Análise Arkade: junte seus amigos e controle os monstros das divertidas dungeons de Crawl
Você está preso em uma dungeon com outras três pessoas. Vocês estão perdendo a sanidade e aqueles que um dia foram seus amigos se tornam seu piores inimigos. Só há uma chance de salvação, para apenas uma única pessoa. Pegue suas armas e literalmente roube a vida de seus amigos com o divertido e desafiador Crawl!
Quatro pessoas, apenas um vivo
Em Crawl, quatro amigos estão presos em uma masmorra há muito tempo, até o dia em que suas sanidades se esgotam por completo e se inicia a matança. Dos quatro, apenas um sai vivo, e os outros três que morreram se tornam espectros. Apenas um pode sair com vida dessa masmorra. Aquele que estiver em forma humana deve encontrar uma forma de sair, e os três espectros devem fazer de tudo para matar aquele que ainda está vivo.
O espectro que matar o humano recupera sua humanidade, e ganha a chance de ser aquele que sairá vivo da masmorra. E assim segue a aventura, um humano querendo sobreviver contra três espectros querendo recuperar suas formas humanas para fugir. E para sair com vida, o humano deve chegar até o level 10, encontrar um portal e enfrentar um poderoso boss, se vencer a batalha, conquista a salvação e foge da masmorra, enquanto os três outros espectros ficarão presos ali para sempre.
Um humano contra literalmente tudo
O game rola da seguinte forma: O jogador no controle do humano tem à sua disposição dois comandos: atacar e usar uma habilidade especial. Ataques variam de acordo com a arma equipada, que podem ser trocadas em vendedores que são encontrados no game. As habilidades também podem ser trocadas, começando com uma simples esquiva, e que podem se tornar ataques como investidas, conjurar tornados e raios, e usar esquivas ainda mais rápidas.
Os três espectros possuem mais poderes e podem usar tudo como arma para atacar o humano. Eles podem possuir objetos, armadilhas e usá-las para atacar o humano, por exemplo possuindo uma cadeira e jogando-a para cima do humano, ou controlando uma armadilha de fogo, tentando incinerar o humano se ele estiver próximo.
E a principal habilidade dos espectros é a de conjurar monstros. Em certas salas do game, existem pentagramas desenhados no chão, ao interagir com um deles, os espectros se transformam em um monstro aleatório para controlar e atacar o humano, com as mesmas regras que seu oponente: Um botão de ataque e um botão de habilidade especial.
Os monstros são escolhidos pelos deuses que cada jogador reverencia. Antes das partidas começarem, os jogadores devem escolher um deus para seguir, os deuses são criaturas monstruosas que dão certas vantagens para seus seguidores, bem como três monstros iniciais, que entram em jogo em ordem aleatória ao se interagir com os pentagramas. As masmorras são divididas em andares. A cada novo andar, os pontos de todos os jogadores são contabilizados. Só é possível subir de nível matando monstros como humano e coletando orbes de XP, a cada nível humano que um jogador subir, os outros três recebem pontos de wrath, usados para fortalecer seus monstros.
Com os pontos de Wrath, é possível evoluir os monstros para formas mais poderosas. Os monstros possuem várias evoluções, com o jogador tendo que escolher uma entre duas disponíveis no momento. Dessa forma, todos evoluem juntos, o humano fica mais forte ao subir de nível, e da mesma forma os monstros que enfrentará também.
E por fim, as boss battles. O game oferece somente três chances para que um dos quatro jogadores derrote um boss, se ninguém conseguir, a partida se encerra com todos os personagens mortos. As boss battles são interativas e muito divertidas. Os bosses são criaturas gigantes com vários ataques diferentes, e o melhor, ataques feitos pelos espectros. Os espectros podem possuir partes dos corpos dos bosses e atacar de forma independente, tornando a batalha ainda mais difícil para o humano.
