Análise Arkade: as loucas corridas simultâneas de Drive! Drive! Drive!

17 de dezembro de 2016

Análise Arkade: as loucas corridas simultâneas de Drive! Drive! Drive!

Que tal um jogo de corrida onde você deve correr em 3 (ou mais) pistas ao mesmo tempo? Este jogo se chama Drive! Drive! Drive! e é bem louco! Confira nossa análise!

Corrida arcade com um plot twist

Drive! Drive! Drive! é um jogo de corrida simples estilo arcade com um plot twist curioso: você sempre está correndo em mais de uma corrida simultânea. Podem ser só 2, na maioria das vezes são 3, mas podem estar rolando até 4 corridas ao mesmo tempo, em pistas idênticas que correm em paralelo ou se cruzam loucamente. É uma volta em cada pista, então é como se você jogasse 3 voltas simultaneamente.

Análise Arkade: as loucas corridas simultâneas de Drive! Drive! Drive!

Sonic feelings.

Como controlar 3 corridas ao mesmo tempo? Bom, na verdade você só corre em uma de cada vez: enquanto você joga em uma pista, a inteligência artificial do game assume o controle do seu carro nas outras. Mas você pode alternar livremente entre todas as pistas em tempo real ao pressionar de um botão; e também é possível pausar a ação, para ver a situação de cada corrida e escolher onde sua incursão será mais vantajosa.

Chegar em primeiro é só um detalhe

Por conta dessas pistas simultâneas, o jogo não prioriza necessariamente o “chegar em primeiro”, mas cria novas formas de definir um vencedor. Por exemplo, em certos eventos, a soma das suas posições nas 3 pistas não pode dar mais do que 8. Então se você chegar em 1º em uma pista, mas 3º em outra e 5º na última, perdeu. A ideia é que a “média” dos seus resultados nas 3 pistas resulte em um número menor do que 8. É esquisito, mas criativo, e casa bem com a proposta do game.

Confira um vídeo de gameplay abaixo:

Em outros eventos, você deve simplesmente fazer a volta o mais rápido possível em cada uma das pistas. Outras são desafios de pontos: faça derrapadas, saltos e dê “tocos” nos outros pilotos para acumular pontos. Há um modo campanha que mescla muito bem todos estes tipos de eventos, tornando o progresso bem variado. Conforme avança, você vai liberando carros mais potentes e scuderias que “patrocinam” seus veículos.

O design das pistas é bem interessante: elas possuem muitas curvas, rampas, saltos e até loopings, o que faz o jogo ter um ar meio “Hot Wheels” bem bacana. Tipo assim ó:

Análise Arkade: as loucas corridas simultâneas de Drive! Drive! Drive!

Este definitivamente não é um simulador de corrida, e o que importa é quão rápido e estiloso você consegue ser enquanto pilota. A forma como certas pistas se cruzam é bem impresisonante, e  fato delas serem meio transparentes permite até que vejamos o que está rolando nas outras pistas.

A IA deixa um pouco a desejar

Para um jogo que te obriga a deixar o controle do seu carro na mão da inteligência artificial, Drive! Drive! Drive! deixa um pouco a desejar justamente no quão o computador é capaz (ou melhor, incapaz) de te ajudar.

Análise Arkade: as loucas corridas simultâneas de Drive! Drive! Drive!

A IA basicamente mantém seu carro na pista (sim, é possível cair da pista), mas ela não se esforça para te ajudar a ganhar posições, usar nitro de maneira inteligente, fazer ultrapassagens, nem nada do tipo. Inclusive, é comum você “largar” o controle do carro na mão do PC estando em primeiro, e logo ver sua posição despencando no marcador. Isso é bem frustrante, pois a IA definitivamente não ajuda tanto quanto deveria.

Na prática, cabe a você tentar assumir o controle de todos os carros nos momentos propícios, e fazer o seu melhor para se dar bem. O que nem sempre é fácil pois muitas pistas são curtas — várias corridas que mal duram 1 minuto — e mal dá tempo de você se estabelecer confortavelmente em uma pista, quem dirá em 3.

Análise Arkade: as loucas corridas simultâneas de Drive! Drive! Drive!

Visão aérea das várias pistas que compõem uma única corrida.

Tá, mas como resolver isso? Vejamos: a série Forza possui há anos um recurso chamado Drivatar que emula o comportamento de jogadores reais, “aprendendo” como eles se comportam e replicando suas ações. Seria legal se Drive! Drive! Drive! tivesse algo assim, para que seus outros carros pudessem ser controlados por “cópias” suas, que dirigem como você.

Audiovisual

Seguindo um estilo meio retrô-futurista poligonal, o game possui uma paleta de cores bem específica (tons de roxo, azul e verde, basicamente) e um visual que é bacana, mas nada espetacular. Me lembrou um pouco o estilo de Tron, mas neste caso isso não é bem um elogio, pois o visual não possui a mesma identidade, ainda que tenha bons efeitos de respingos na tela, gelo e outros detalhes charmosos.

Análise Arkade: as loucas corridas simultâneas de Drive! Drive! Drive!

Efeitos de respingos, gelo e velocidade dão um charme extra ao jogo.

A trilha sonora, por sua vez, é muito boa: compostas por uma banda indie chamada Zombi, as faixas misturam sintetizadores techno com ótimas linhas instrumentais de drum n’ bass, as músicas do jogo criam uma atmosfera muito bacana, que casa bem com a pegada do jogo.

Repare na ótima música que rola neste outro vídeo de gameplay que gravamos no PS4:

Já falei do design das pistas ali em cima, e esqueci de mencionar algo bem legal: há um editor de pistas bem completo no game, que permite que você crie suas próprias pistas malucas e disponibilize online para a comunidade de players. Ainda não criei minha própria pista, mas já experimentei algumas de outros jogadores, e elas são bem legais!

Conclusão

Drive! Drive! Drive! é uma ideia interessante, executada de um jeito um pouco estranho. A proposta do jogo é muito bacana, mas a forma como ela é posta em prática deixa um pouco a desejar. Sei que não há como manter o jogador no controle dos carros o tempo todo, mas a inteligência artificial não se esforça em ajudar o jogador a se dar bem em todas as pistas.

Análise Arkade: as loucas corridas simultâneas de Drive! Drive! Drive!

Fora isso, é um jogo bacana, e simples de jogar. Inovar nem sempre é fácil, mas pelo menos ele se esforça. Se você quer um jogo de corrida “diferentão” e criativo, sugiro que dê uma olhada.

Drive! Drive! Drive! foi lançado no dia 13 de dezembro, com versões para PC e Playstation 4. O game só stá disponível em inglês.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais