Análise Arkade: Evotinction mistura o stealth de Metal Gear com o visual de Portal e os hacks de Deus Ex
Pegue o stealth de Metal Gear Solid, a estética de Portal e os hacks de Deux Ex e coloque tudo na mesma forma. O que temos como resultado é Evotinction! Confira nossa análise completa do game!
Um futuro em guerra contra I.As
Evotincion acompanha o Doutor Thomas Liu, o maior nome presente na HERE, o maior laboratório tecnológico do mundo, local em que as maiores invenções são desenvolvidas para levar a humanidade à prosperidade e à evolução. Liu, no entanto, precisa trabalhar em algo jamais previsto: Enfrentar todos os sistemas de segurança de HERE, após toda a estação ser infectada por um poderoso vírus chamado RED, que acionou todo o laboratório para matar os humanos que vivem nele.
Com isso, todos os robôs da HERE se voltaram contra os humanos, atacando qualquer um que encontrarem e efetivamente caçando-os e eliminando-os. Liu, em resposta a isso, isolou-se em um laboratório improvisado e conduziu uma autocirurgia em si próprio para equipar-se com um traje de alta tecnologia e ferramentas que o permitem hackear computadores e robôs à distância, iniciando assim sua missão para salvar os humanos ainda vivos dentro de HERE, bem como destruir o vírus RED.
O game conta uma história bem interessante, baseada em tecnologias reais de hoje em dia, bem como suas questões morais, especialmente o uso de inteligências artificiais. Diferente dos futuros distópicos de Matrix e O Exterminador do Futuro, em que as máquinas ganharam senciência através do aprendizado bélico, Evotinction é baseado em inteligências artificiais existentes hoje em dia, utilizadas para a produção de modelos de aprendizado e generativos a partir de dados coletados, muitas vezes sem o consentimento daqueles que os produziram.
Não é preciso pesquisar muito sobre para ver exemplos disso hoje em dia: modelos de redes neurais coletando dados de sites de vendas para gerar propagandas personalizadas para clientes, uso de Deep Fakes e geração de imagens através de dados de artes e fotos de pessoas (muitas adquiridas sem consentimento), aprendizado de máquina utilizado na geração de textos, substituindo esforço humano em criações culturais e etc.
Evotinction, ainda que seja uma distopia futurista bem improvável de acontecer, é a que chegam mais próxima da realidade por usar conceitos reais para desenvolver sua história. O plot em si do game é simples, seus detalhes, porém, são bastante complexos, caso o jogador dedique-se a coletar documentos em texto e áudios de sobreviventes, contando tudo o que aconteceu antes e depois do vírus RED dominar todo o laboratório de HERE.
Uma estética semelhante – até demais – com Portal
O visual de Evotinction parece até mesmo saído de dentro da Aperture Science de Portal. Muitas vezes de formas que não parecem mera coincidência. Todos os inimigos que você enfrentará no game são robôs. Alguns pequenos, alguns grandes e alguns cujo visual desafia a própria realidade. E o tipo mais básico de robôs que você encontrará, os Genies, são idênticos aos Cores de Portal.
Os Genies são esferas flutuantes com formado de globo ocular, com uma câmera frontal usada por eles para ver e escanear os ambientes. Esse tipo de inimigo é o mais comum, e conforme você avança no game, encontra tipos diferentes, cada vez mais perigosos. Alguns deles são equipados com sensores sonoros, podendo ouvir o jogador até mesmo através de paredes. Outros possuem conexão com Genies próximos, percebendo tudo o que o Genie companheiro perceber.
Além dos Genies, temos câmeras de vídeo, drones que geram campos de força anti-hack, torretas poderosas e alguns tipos mais raros, encontrados em batalhas contra chefões ou em trechos específicos do game.
