Análise Arkade: tente sobreviver por oito dias num planeta desolado em Breached

3 de agosto de 2016

Análise Arkade: tente sobreviver por oito dias num planeta desolado em Breached

Breached é o primeiro game da desenvolvedora indie Drama Drifters, distribuído pela Nkidu Games Inc. que apresenta uma ideia interessante e simples em uma diferente versão do gênero de jogos de sobrevivência, te dando uma contagem regressiva para o seu fim, e fragmentos de informação para serem descobertos. Hora de descobrir com a gente um pouco mais sobre o que o game apresenta e quais foram nossas impressões sobre ele!

Ano 2245 – 8 dias para a sua morte

Análise Arkade: tente sobreviver por oito dias num planeta desolado em Breached

Breached apresenta um enorme mistério no qual entramos sem saber absolutamente nada, apenas duas informações precisas: Estamos no ano 2245, e temos apenas 8 dias de vida. Com isso claro para nós, somos apresentados a nosso personagem, Corus Vallot, cujo nome não é citado no game, mas que acorda de sua hibernação espacial de anos, sendo despertado antes do tempo graças a um problema que deve ser resolvido: seu abrigo foi danificado, e você só possui 8 dias de oxigênio restante e nenhum combustível.

Sua missão: Sobreviver. Para evitar sua morte em constante aproximação, Corus deve consertar o gerador de oxigênio de seu abrigo, a única coisa capaz de o manter vivo no ambiente hostil onde se encontra, e conseguir combustível, para que o abrigo possa funcionar e ele possa voltar para a hibernação. Todo o resto é envolvo em desinformação, o personagem está preso em um planeta desértico com cidades abandonadas e destruídas. Essas cidades estão cheias de Anomalias Eletromagnéticas, estranhas esferas de energia pura que vagam pelos cenários desérticos de forma misteriosa.

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Que planeta é esse, o que aconteceu com sua população, o que são as anomalias, e porque despertamos da hibernação nesse mundo abandonado, não sabemos. Tudo o que o jogador pode fazer é tentar investigar nos logs do abrigo por pedaços de informação para entender o que está acontecendo, além de sair a caça de recursos para poder sobreviver antes do fim dos oito dias.

Caça por recursos e informações

Análise Arkade: tente sobreviver por oito dias num planeta desolado em Breached

O gameplay de Breached é extremamente simples. Dentro do abrigo, temos três telas com as quais podemos interagir. A tela central é onde Corus escreveu seus logs diários e pesquisa antigos logs para tentar entender o que está acontecendo. A cada novo dia, novas entradas são feitas no log, e o jogador deve clicar em determinadas palavras para liberar pedaços de informação para o log. Tendo que decidir que tipo de informação quer ver.

Os logs são conectados entre si por tags, que liberam novas informações escritas por outras pessoas e que tentam explicar um pouco sobre tudo o que está acontecendo. Porém, o game mantém essas informações as escuras, pois mesmo que liberemos mais e mais informações, acabamos o game ainda sem entender muito bem tudo o que aconteceu, somente tendo uma ideia geral de tudo. O estranho é que Corus sabe o que aconteceu, mas sua memória não consegue processar tudo. Em alguns logs do game, Corus registra ter consciência do que está acontecendo, mas o personagem não nos dirá o que ele sabe, algo que prejudica um pouco a narrativa fragmentada, porém interessante do game.

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Na tela da esquerda, vemos o mapa da área onde estamos. Nesse mapa escolhemos um lugar para explorar, enviando um drone controlado mentalmente para coleta de recursos. O game possui apenas três áreas para serem exploradas (além da área-tutorial no início do game), nelas, temos três tipos de minerais diferentes e cápsulas espalhadas. O objetivo do jogador nessa áreas e coletar esses minerais e cápsulas para poder consertar seu abrigo. As áreas são compostas de desertos e escombros que exploramos com o drone, que é totalmente controlado pelo mouse.

O drone possui uma movimentação simples, porém complicada de se controlar. Com o botão esquerdo do mouse ele vai pra frente, e com o direito ele para. Com o mouse viramos o drone para os lados, além de podermos olhar para cima e para baixo, porém a movimentação do drone é rápida e escorregadia, sendo muito difícil controlar sua direção, principalmente se precisarmos frear bruscamente ou fazer curvas, é algo excessivamente trabalhoso e que pode cansar rapidamente alguns jogadores.

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Tudo o que fazemos nessas três áreas do game é ir atrás de recursos e evitar entrar em contatocom as anomalias, esferas elétricas que circulam as áreas e afetam nosso drone. Se aproximando delas, seus campos eletromagnéticos afetam o drone, deixando seus visores falhos e imagem distorcida, além deles nos puxarem para perto. Se nos chocarmos com uma anomalia, o drone é destruído, e perdemos tudo o que coletamos com ele.

