Análise Arkade: Bud Spencer & Terence Hill – Slaps and Beans é pancadaria com gostinho de cinema
Quem curte filmes de faroeste sem dúvida conhece a dupla Bud Spencer e Terence Hill. O legado dos dois foi imortalizado em um game estilo beat ‘em up divertido e bem executado, confira nossa análise!
Contextualizando
Quando se fala em “filmes de faroeste”, existem diversas vertentes. Uma delas é a chamada western spaguetti, que designa produções italianas feitas ali pelas décadas de 1960 e 1970. Filmes de comédia e ação que acabaram se tornado clássicos, mantendo toda uma legião de fãs apaixonados pelo mundo.
Alguns dos filmes mais famosos do (sub)gênero western spaguetti foram os protagonizados por Bud Spencer e Terence Hill. A dupla estrelou mais de 20 filmes do gênero, e recentemente teve sua obra homenageada em um game, cuja produção foi parcialmente financiada pelos fãs através do Kickstarter. O game se chama Bud Spencer and Terence Hill – Slaps and Beans, e é o review dele que você está lendo agora!
Salvando a garota… e a grana
Os filmes protagonizados pela dupla Bud Spencer e Terence Hill tinham tramas bastante simples, que serviam basicamente como estopim para iniciar toda a cadeia de eventos e cenas de ação malucas que veríamos a seguir.
O game parte desta premissa simplista, e coloca os heróis em uma busca que na verdade são duas: a secretária de um diretor de cinema foi sequestrada e, com ela, foi-se o cheque que seria o pagamento da dupla. Assim, enquanto o galanteador Terence está em busca da garota, o barbudão Bud está mais preocupado é com a grana!
Ainda que seja perfeitamente possível curtir o game sem nenhum background cinematográfico, Bud Spencer and Terence Hill – Slaps and Beans obviamente fica ainda mais divertido para os fãs, que podem rever — e jogar –momentos icônicos da carreira da dupla, e irão se deliciar com dezenas de referências aos filmes.
Pancadaria, tiroteio, corrida e muito mais
Um detalhe bacana de Bud Spencer and Terence Hill – Slaps and Beans é como ele consegue ser bem variado: ele é um beat ‘em bem tradicional na maior parte do tempo — onde seu objetivo é “siga para a direita, descendo a porrada em todo mundo” –, mas ele não se limita a isso. Durante a campanha há perseguições, corridas, competição de comida, e muito mais!
Nada contra a pancadaria pura e simples: no que tange a nobre arte de sair no soco, Bud Spencer e Terence Hill se garantem. Eles não pulam (ausência mais notável em termos de gameplay), mas misturam socos e pontapés com movimentos pouco ortodoxos, tipo pisão no pé, chute na canela e “pular sela” com o inimigo atordoado!
Confira um pouquinho de pancadaria abaixo:
É uma pancadaria menos brutal e mais caricata, condizente com a pegada dos filmes que a dupla protagonizou. Se fosse para traçar um paralelo com nosso país eu diria que um beat ‘em up d’Os Trapalhões provavelmente seria mais ou menos assim.
E como nem só de pancadaria foi feita a carreira deles, espere por momentos que são bem raros de vermos no mundo dos games. Por exemplo, temos corrida de buggys, uma legítima briga de saloon, trocas de tiros… e guerras de comida, claro!
Confira um desses momentos pitorescos abaixo; uma guerra de frutas que rola dentro de um supermercado:
Eu sou um grande fã de beat ‘em ups e, embora esteja ciente da simplicidade inerente ao gênero — cuja regra básica é a sempre infalível “siga para a direita, descendo a porrada em todo mundo” –, acho legal quando jogos se esforçam para ir além do padrão. Bud Spencer and Terence Hill – Slaps and Bean faz isso, e, no geral, faz tudo o que se propõe a fazer muito bem.
Vale ressaltar que o jogo possui coop local para 2 jogadores, mas também pode ser jogado sozinho sem problemas: ao jogar sozinho, a IA assume o controle do outro personagem, mas o jogador pode alternar entre os 2 ao pressionar de um botão, uma maneira interessante de deixar a coisa variada mesmo para quem não tem um player 2 disponível.
Audiovisual
Bud Spencer and Terence Hill – Slaps and Bean traz um visual muito bacana. Ele claramente é uma evolução do que a geração 16-bits era capaz de entregar: há muito mais pixels na tela, os modelos de personagens são muito detalhados e os cenários são coloridos e charmosos.
E não para por aí: as animações são maravilhosas, especialmente porque traz movimentos que não estamos acostumados a ver por aí — tipo inimigos levantando as calças para esconder a samba canção, por exemplo. É aquele tipo de jogo que pode render diversos gifs, pois seu visual é chamativo e suas animações são muito simpáticas.
Tipo assim, ó:
O departamento sonoro traz temas dos filmes, músicas “de verdade” com letra, e tudo mais, cujos direitos de reprodução puderam ser adquiridos graças ao Kickstarter. Nem sempre a trilha sonora combina com a ação, mas não se pode negar que um trabalho muito bacana foi feito para manter a autenticidade da trilha feita para o cinema.
Conclusão
É fácil recomendar Bud Spencer and Terence Hill – Slaps and Beans para os fãs de western spaguetti, mas mesmo quem nunca ouviu falar da dupla pode se divertir aqui, visto que o game é um beat ‘em up simples e nostálgico, que mistura a pancadaria típica do gênero com bons arroubos de criatividade.
Some o gameplay variado ao visual cheio de carisma, e o que temos aqui é aquele tipo de jogo que dá para zerar em uma tarde, mas sem dúvida será uma tarde bem divertida — especialmente jogando em coop local!
Bud Spencer and Terence Hill – Slaps and Beans chegou ao Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch em 24 de julho. Antes disso, ele já estava disponível para PC via Steam. O game possui menus e legendas em português brasileiro.