigamente, é extremamente simples. Mas basta começar a jogar para perceber que o game é bem desafiador, propondo um gameplay de reflexos e conhecimentos das fases, com classificação entre quatro “notas”: S, A, B e C.
E o game é bem frenético. E pedirá repetição, para fazer as fases de novo, e de novo. Buscando conhecer melhor cada local, fazendo o que puder para somar o máximo possível de pontos. O visual não é um primor, mesmo entendendo a sua proposta de arte, mas dá conta do recado, com seu clima neon e colorido.
Mas é no gameplay que o game se destaca. Flowing Lights é um game que poderia facilmente estar em qualquer arcade barulhento dos anos 80. Inclusive, seria um sucesso feito em gráficos vetoriais, ou nos primeiros conceitos tridimensionais. Mas, chegando em 2021, seu lugar são os consoles e PCs.
Não é todo mundo que gosta, atualmente, deste tipo de jogo. Mas quem, por qualquer motivo, curte games simples que trazem apenas bons desafios e gameplay frenético, poderá encontrar por aqui um jogo bem interessante.
Flowing Lights está disponível para PC, Nintendo Switch e Xbox One.