Análise Arkade – Defenders of Ekron Definitive Edition
Para quem tem saudades dos bons e velhos games de navinha, os shmups, algumas opções pipocam pelas lojas digitais, tentando trazer os gloriosos tempos do gênero, ou buscando propor novidades para estes games.
Defenders of Ekron Definitive Edition está no primeiro escalão, embora queira estar no segundo. Buscando trazer ação desenfreada, mas buscando se inspirar em outras frentes, o game nos coloca no papel de Ekeas, um cadete que vive apenas para pilotar Anakim, um mech que pode absorver energia e transformá-la em habilidades especiais, assim como os clássicos upgrades que nos acostumamos neste tipo de jogo.
Para contextualizar a situação, Ekeas se vê em meio a uma batalha, contra os Renegades, pilotos de Anakim malvados, que caracterizam um enredo clichê, criado apenas para justificar os tiroteios. Embora a intenção seja a de levar um enredo um pouco mais caprichado para incrementar o game, o que temos é mais uma história genérica, previsível, com personagens sem graça e que é totalmente descartável.
Assim, embora não seja a intenção do game, os jogadores vão preferir pular todos os diálogos. Para, assim, aproveitar apenas a ação. E, neste caso, temos um típico shmup: níveis variados, nas quais a dificuldade aumenta, com uma “navinha” que atira em 360 graus, e que pode atirar em todos os lados. E, finalmente, no final de cada fase, chefes gigantescos o esperam em combates, exigindo habilidade e atenção do jogador.
Um novo game com cara de antigo
Entretanto, ao jogar Defenders of Ekron Definitive Edition, a impressão que temos não é a de curtir um novo game, ou um shmup com novas ideias. E sim, a de que estamos jogando um game que veio dos anos 90, e dos mais simplistas possíveis. Sim, ele consegue divertir e ser desafiador, mas parece que ficou preso no tempo, ganhando apenas filtros em alta definição.
O gameplay é simples e, embora falhe na precisão algumas vezes, não compromete. Temos o controle em 360 graus, uma boa variedade de inimigos e chefes bem interessantes. Os sons, assim como a música do game, também agradam. Apesar das tentativas de melhoras, usando os controles atuais, o game segue preso a todos os seus antecessores. Ou seja: sem nada muito novo. É pegar upgrades, sair atirando em tudo o que se movimenta, e encarar fases alucinantes.
Defenders of Ekron Definitive Edition é sim uma opção interessante para os amantes de shmups. Mas falha por querer propor coisas novas. E, no fim, apresentar na prática um game datado e limitado, se levarmos em conta PCs e consoles atuais. Entretanto, o essencial para um game do gênero está lá. Ação desenfreada, chefes desafiadores, áudio e visuais alucinantes e variedade de armas. Se você curte o gênero, poderá ignorar todos estes detalhes e curtir bastante o jogo.
Defenders of Ekron Definitive Edition está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.