Análise Arkade – Divinity Original Sin Enhanced Edition

19 de novembro de 2015

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Embarque conosco na grande jornada pelo mundo de Rivellon até o fim dos tempos em Divinity: Original Sin Enhanced Edition!

Um dos RPGs mais elogiados de 2014 foi relançado esse ano em uma versão turbinada para os consoles de nova geração e para PC. Divinity Original Sin foi relançado na versão Enhanced Edition e agora você podce vir com a gente saber como ficou essa nossa versão!

O INÍCIO DE TUDO

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Divinity Original Sin é o prequel do universo da série Divinity, e conta eventos importantes desse universo como a origem da Source, um tipo de magia muito poderosa e predominante no mundo de Rivellon. Nesse mundo, a Source era uma magia incrivelmente poderosa, e aquelas que a conseguiam praticar suavam seus poderes principalmente para cura, e com isso, o mundo vivia em perfeita harmonia, onde doença nenhuma afligia sua população. Até o momento em que a Source foi contaminada e corrompida, e aqueles que dominavam essa força acabaram enlouquecendo. E o poder que antes curava, se tornou uma força destruidora.

Com isso, surgiu uma ordem para combater os Sorceres que passaram a usar a Source para a destruição, os Source Hunters, com a missão de livrar Rivellon da corrupção e da maldade. Com isso, acompanhamos a aventura de dois Source Hunters em seu trabalhos, descobrindo muito sobre o mundo de Rivellon e sobre os próprios personagens, bem como sua curiosa ligação com uma trama que envolve toda a existência.

UM MUNDO DE DECISÕES E PONTOS DE VISTA

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Ao iniciarmos nossa aventura, devemos criar nosso personagem, customizando seu visual e escolhendo sua classe e atributos iniciais. Porém, classes são meros detalhes. Assim como em Dark Souls, elas apenas indicam seus atributos iniciais, caberá a você tornar seus personagens no que quiser que eles sejam, você pode começar a aventura com um cavaleiro e no meio do caminho transformá-lo num especialista em conjurações e cura, você é livre para customizar seus personagens. E a aventura começa com os dois Source Hunters que controlamos, aquele que criamos no inicio, e seu parceiro. A aventura se inicia com um caso de assassinato que a dupla deve investigar, aparentemente simples, porém que logo se transforma numa trama muito maior.

Divinity é normalmente visto com um Diablo-like, mas essa é uma comparação muito injusta. Em Divinity, somos confrontados a todo momento com informações, pontos de vista conflitantes e decisões. Para que possamos seguir adiante na história do game, não se trata de ir do ponto A ao ponto B, batalhar contra inimigos e seguir na história. Pelo contrário, muitas vezes enfrentar os inimigos impede que você entenda o que está acontecendo.

No mundo de Divinity o conceito de “bem” e “mau” não é preto no branco, muitas vezes nos deparamos com situações onde temos a escolha de nos intrometermos, ou não, e caso desejemos nos intrometer, julgar as situações de acordo a forma como pensamos. Um exemplo: Na primeira cidade do game, Cyseal, somos informados de que a cidade sofre com ataques constantes dos mortos, que levantaram de seus túmulos e passaram a atacar. Porém, o povo da cidade não sabe porque os mortos se ergueram, muito menos porque estão atacando, e como Source Hunters, os personagens pedirão para que você investigue, se você desejar.

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Porém, isso não significa que todos os mortos são inimigos, nos deparamos com ambos os lados em cada raça que encontramos. Continuando o exemplo, ao investigarmos a origem da “infestação” de zumbis e esqueletos, acabamos nos deparando com esqueletos que não sabem porque foram trazidos de volta a vida, e que não desejam violência, chegando até a pedir a ajuda de nossos personagens para lhes ajudar com questões póstumas. Bem como outras ocasiões inusitadas e bem humoradas nas quais podemos interagir.