Os laboratórios da HERE possuem um visual bastante limpo, com muito uso de reflexos e detalhes em branco. Os canários são vastos e labirínticos, e são muito interessantes, pois contam a história do que aconteceu ali. Vemos desde estações de trabalho abandonadas às pressas, quartos com diversos itens pessoais de seus ocupantes, um imenso shopping center sem uma única alma viva, armazéns lotados de Genies e etc. Os cenários são certamente o ponto alto do game no quesito visual. E tudo lembra bastante de Portal, ainda que os cenários não sejam salas de testes seguidas, mas sim formando ambientes que genuinamente parecem habitáveis.
Metal Gear Solid – Armas + Hacks de Deus Ex
O gameplay de Evotinction é bastante inspirado em Metal Gear Solid, pois stealth é primordial aqui. Você não possui armas de fogo, possuindo, ao invés disso, armas que fritam os circuitos dos robôs, mas que não servem para tiroteio rápido. As armas servem somente para situações extremas, seja para atordoar temporariamente um robô ou destruí-lo de forma rápida, mas barulhenta.
Stealth aqui é mandatório. Se você for visto por um robô, acionará um alerta e todos os robôs próximos de caçarão. E os Genies, em especial, irão hackear o próprio Dr. Liu, matando-o em poucos segundos. Assim, diferente de Metal Gear Solid, em que se você for visto pode enfrentar seus inimigos na força bruta, em Evotinction ser visto significa a morte. Tudo o que você pode fazer é se esconder e esperar o estado de alerta passar. Conforme você joga, desbloqueará uma habilidade que ativa uma câmera lenta para você desabilitar um robô que te viu antes do alarme ser acionado. Outra habilidade atordoa todos os robôs próximos por alguns segundos, mas tudo isso serve para você fugir, não lutar.
A principal forma de gameplay são os hacks. Usando sua câmera, você pode apontar para robôs e hackea-los à distância, ou instalar vírus neles, que se espalham por robôs próximos. Você pode forçar um robô a olhar para o lado, chegá-lo, desabilitar seus sensores de áudio e etc. E não apenas isso, como pode usar elementos do cenário a seu favor, como abrir e fechar janelas à distância, acionar sprinklers e destruir robôs com água, acionar alarmes de fumaça para atrair atenção de robôs e etc.
Tudo é baseado nos hacks. Para derrotar os robôs de forma verdadeiramente silenciosa, você deve se aproximar deles por trás e escanear com sua arma os códigos de barra deles, desativando-os sem causar alarde.
O uso dos hacks e vírus são bem legais, e tornam a experiência de Evotinction interessante, ainda que a familiaridade que o game evoca, tanto com Metal Gear Solid, quanto Portal e Deus Ex, geram um constante conflito entre originalidade e inspiração. No fim, o game é divertido, e é isso o que importa!
Conclusão
Evotinction é um game bem divertido, que não esconde de onde saíram suas inspirações. As vezes, talvez exagerando um pouco nessas inspirações. É possível ver muita coisa dos games que mencionei nessa análise enquanto se joga, desde o gameplay e os jogos de câmera em cutscenes, como em Metal Gear Solid. Toda a estética visual de portal, com os Genies sendo basicamente Cores de GLaDOS flutuantes, e todas as mecânicas de hacks que lembram bastante a série Deus Ex.
No fim, Evotinction é um Stealth Action um pouquinho mais simples e complexo ao mesmo tempo. Simples pois você possui diversas ferramentas para escanear seus arredores, podendo inclusive detectar robôs e objsetos hackeaveis através das paredes. Mas complexo, pelo menos de início, até você entender a fazer os upgrades do traje de Dr. Liu e usar de forma efetiva suas várias habilidades, hacks e vírus. De qualquer forma, Evotinction é um game bem divertido, principalmente ao utilizar conceitos reais de inteligência artificial, que realmente existem, trazendo seu cenário sci-fi bem próximo da realidade.
Evotinction está disponível para PC, Playstation 4 e Playstation 5.