Um drone pode carregar somente três objetos. Com cada cápsula e mineral coletado ocupando um espaço. Após coletar recursos, o drone deve ser guiado para um Recall Point, para que ele volte ao abrigo e entregue os recursos coletados. Para nos guiar no game, temos um medidor de distância no arco direito da tela. Ele não indica a direção, mas sim a distância para o objeto de interesse mais próximo, começando a apitar quando estamos a menos de 100 metros de distância, com os apitos ficando mais rápidos quanto mais perto estivermos. Achando o recurso a ser coletado, basta que deixemos o drone parado a seu lado, que ele o colherá automaticamente.

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E a tela da direita no abrigo é o laboratório, onde manipulamos os recursos coletados. As cápsulas fornecem peças para consertar o gerador de oxigênio, que só tem capacidade para 8 dias antes do jogador morrer. Basta hackear as cápsulas encontradas e torcer para que elas contenham as peças necessárias para consertar o gerador em 100%. Com os minerais nós devemos sintetizar combustível. Para isso, devemos testar diferentes combinações dos três tipos de mineral: Alpha, Beta e Gama, o que nos gera uma porcentagem da qualidade do combustível. Com isso, devemos achar a combinação correta para criar um combustível de qualidade 100%.

Temos apenas oito dias para realizarmos todas essas ações, do contrário Corus morrerá no último dia. A progressão de cada dia é dada com uma barra de energia a direita no abrigo. Cada ação que realizamos consome energia, e quando não tivermos mais energia suficiente para fazer mais nada, devemos encerrar o dia e reabastecer a energia para o próximo, e assim sucessivamente até ou conseguirmos consertar o gerador e sintetizar combustível, ou morrer.

Análise Arkade: tente sobreviver por oito dias num planeta desolado em Breached

Com isso, o gameplay de Breached é simples, rápido e bem intuitivo, mas se torna repetitivo rapidamente. Em resumo, pesquisamos os logs, saímos para coletar recursos, e tentamos consertar o abrigo no laboratório. Apesar do game possuir uma narrativa interessante, com todo o mistério em torno da destruição daquele planeta, ela não engrena de forma clara. Nós encontramos muitas informações inúteis no meio de pequenos pedaços de informação relevante, mas ainda não suficientes o bastante para termos um claro entendimento das coisas. Na verdade não é difícil entender o que aconteceu com aquele planeta, mas o game não ajuda a juntarmos as peças para confirmarmos o que já sabemos. É uma narrativa bem interessante, mas difícil.

Gráficos e sons

Análise Arkade: tente sobreviver por oito dias num planeta desolado em Breached

Breached possui belos gráficos, apesar de bem simples. Dentro do abrigo temos escuridão, pois o foco de seu interior são as telas, mas podemos ver as silhuetas de cabos e componentes eletrônicos atrás e aos lados das telas. O game possui um interessante visual computadorizado, com códigos de programação e bugs ocorrendo na tela, que vemos na perspectiva de Corus.

Controlando os drones, temos os cenários devastados onde a areia predomina em todas as direções que você olha. Mas o game possui um belíssimo efeito de iluminação, com os desertos em sol abundante e com os brilhos metálicos das estranhas estruturas abandonadas por um povo que não sabemos que destino teve. A tela do drone possui um interessante filtro, com a imagem ficando em baixa resolução e cheia de chuviscos quando nos aproximamos das anomalias, indicando que elas estão próximas. Basta passar próximo a elas pras cores começarem a ficar bagunçadas e os pixels da tela ficarem fora de controle.

Breached é um game bastante silencioso, temos poucas músicas que tocam de forma discreta, quase imperceptíveis enquanto jogamos. Os sons que mais ouvimos são os das telas de dentro do abrigo e os sons dos motores dos drones enquanto eles correm a toda velocidade nos desertos. Porém mesmo sendo um game silencioso, os sons cumprem bem o seu papel, reforçando a atmosfera tecnológica, porém desolada do game.

Conclusão

Análise Arkade: tente sobreviver por oito dias num planeta desolado em Breached

Breached apresenta uma proposta diferente dos games de sobrevivência, apresentando tanto aquele estilo onde basta que cliquemos nas telas ao nosso redor, e também nos permite explorar um pouco do mundo desértico no qual estamos presos. Com uma narrativa interessante, porém complicada, o game é uma boa experiência para jogatinas curtas, já que o game foi criado justamente para partidas rápidas para tentar sobreviver aos oito dias.

Apesar de certos pontos que deixam a experiência um pouco confusa e repetitiva, Breached é um game de qualidade e que funciona bem para partidas rápidas e para quem gosta de histórias misteriosas e exploração.

Breached foi lançado no dia 22 de junho, exclusivamente para PC.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

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