Uma das coisas mais interessantes sobre o o enredo do game é justamente a investigação. Progredir no game não significa simplesmente matar inimigos e salvar os inocentes. Muitas das quests do game podem ser resolvidas de forma pacífica, simplesmente com diálogos e tomada de decisões. Batalhas em vários casos acaba sendo o último recurso, mas isso não significa que o game não tenha várias e épicas batalhas!

Outra coisa bastante interessante é que no game não controlamos personagens calados que simplesmente recebem informações e quests e fica por isso aí, vamos lá enfrentar perigos para personagens preguiçosos que querem que recuperemos aquele item valiosíssimo pra ele. Seus próprios personagens possuem opinião, e você deve usar essas opiniões em seu progresso. No inicio do game, você pode definir se seus dois personagens iniciais terão opinião automática (e que tipo de opinião eles tem), ou deixá-los com opiniões desativadas, para que dessa forma seja você quem deverá decidir pelos personagens. Sendo que você pode até mesmo discordar de si mesmo! Por exemplo, o inico do game encontramos um Orc aos prantos por ter perdido seu irmão em uma batalha que ambos participaram, e ele nos pede para que não violemos seu túmulo em busca de loot, e assim ele não iria atacá-los, pois sua perda era tão grande que ele não queria mais saber de batalhas.

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Você pode discutir entre seus próprios personagens se irá respeitar o luto daquele Orc, ou se vai ignorá-lo e desenterrar seu irmão em busca de tesouros e se isso resultar na ira do Orc, então ele vai morrer também. Isso além de várias outras ocasiões, incluindo toda a sua Party. No game podemos ter uma party de até 4 personagens, os dois Source Hunters e mais dois aliados recrutados ao longo do game. O game oferece diferentes personagens para recrutarmos, porém apenas dois podem estar em nossa equipe, e cada um possui suas motivações e histórias, e o jogador deverá conversar com eles, conhecê-los melhor e ajudá-los a tomar decisões sobre questões ao seu redor.

Vários diálogos do game demandam tomada de decisões, que devem ser tomadas com inteligência, pois cada decisão poderá ter consequências enormes, que influenciarão seu futuro a longo ou curto prazo. Muitas vezes, devemos argumentar com os personagens, e temos a opção de deixar o assunto pra lá, intimidar, usar a razão, ou usar o charme para virar a situação a seu favor. E para que os argumentos sejam decididos, entra aqui uma poderosa disputa de opiniões… decidida no bom e velho Jokenpo!

Isso mesmo! Os argumentos são decididos de forma bem prática no pedra-papel-tesoura! Você escolhe sua “arma” de ataque e o vencedor da rodada é decidido. Para vencer uma disputa de argumento, você deve atingir 10 pontos. Dependendo de seus atributos, suas ações valerão mais ou menos pontos nos argumentos. Se você investir em atributos como o carisma de seu personagem, ao iniciar um argumentos você poderá ganhar vários pontos para cada vitória no jokenpo, da mesma forma, se você não investir nesse argumento, enfrentará personagens com pouca capacidade de pontos enquanto o outro personagem poderia vencer o argumento com apenas duas vitórias.

JOGABILIDADE E COMBATE

O game possui a jogabilidade dos clássicos RPGs controlados por mouse e teclado, e na versão Enhanced Edition foi totalmente adaptada para controles. Nós jogamos a versão de PS4, e os controles foram muito bem adaptados para o console. Podemos jogar tanto ao estilo “point and click” como jogar usando todos os recursos do controle, movendo os personagens pelos analógicos, utilizando botões de ação e etc.

Temos dois menus radiais no game, um para selecionar qual membro da party controlar, bem como organizá-los, separando eles e reorganizando-os, e outro para gerenciar todo o resto: itens, equipamentos, gerenciar os personagens e seus atributos, criar novos itens, visualizar quests e etc. Para utilizar esses menus basta fazer uma combinação entre ambos. Selecione o personagem que deseja com um dos menus, e gerencie-o com o outro. Esse esquema de menus as vezes confunde um pouco, mas é bastante prático quando se acostuma.

