Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

10 de junho de 2015

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Vista seu roupão de banho, chegou a hora de conferir a análise de Magicka 2: Learn to Spell Again!

Depois de eras, os magos ressurgem para mais uma vez (tentarem) salvar o mundo da destruição… enquanto destroem tudo em seu caminho com objetivos na maioria das vezes nobres. E enfim, Magicka 2 foi lançado, dando um novo emprego aos desesperados magos que não sabiam o que fazer da vida e a vampiros que não são vampiros.

Será que o mundo foi salvo? Ou será que explodiu miseravelmente graças a um feitiço errado? Pois está na hora de sabermos como o novo game dos calados magos de roupão de banho se saiu. Então sente-se aí, não faça movimentos bruscos, e não mexa com eletricidade se você estiver molhado!

APRENDA A FAZER MAGIAS NOVAMENTE

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Era uma vez a ordem de Magick, que viva no Castelo Aldrheim. Os magos estudavam, faziam festas, faziam bagunça, e treinavam para o dia em que salvariam o mundo, de novo, outra vez, novamente. Anos se passaram, novas escolas foram fundadas, e as Wizard Wars se iniciaram graças a um mal que se infiltrou na ordem e incitou uns contra os outros. Magos se voltaram contra magos e uma guerra arrasadora aconteceu para provar quais eram os magos mais fortes. E todo mundo morreu… Bom, quase todo mundo.

Com o fim dos magos, o mundo que era protegido por eles foi quem sofreu as consequências… tornando-se um lugar muito melhor e de alegria e paz, já que não havia ninguém para incendiar tudo “acidentalmente”. A humanidade atingiu sua “Era de Ouro”, e uma profecia surgiu nesse período. A profecia falava de uma criança que nasceria com todos os poderes elementais e mágicos que foram liberados nas Wizard Wars, e que quando essa criança atingisse a idade certa, teria poder absoluto sobre todos os elementos e poder para tornar o mundo inteiro um lugar de paz eterna. Mas a profecia falava também de uma sombra que ameaçava o mundo de Midgard, querendo dominar esse mundo, impedindo que essa criança sequer viesse a descobrir seus poderes.

Décadas depois da guerra, Vlad, o líder e professor da lendária ordem (qualquer semelhança, relação, ou mínima sugestão sobre vampiros pode, ou não, ser mera coincidência) decidiu relutantemente retornar de suas férias sem fim para reunir o que restou dos magos (pelo menos de um a quatro) para uma nova jornada para salvar o mundo e ir atrás dessa lendária criança. E assim, das ruínas do Castelo Aldrheim, sugiram os heróis para ir atrás de respostas sobre a profecia e (tentar, se possível) salvar o mundo novamente.

APRENDA A FAZER MAGIAS NOVAMENTE (AGORA É SÉRIO)

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

O subtítulo do game, Learn to Spell Again não está lá a toa. A jogabilidade de Magicka 2 foi revista e evoluiu em comparação ao primeiro game da série. Agora combinar elementos e lançar Magickas está bem mais fácil e rápido, e mais amigável para aqueles que sofriam errando combinações.

A primeira e mais bem vinda mudança é que agora é possível soltar magias enquanto anda. Algo que não era possível no primeiro game da série. Quando antes para se lançar qualquer elemento o mago precisava estar parado, agora ele pode fazer isso em movimento. Seja curando as si mesmo, soltando raios e projéteis nos outros ou atacando com suas armas brancas. E para acompanhar esse novo recurso, hordas e mais hordas de inimigos estão presentes no game para forçar que o jogador se movimente enquanto ataca. A movimentação agora funciona de duas maneiras (caso você jogue no PC com teclado e mouse): Clicar em um ponto do cenário fará seu mago caminhar até lá, ou clicar e segurar fará o mago andar continuamente na direção do mouse até que você solte seu clique. Já jogando com controles a movimentação fica a cargo do analógico esquerdo.

As próprias conjurações de elementos foi melhorada. Agora existem 4 ícones de atalhos para Magickas. Encontrando livros de feitiços pelos cenários, e progredindo pelas fases, o jogador aprende novas magickas que podem ser selecionadas nesses menus rápidos. Os feitiços são agrupados de acordo com seus tipos. Com ventos gélidos, tempestades e chuva de fogo em um grupo, diferentes feitiços de cura em outro, e magickas auxiliares, como aumento de velocidade ou teletransporte em outros. Para usar os atalhos é necessário foco. O foco nada mais é do que o “cooling time” de cada magicka. Ao se utilizar um atalho de magicka, o mesmo ficará indisponível por um período de tempo até recarregar seu foco, que é quando se torna disponível novamente.