No vídeo abaixo há um exemplo prático, no final do vídeo eu chego até a batalha contra o boss Tezekcal, um Xamã que dá vida a uma estátua demoníaca cujos membros de pedra brotam do chão para te atacar. Enquanto eu luto contra esse boss, os espectros controlam os braços e pernas da estátua para tentar me atacar:
Gameplay e Muliplayer
Aqui está o ponto forte e fraco de Crawl. Esse é um game que foi criado para ser jogado com os amigos, cada um controlando um personagem e um tentando matar o outro até chegar ao final. O game pode ser jogado também em modo single-player, com o jogador no controle de um personagem e mais 3 CPUs controlando os outros personagens.
É possível ainda jogar sozinho, sem mais nenhum personagem, ficando a cargo do jogador definir quantos personagens participarão das partidas e seus níveis de dificuldade. Porém a real diversão aqui está em jogar com pessoas reais, mas infelizmente Crawl possui apenas multiplayer local.
Não tem nada que seja mais divertido do que reunir seus amigos em um mesmo espaço físico e todos jogarem juntos, um do lado do outro, mas a realidade é cruel, e essa é infelizmente uma ocasião muito rara hoje em dia. E infelizmente o game não possui um multiplayer online, o que seria simplesmente perfeito para reunir os amigos (mesmo que a distância) para uma partida divertida e bem animada.
Ainda há um modo extra de desafios para os monstros do game. Cada monstro novo desbloqueado pode ser utilizado num modo extra para testar suas habilidades. Esses desafios consistem em enfrentar uma certa quantidade de batalhas contra um humano controlado pelo computador que fica cada vez mais forte. Por exemplo, um dos primeiros monstros que podemos controlar no game é um esqueleto arqueiro, e um desafio é sobreviver a pelo menos 5 batalhas contra um humano. Cada vez que se derrota o humano, ele volta com uma arma e habilidade melhor para a próxima. Essa é uma ótima forma de conhecer os monstros do game e se preparar para as batalhas reais.
Audiovisual
Crawl possui um visual totalmente pixelado, mas muito estiloso. Seu visual é ao mesmo tempo minimalista e detalhado. Os humanos possuem um visual bem simples, com diferenças apenas em suas cores de roupas (diferenciando os jogadores) e suas armas. Os monstros vão ficando cada vez mais legais conforme são evoluídos, com visuais únicos e bem estilosos.
Os cenários do game são bem desenhados e apesar de usarem modelos de sala padrões, sempre são diferentes em questão de conteúdo. O game é um rogue-like, a experiência e itens, monstros e armas habilitados são acumulados no perfil do jogador principal, mas cada partida é diferente da outra, com cenários gerados aleatoriamente, com cada vez mais monstros e armadilhas novas desbloqueadas a cada nova partida.
As animações de todos os personagens, humanos, monstros e principalmente dos bosses é muito bem fluída, um belo exemplo de como criar um game com visual pixelado da maneira certa, é realmente divertido observar as movimentações ataques, explosões e principalmente todo o sangue pixelado que jorra aos montes no game.
O departamento sonoro do game é excelente. As musicas estão estilizadas para combinar com o visual pixelado do game, elas ficam cada vez mais intensas e estilosas quanto mais fundo se progride pelos andares das dungeons e com todas as batalhas enfrentadas. E ainda há um narrador no início das partidas que faz um excelente trabalho de voz ao descrever a situação desesperadora dos personagens antes da matança começar.
Conclusão
Crawl é um game muito divertido, com a interessante proposta de deixar que você controle os monstros de uma dungeon, além de ser aquele que os enfrenta. Esse é um game excelente para se jogar com os amigos reunidos mas que infelizmente não possui um modo online, o que tornaria o ainda melhor. Mas ainda assim oferece bastante diversão e desafio mesmo que você jogue sozinho.
Crawl é um dungeon crawler simples mas muito criativo criado pela Powerhoof, e um que com certeza pode proporcionar muitas horas de diversão, principalmente se você puder reunir os seus amigos para jogar.
Crawl está sendo lançado hoje, dia 11 de abril com versões para PC, PS4 e Xbox One.