O combate acontece em turnos táticos. Cada personagem utiliza os Action Points, que são gastos para se realizar ações na batalha: se mover, atacar e usar magias. Os Action Points não usados em um turno se acumulam no próximo. Sendo assim, os turnos os turnos são baseados na forma como esses pontos são gerenciados, o jogador pode decidir não fazer nada no turno de um personagem para acumular pontos, reposicionar o personagem e atacar.

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Os personagens podem se equipar com diferentes tipos de armas e equipamentos que trazem muitas vantagens em combate, espadas, arcos, bestas, armas imbuídas com poderes mágicos e elementais e magias. Qualquer personagem é capaz de aprender técnicas novas e magias através de livros que podem ser encontrados e comprados, basta que o jogador invista nas Skills corretas conforme sobe de level. As batalhas são bastante dinâmicas e podem virar a qualquer momento, tornando elas bastante empolgantes e desafiadoras.

Os cenários do game podem ser usados para sua vantagem bem como desvantagem. Áreas quentes tornam magias de fogo, granadas e flechas de fogo ou explosivas mais eficazes de incendiarem inimigos, áreas úmidas ou batalhas durante a chuva tornam feitiços de gelo ou eletricidade muito mais eficazes, bem como pântanos e lugares com veneno altamente explosivos. E obviamente, superfícies em chamas são altamente perigosas. Manipular a batalha e seus arredores é vital para uma boa batalha, com o jogador tendo a chance de bolar eficazes armadilhas no meio de uma batalha, podendo virar o jogo instantaneamente.

GRÁFICOS E SONS

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

O game possui gráficos bonitos e melhorados nessa nova versão. O design dos inimigos é bastante cartunesco, porém muitos deles possuem visuais bem estilosos, principalmente demônios, que possuem visuais variados, mas muitos lembram bastante o próprio Diablo em seu visual visto em Diablo III, uma bela referência! Aliás, uma das melhores coisas do game são referências, chegando até a referências de Senhor dos Anéise várias outras! Divinity Original Sin Enhanced Edition é um game muito divertido, com um senso de humor bastante inteligente e engraçado. Todos os personagens possuem comentários sobre o que acontece a sua volta, como pessoas em áreas de mercados checando suas listas de compras, marinheiros perguntando como estão indo as pescas, Orcs Goblins discutindo sem parar, bêbados em tavernas e etc. E até os animais selvagens! Se você possuir a skill que permite conversar com animais, poderá falar com qualquer um que encontrar, e receber muitas vezes dicas valiosas de ratos, ser ameaçado de morte por coelhos, ou xingado por porcos.

Os cenários são belos e bastante extensos. O mapa do game é dividido por áreas gigantescas interligadas únicas, e felizmente com vários portais que permitem realizar fast travel, até mesmo dentro de dungeons. Isso não é só útil, como ajuda no desempenho do game. Por exemplo, se você está no sul de uma área e precisa ir até o extremo norte da mesma área, usando o fast travel o game nem mesmo dá load, e o teletransporte é instantâneo, somente ao se fazer fast travel para outras áreas o game exige uma tela de loading, mas que felizmente é bastante rápida. Os cenários são quase totalmente exploráveis, sendo bloqueados em suas extremidades e em obstáculos. E uma coisa engraçada é que o game brinca com essa limitação! Não podemos pular sobre obstáculos, e em um dos momentos do inicio do game, uma simples corda impede o acesso a um baú, e seus personagens ao encontrar esse obstáculo terrível falarão “É sério? Nós somos os guerreiros mais poderosos desse mundo e não podemos passar por uma simples corda?”. Esses obstáculos intransponíveis não chegam a ser um defeito, mas as vezes irritam um pouco.

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Na parte sonora o game dá umas enroscadas. Na versão Enhanced Edition todos os personagens do game receberam dublagens novas. Porém o time de dubladores se repete ao dar voz aos personagens, então várias vezes encontramos personagens diferentes com a mesma voz, mas sotaques diferentes. Por um lado, isso acaba sendo um pouco estranho, mas por outro, temos centenas de personagens diferentes. A maioria das dublagens é bem feita, mas alguns personagens acabam soando estranho.

