Análise Arkade: diversão e rock ‘n roll se encontram em Air Guitar Warrior
Chegou a hora de tirar o pó do seu Kinect e viver altas aventuras em clima de rock ‘n roll! Air Guitar Warrior é um joguinho criativo e desafiador que vai te transformar (ou não) em um grande guitarrista!
Um jogo 2 em 1
Air Guitar Warrior traz uma mistura deveras inusitada: ele é meio shoot ‘em up, meio jogo de ritmo. A questão é que, ao contrário de um shmup tradicional, aqui não temos uma navezinha, nem nada do tipo, mas você, jogador, empunhando uma guitarra invocada e fazendo riffs insanos para destruir infindáveis hordas de aliens, monstros, demônios e outros perigos!
Gameplay rockeiro
Na prática, o jogo se comporta como um shmup horizontal bem tradicional: você está em um canto da tela, e os inimigos vêm do outro, e você deve derrubá-los com tiros, enquanto tenta evitar monstros kamikaze e as saraivadas de tiros adversários.
Porém, como este é um jogo de Kinect, claro que temos um gameplay condizente com o periférico: você deve tocar air guitar para atirar nos inimigos, movendo o braço para cima ou para baixo para mirar. Existem 4 tipos de movimentos/riffs diferentes que você pode fazer, e cada um deles corresponde a um tipo de tiro diferente.
Fica meio complicado de explicar com palavras como as mecânicas do jogo funcionam, então acho que é mais fácil te mostrar um vídeo de gameplay, de uma vez. Aumente o som e confira uma fase completa aí embaixo:
Deu para sacar a ideia? Você está sempre a bordo de alguma criatura/veículo — de tiranossauros-robô a tigres, passando por demônios alados e até nuvens voadoras! — e deve basicamente eliminar as hordas de inimigos que vêm em sua direção.
Sua munição pode acabar caso você use só o mesmo riff o tempo todo, então é fundamental que você alterne o estilo das suas “palhetadas” para usar os diferentes tipos de projéteis de forma balanceada. As variações de movimentos são bem simples, e você ainda destrava um movimento especial que aumenta seu poder de fogo e te deixa invencível por alguns segundos.
A única coisa que é um pouco pentelha é a reciclagem de fases: você invariavelmente irá passar por uma mesma fase/música mais de uma vez, seja estando em um “veículo” diferente, ou tendo a fase “invadida” por monstros de outros discos. Não é necessariamente um ponto negativo, mas me pareceu essa repetição exagerada.
O poder do rock ‘n roll
Air Guitar Warrior é um jogo claramente feito para fãs do bom e velho rock ‘n roll. Sua temática rockeira é bastante óbvia, mas quem é fã de bandas e guitarristas famosos vai ter ainda um incentivo extra para jogar: as telas de loading possuem frases de diversos guitarristas famosos, e as “capas dos discos” que você toca podem ser personalizadas, acrescentando sua foto à arte de capa, olha só:
Você começa o jogo com apenas uma guitarra, mas vai desbloqueando outras conforme avança. Nenhuma é necessariamente “mais poderosa” do que outra, mas elas possuem tipos de tiros bem diferentes: a guitarra de gelo retarda o avanço dos inimigos, enquanto outra dispara crânios que grudam nos inimigos antes de explodir. Algumas guitarras simplesmente parecem mais apropriadas para determinadas fases, então experimente-as em diferentes situações.
Audiovisual
A trilha sonora composta exclusivamente para o game pelos artistas Mika Tyyskä / Mr. Fastfinger e Samppa Siurala não só é muito boa — e pesada! — como também é “mutante”: eles gravaram variações dos mesmos riffs que se encaixam no timing da música de cada fase, ou seja, cada tipo de movimento que você faz produz não só um tiro, mas também um som específico!
Isso mostra que, ainda que este seja um jogo indie produzido por poucas pessoas, houve muito carinho e dedicação em cada detalhe. Seria fácil simplesmente meter uma trilha pauleira genérica de fundo e pronto; mas não, cada música possui nuances, riffs e melodias próprias; que se misturam e conseguem formar algo coeso. Se você tiver algum conhecimento musical, vai se pegar até mesmo tentando intercalar os riffs da forma mais harmoniosa possível!
Isso é mais ou menos o que eu tento fazer aí embaixo… eu só sei tocar bateria, mas acho que no geral até que a cadência da minha música não ficou tão ruim, ouve aí:
Em termos gráficos, o game traz um visual super coerente com a proposta rockeira, brincando com elementos típicos de capas de disco e letras de músicas: motos invocadas, caveiras flamejantes, vikings, símbolos egípcios, abóboras de halloween, e muito mais. O visual como um todo é colorido, e cheio de efeitos visuais bacanas.
Conclusão
Considerando que a Microsoft já praticamente “largou os bets” do Kinect, é bom ver que ainda existem estúdios independentes dispostos a não deixar o periférico morrer. Air Guitar Warrior é da mesma produtora de Kung Fu for Kinect, que no fim do ano passado já entregou um pacotão com 4 joguinhos bacanas, todos exclusivos para Kinect.
O meu Kinect — e provavelmente o seu também — estava pegando pó aqui na estante, e foi especialmente satisfatório tirar a poeira dele para experimentar um jogo tão divertido. Este é o melhor jogo para Kinect que eu tenho o prazer de jogar desde o incrível FRU — não que tenham saído muitos de lá para cá — e se você é fã de rock e metal e já tocou air guitar ao som de sua música favorita (quem nunca, né?), este é um jogo que você precisa jogar!
Air Guitar Warrior está sendo lançado hoje, exclusivamente para Xbox One.