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Lançar as magias agora mudou um pouquinho. Algumas combinações possuem resultados ligeiramente diferentes do primeiro game da série. Por exemplo: ao combinar eletricidade com morte, o resultado não é mais um raio direto e longo mais poderoso, mas sim as próprias faíscas de eletricidade ficam mais fortes. Para se curar agora é necessário segurar o botão de lançar  magia sobre si mesmo até a barrinha de vida carregar. Já os projéteis, criados ao se combinar o elemento pedra com outros, mudou a forma como é lançado. É necessário carregar pelo menos o tiro por pelo menos alguns poucos segundos, senão ele cairá diante de seus pés. Sendo assim, combinar pedra com elementos explosivos resultará em você mesmo se machucando ao atirar uma pedra carregada que cairá imediatamente diante de você e explodirá.

E agora os escudos se tornaram muito melhores graças a uma sutil e muito bem vinda melhoria: Usar elementos para se curar. Imagine-se na seguinte situação: Você está cercado por vários monstros que atacam usando fogo, todos ao mesmo tempo. Como sobreviver a esse ataque e ainda matar todos? Combinando um elemento de escudo com quatro elementos de fogo faz com que o próprio fogo transforme-se em vida para o jogador. Assim, os ataques de fogo dos inimigos curam o jogador, e ele pode tranquilamente matar todos sem medo algum. Cada elemento combinado com os escudos terá o mesmo efeito, exceto pelo elemento pedra. Que criará uma poderosa armadura praticamente imune a ataques físicos.

MATANDO TUDO, TODOS, E A SI MESMO, SOZINHO OU COM AMIGOS

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Se Magickajá é muito divertido de se jogar sozinho, juntando a galera fica ainda melhor. Existem várias formas de se jogar online nesse novo game. É possível criar sessões públicas para que qualquer um possa entrar em seu jogo. Basta apenas jogar normalmente e no menu de pausa do game desmarcar a opção de “sessão privada”. Dessa forma, outros jogadores podem entrar na sua partida e tornar tudo bem mais divertido. Outras formas são ingressar em jogos públicos de outros jogadores, ou convidar os amigos para a partida, localmente ou pela internet.

E nessas horas tudo se torna hilário. Jogando com grupos de no máximo quatro pessoas, os jogadores devem avançar pelas fases tocando o terror sem culpa. Quer dar uma bonzão e tentar matar todos os inimigos primeiro? Você pode. Quer agir como o bondoso “healer” e recuperar a vida de seus aliados e revivê-los enquanto eles encaram as lutas? Você pode. Quer ver o circo pegando fogo e sair matando todo mundo, incluindo seus aliados? Você também pode! É claro que nesse último ponto é melhor não fazer isso, pois terão consequências! Os seus aliados podem acabar matando você e até mesmo te banir da jogatina.

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Dessa forma, o trabalho de equipe e os erros dos jogadores tornam tudo mais divertido. Pois por mais que todos sejam cuidadosos, as vezes um jogador pode sem querer entrar na linha de tiro de uma magia e explodir em mil pedaços na frente de todos, e ser revivido no segundo seguinte. A interação dos jogadores em Magicka 2 é realmente muito boa. Os jogadores podem combinar suas magias para criar ataques ainda mais poderosos, combinando raios disparados por seus cajados em um único e destruidor ataque. Eu consegui jogar o multiplayer do game com jogadores desconhecidos. Não houve nenhum lag nas partidas, e elas foram muito divertidas!

Ainda existem mais dois modos de jogo, os desafios e as provas. Os desafios consistem em enfrentar ondas de inimigos e tentar sobreviver até o fim para desbloquear itens para o game. As provas envolvem tanto provas de sobreviver a ondas de inimigos, quanto provas de enfrentar os bosses do game o mais rápido possível no cronômetro.

CUSTOMIZANDO SEU JOGO

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Magicka 2 está recheado de itens desbloqueáveis. Uma novidade são os artefatos. Desbloqueados ao fim de cada fase, de acordo com a habilidade do jogador e seu progresso, esses itens servem para customizar as partidas. Existem vários tipos de artefatos diferentes, como filtros de imagem para o jogo dos mais diferentes tipos (e de fazer os olhos doerem pelas cores), itens para melhorar a vida dos magos, aumentar o dano de elementos, ou então até itens para melhorar os inimigos, para satisfazer os jogadores masoquistas em busca de desafios extremos.

Além dos artefatos, temos roupas, cajados e armas para desbloquear e customizar os magos. No menu principal do game, entrando no menu sobre o nome do jogador, é possível equipar os magos com diferentes itens. Existem diferentes e estilosas roupas para os magos que não se contentam apenas com seus roupões de banho. Cada veste possui sua própria peculiaridade, oferecendo bônus de defesa a elementos, ou sendo mais fracas a outros.

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Os cajados são os itens usados para conjurar os feitiços. Eles podem ser obtidos durante o jogo dentro de baús, ou de inimigos mortos, e também desbloqueados ao fim de fases ou cumprindo os desafios dos altares espalhados pelo jogo. Ao se ativar um altar, uma horda de inimigos demoníacos surgirá do nada e atacará o jogador de todos os lados. E se o jogador sobreviver, será presenteado com um novo e poderoso cajado.

Por fim, temos as armas brancas, que podem ser obtidas das mesmas formas descritas acima. E temos uma grande variedade delas: espadas, foices, machados, cenouras, roscas de padaria, serras elétricas e etc. Existe uma grande variedade de divertidas armas, basta que você escolha a sua preferida!

REFERÊNCIAS, REFERÊNCIAS EVERYWHERE

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Seja em Westeros, ou em Midgard, o John não sabe de nada

Magicka é hilário. Um game que te faz gargalhar do início ao fim, e Magicka 2 consegue ser ainda mais engraçado. O game conta com muitas piadas surgindo de todos os lados, a todo momento. E o game é lotado de referências e quebras da quarta parede. Podemos encontrar pelo game personagens sobreviventes da guerra de Wizard Wars, um trecho inteiro que remete a uma famosa cena do filme Matrix, uma pedra entalhada com o meme do Doge, e até mesmo um simpático sujeito chamado John Frost, membro da Patrulha da Noitinha e que alega não saber de nada.

São tantas referências que até mesmo ficamos perdidos, pois temos desde Cthulhu até Sailor Moon. O que significa que com toda a certeza Magicka 2 vai fazer você dar muitas risadas com as conversas, itens encontrados e situações enfrentadas. Existe até mesmo uma fase do game que começa com uma placa onde os desenvolvedores do game admitem que só criaram aquela fase porque o chefe deles mandou, já que eles próprios não queriam!

GRÁFICOS E TRILHA SONORA

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Magicka 2 possui belos gráficos, com cenários diversificados e impressionantes. Desde belas e ensolaradas praias, fazendas, montanhas de neve, cavernas profundas e etc. Os efeitos de água do game são especialmente  belos. As magias também possuem belos visuais. O fogo chamusca o cenário, assim como o frio congela a água, e etc. Os personagens do game mantém o padrão da série: Pessoas pequenas e com cabeças grandes, cômicas por si só por seus visuais. Ainda temos as grandes criaturas, com armas e escudos de metal reluzente e ao mesmo tempo fosco de ferrugem. Criaturas gosmentas de aspecto viscoso, entre outras.

A trilha sonora mantem-se no estilo do primeiro game da série, com músicas diversificadas para cada momento do game, mas com aquele estilo inconfundível de reinos medievais e de festas de comunidades de camponeses. O dialeto falado no mundo de Magicka 2 é uma divertida mistura de grunhidos, gritos e algumas palavras em inglês que podem ser entendidas em alguns momentos. E os sons de batalha dão o toque final, com as passadas de todos os personagens, os sons de raios elétricos, rochas se erguendo do chão, de rajadas de fogo, combinados a trovões, chuvas torrenciais e clangor de espadas tornam as batalhas ainda mais empolgantes.

CONCLUSÃO

Análise Arkade: Aprendendo a explodir tudo e todos novamente em Magicka 2

Se você já jogou Magicka, você deve jogar Magicka 2. E se você nunca jogou a série, você deve jogar mesmo assim. O game trás tudo de bom que o primeiro game da série já tinha, novidades muito bem vindas, e muito mais risadas do início ao fim. Em comparação ao primeiro game, Magicka 2 é maior e bem mais difícil. Os inimigos são mais resistentes e atacam em bandos intermináveis. Sobreviver por si só é parte do desafio, pois você morrerá muito nesse game, seja por culpa dos inimigos, por culpa dos “amigos” ou por culpa de vários e vários suicídios não intencionais que você com toda a certeza cometerá.

Então, se você quiser uma diversão muito empolgante, porém descompromissada, e um bom game pra reunir os amigos e dar muitas risadas, então Magicka 2: Learn to Spell Again é uma excelente pedida para você. O melhor de tudo? O game possui excelentes legendas e menus em português brasileiro. O trabalho de tradução foi realmente impecável, e as palavras escolhidas para algumas das piadas do game não poderiam ser melhores!

Magicka 2: Learn to Spell Again foi lançado no dia 26 de maio para PC PS4.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais