Análise Arkade: Retornando para as sombras em Aragami Shadow Edition
Lançado originalmente em 2016, Aragami retorna com uma nova versão para PC, Playstation 4 e Xbox One, trazendo todo o conteúdo da versão original do game e uma nova história extra com novos personagens. Então é hora de se esconder nas sombras e conferir nossa análise completa do game!
A Raposa e o Espírito da Vingança
Numa versão mágica do antigo Japão Feudal, você está na pele de um Aragami, um espírito de vingança conjurado por Yamiko, uma jovem aprisionada pelo clã da luz Kaiho. A jovem o conjurou para libertá-la e para vingar a morte de sua família, destruída pelo clã da luz, que agora controla toda a região em que você se encontra.
Sem saber quem ou o que é, Aragami parte em sua jornada de vingança para libertar Yamiko, enquanto tenta entender qual seu real propósito e tenta descobrir o que são as estranhas visões que tomam conta de sua mente, mas ele tem apenas uma única noite para descobrir tudo isso, pois assim que o sol nascer sua existência efêmera chegará a seu fim.
O game tem uma progressão bem interessante, entregando novas informações e pedaços de história a cada nova missão, e até mesmo em conversas entre os NPCs inimigos, que acabam entregando informações que complementam a história por trás da missão de Aragami. E com o relançamento do game, um novo capítulo dessa história foi lançada para complementar a história.
O novo capítulo: Nightfall
Nightfall é o novo capítulo do game que foi adicionado na versão Shadow Edition, ela conta uma nova história em quatro capítulos, mostrando os eventos que antecedem a história principal. Esse novo modo conta a história de Hyo e Shinobu, dois sobreviventes do clã de Yamiko, cuja missão é tentar resgatar a jovem.
Para isso, eles iniciam sua última e principal missão, que é descobrir onde Yamiko está presa e como libertá-la. Esse novo modo é dividido em 4 capítulos (ou 4 missões) com longas durações e grandes desafios para o jogador enfrentar. O modo oferece quatro mapas novos recheados de inimigos, diferentes caminhos para se chegar ao objetivo e muitos desafios.
Esse modo foi pensado para jogatina em co-op, e com isso uma nova habilidade foi adicionada, exclusivamente para o modo Nightfall, a habilidade “Twin Shadow”. Se o jogador estiver jogando sozinho, ele poderá usar essa habilidade para marcar um inimigo e ordenar a seu parceiro para matá-lo (no modo single player, o parceiro aparece apenas para usar essa habilidade). Mas se o jogador estiver jogando em co-op, ao usar essa habilidade um jogador de teletransportará para o local de seu companheiro, sendo uma habilidade muito útil para quem ficou muito pra trás alcançar o outro jogador, e também para criar estilosas táticas de ataque.
Abaixo você confere quase 30 minutos de gameplay da primeira missão de Nightfall em modo co-op que eu e o editor Rodrigo Pscheidt jogamos juntos, e poderá ver como funciona o Twin Shadow, além de algumas jogadas sincronizadas:
Esse novo modo, apesar de menor, entrega um bom desafio com um enredo bem interessante de se acompanhar até o fim, e se torna ainda mais desafiador e divertido ao se jogar em modo co-op com algum amigo, bolando táticas para atacar inimigos ou até mesmo para passar despercebido.
Stealth não letal ou assassino, você escolhe
Aragami é um game de stealth action, o que significa que o objetivo é chegar até seus objetivos sem ser vistos. E você realmente não vai querer que isso aconteça. Você não tem como encarar os inimigos de frente, pois todos os inimigos te destroem com apenas um único golpe. Os inimigos também são espertos, e se eles o verem ou encontrarem aliados mortos, entrarão em alerta e todos ficarão preparados para atacar a qualquer momento, sem baixar mais a guarda mesmo se desistirem de procurá-lo.
Para evitar isso o jogador pode escolher dois caminhos: Ser completamente furtivo e tentar terminar as missões sem matar ninguém, ou então matando inimigos que possam dar trabalho ou até mesmo matando todos os inimigos. O bom é que o game não te pune se escolher um ou outro caminho. Ao final de cada missão, o desempenho do jogador é medido, resultando numa pontuação final. Mesmo que o jogador mate alguns inimigos ou mate todos, não será punido por não ter jogado em stealth puro, ou por ter matado. Um ponto positivo do game é que ele incentiva o jogador a jogar da forma que quiser.
O gameplay de Aragami é bem simples, contando com um botão de ataque e uma roda de habilidades desbloqueáveis ao se coletar pergaminhos escondidos nos cenários. Entre as habilidades existem as não letais, como cegar inimigos, ficar invisível e etc. E também poderosas habilidades letais, como kunais explosivas, armadilhas que sugam inimigos e até o poderoso Shadow Kill, que invoca uma poderosa criatura feita de sombras para matar e desaparecer com o corpo dos inimigos atingidos.
Jogando em co-op o game abre ainda mais possibilidades para táticas, com dois jogadores podendo bolar estratégias entre si para superar os perigos do game de forma muito divertida. O game roda de forma excelente em co-op, com pouco lag ou engasgos, apesar do game sofrer um pouco caso os jogadores falhem numa missão. Quando isso acontece, ambos os jogadores são transportados para o último checkpoint visitado, mas muitas vezes o game perde a conexão nesse momento, obrigando a dupla a rejogar uma fase inteira caso falhem.
Audiovisual
Aragami tem um visual bem bonito, com muitas cores vivas e um belo contraste entre luz e sombras. Como você controla personagens com poderes de sombras, você deve permanecer no escuro para recuperar seus poderes, ficando assim quase invisível aos olhos inimigos e deixando seu personagem com uma estilosa aparência com detalhes brilhantes em branco.
Já se você ficar na luz, verá seu personagem em suas cores reais, mas perderá seu poderes e não poderá se esconder ou fugir caso seja visto. Como Aragami é um espírito cuja existência termina ao raiar do sol, todo o game se passa durante a noite, com noites de lua cheia, estrelas e muitas luzes, mesmo no meio do escuro.
As animações dos personagens são um pouco travadas, principalmente durante cutscenes, mas durante a jogatina as movimentações são bem feitas, em especial as animações de ataque de seu personagem, bem como a utilização de seus diversos poderes.
O game tem uma bela trilha sonora, bem ao estilo de sua ambientação no Japão Feudal, contando com várias melodias calmas e relaxantes. Os personagens possuem uma dublagem simples, apenas proferindo algumas poucas palavras em cada fala, mas não chega a soar estranho na maior parte do tempo. O game não conta com localização para português infelizmente.
Conclusão
Aragami é sem dúvida um ótimo game, sendo bem elogiado na época de seu lançamento original. Agora o game é relançado em uma nova versão para dar entrada para a DLC Nightfall, que adiciona mais conteúdo, desafio e diversão para o game, permitindo que até dois jogadores joguem em co-op tanto o modo história principal e o modo Nightfall, da maneira que quiserem.
Se você já tem Aragami, pode adquirir a DLC Nightfall separadamente, mas se você nunca jogou o game, poderá pegá-lo na nova versão, Shadow Edition, que conta com todos os conteúdos extras da versão original mais a nova expansão.
Aragami: Shadow Edition e a DLC Nightfall serão lançados amanhã, dia 5 de junho, com versões para PC, Playstation 4 e Xbox One.