O som vez ou outra caba falhando. Sons ambientes e de de ataques desaparece, as vozes dos personagens oscilam em volume durante uma fala, você escuta claramente no começo, não escuta nada logo em seguida, e então a voz do personagem fica excessivamente alta. Em outros momentos, as vozes os personagens somem entre um diálogo e outro. As musicas ambientes e de batalha são belas e se encaixam bem com os momentos, porém muitas vezes durante as batalhas um estranho silencio preenche o espaço entre o fim de uma música e o início de outra.

NOVIDADES E MULTIPLAYER

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Divinity Original Sin Enhanced Edition trouxe várias melhorias em relação ao lançamento original de 2014, novos arcos de história, melhorias técnicas e balanceamento de personagens e inimigos e várias outras coisas. O game trouxe novos modos de jogo para se adaptar ao tipo de desafio que o jogador desejar: O Explorer Mode é para os jogadores que querem focar na história. O Classic Mode é para aqueles que querem mesmo é saber de batalhas. O Tactician Mode foi criado para jogadores experientes, com encontros reposicionados, novas armadilhas e inimigos mais perigosos, terminando com o Honour Mode indicado somente para os melhores.

loot, a nova versão do game adiciona toneladas de loot para o jogador encontrar em todo lugar. A quantidade de itens e tesouros que podemos encontrar no game é realmente impressionante! Itens valiosos, armas e equipamentos poderosos, itens raros, tudo isso pode ser achado aos montes. Podem ser dropados por inimigos, encontrados dentro de caixas ou barris, ou até mesmo jogador por aí, por isso explore bem todos os lugares que visitar, valerá muito a pena!

O game ainda pode ser jogado sozinho, ou em multiplayer. O game pode ser jogado tanto em multiplayer splitscreen na mesma tela, ou online com outras pessoas. É possível entrar no game de jogadores online ou combinar a jogatina com amigos. Porém, seja jogando sozinho ou com outras pessoas, Divinity Original Sin Enhanced Edition é diversão garantida!

CONCLUSÃO

Análise Arkade - Divinity Original Sin Enhanced Edition

Se você gosta de RPGs de turno e jogabilidade tática, Divinity Original Sin Enhanced Edition é certamente um ótimo título para você! O game combina um ótimo sistema de combate, simples e intuitivo, com muitas reviravoltas e decisões que cabe a você jogador fazer acontecer! O game possui um enredo que surpreende a medida que você avança por ele, com épicas batalhas contra hordas de inimigos e bosses poderosíssimos.

A atmosfera do game se alterna entre lugares calmos e lugares escuros e misteriosos, passando aquela sensação de que alguma coisa vai acontecer se você seguir em frente. Tomadas de decisões são vitais para o game, porém o game oferece a opção de salvar o game a qualquer momento, como um “save state” que continua o game do exato ponto onde você salvou, o que pode ajudar os jogadores que cometerem vacilos enquanto jogam.

No entanto, os saves demoram bastante. Por isso, sempre que for salvar o game, pare e espere que o save termine, senão infelizmente é possível que você entre numa situação muito perigosa, ou mortal, e seu save se tornará inválido pois você morreu antes que o save se completasse. Infelizmente esse é um problema que atrapalha no game, sempre que o game salva automaticamente ou você salva, leva um bom tempo até que o save seja registrado. Você pode continuar jugando enquanto o save rola, mas como dito, isso acaba sendo um problema. Mas ainda assim, esse problema não tira brilho que o game tem e que entrega de dezenas até centenas de horas de entretenimento!

Divinity Original Sin Enhanced Edition foi produzido pela Larian Studios e pela  Focus Home Interactive. O game foi lançado no dia 27 de Outubro para PS4, Xbox One PC.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais