Análise Arkade – Fique longe do escuro em Don’t Starve Together
Você conhece Don’t Starve? O sombrio e engraçado jogo de sobrevivência desenvolvido pela Klei Entertainment e lançado em 2013 ganha uma versão multiplayer standalone para ajudá-lo a sobreviver neste mundo com aranhas, mímicos, bibliotecárias e vários perigos potencialmente fatais.
Testamos a versão beta v148470 (sim, tudo isso) em Early Access na Steam, e você confere o review logo abaixo:
Sobrevivendo: Fome, Saúde e Sanidade
Em Don’t Starve Together, o objetivo é apenas um: Sobreviver.
Para tal, você deve escolher um personagem para controlar nesta aventura. Dentre eles, uma senhora bibliotecária, um mímico, um lenhador (que carrega uma hilária maldição) e uma aranha, todos com características positivas e negativas (e malucas também). Aliás, o bom-humor está presente durante todo o jogo.
Para sobreviver, você deve administrar muito bem os 3 recursos principais do game: Saúde, Fome e Sanidade durante o ciclo de dia e noite.
Saúde é o equivalente a HP, sendo a energia que é subtraída ao levar dano dos inimigos, estar morrendo de fome ou congelando e é o único recurso que não é consumido com o tempo. Pode ser recuperado com comida, entre outros itens.
Falando em comida, o status de Fome é muito importante para sobreviver ao fantástico mundo de Don’t Starve Together, e o alimento pode vir de inúmeras formas (com diferenças de acordo com o personagem escolhido): Desde frutas, madeira e até mesmo engrenagens podem mantê-lo vivo (ou funcionando).
O terceiro (e talvez o mais importante) fator é o de Sanidade. Para evitar paranóias e muitos efeitos colaterais, você deve descansar.
O que posso fazer?
Para defender-se das criaturas que habitam o mapa, você deve coletar recursos para criar itens e estruturas que o protegerão. Este fator é muito divertido, pois existem muitas possibilidades (muitas mesmo!) de estruturas, armas e muito mais para mantê-lo vivo.
Inicialmente poderão ser criadas diferentes ferramentas (machado, picareta, martelo, etc), itens que produzem luz (fogueiras e tochas), itens de sobrevivência (armadilhas, bússolas, etc), armas (lanças, dardos envenenados, etc) e vestimentas (roupas que dão uma ajuda para sobreviver, aquecendo e aumentando alguns status).
Com o tempo e liberando mais recursos utilizando uma máquina de ciência, você libera mais itens e estruturas mais refinadas para criar sua base. Aí começa a dificuldade real do jogo, pois os recursos são bem escassos e para criar itens melhores é necessário refinar recursos, geralmente escassos.
Enquanto isso, os itens tem durabilidade, o que causa um certo sentimento de urgência para poder juntar mais recursos e manter-se equipado com novos itens assim que os atuais quebrarem.
Além do mais, caso você entre em contato com a escuridão completa é morte certa. Isso causa ainda mais preocupação com sua base e itens, pois manter o fogo aceso e seu território sempre iluminado é necessário para sobreviver. Esta parte de coleta e manutenção é facilitada quando jogado cooperativamente, pois esse trabalho pode ser divido.
Fauna, flora e…aquilo é um olho com pernas ou um pássaro?
Durante sua exploração e árdua tarefa de sobreviver você encontrará diversas criaturas que poderão ajudá-lo (servindo de matéria-prima para itens) ou correr atrás de você com sede de sangue.
A arte e a criatividade, assim como o humor do jogo, estão presentes no design das criaturas que você encontra: De simples pássaros, marmotas e coelhos até pássaros com olhos gigantes, aranhas e cavalos mecânicos irão cruzar o seu caminho. Cada um mais estranho e carismático que o outro!
Os ambientes e diferentes tipos de vegetação também completam o visual. Temos áreas rochosas, com neve, desérticas e florestas comuns com plantas e itens variados que possuem diferentes funcionalidades: Algumas árvores podem ser replantadas, outras poderão servir para alimentar fogueiras, algumas vegetações dão frutos, outras servirão para criar tochas.
Pouca música, muita tensão
O game não possui uma música tocando continuamente durante as partidas, o que gera mais apreensão quanto aos sons estranhos que a noite traz e os perigos que se escondem na escuridão. Entretanto, a falta de uma trilha sonora não empolga tanto com o passar das horas.
Por outro lado, todos os outros sons são sensacionais e super criativos. Cada monstro, cada efeito tem um som característico e muito bem-feito, tudo de forma cartunesca e muito divertida.
Concluindo
Don’t Starve Together é uma ótima opção para quem gosta de jogos com foco em sobrevivência.
Com gráficos muito legais, uma personalidade á lá Tim Burton, personagens super carismáticos e um gameplay que fica cada vez mais profundo, Don’t Starve Together promete muito neste beta, já dando uma pontinha de algumas possibilidades de customizações e criação de mods de acordo com a partida que você deseja criar para embarcar em uma aventura com até 6 jogadores.
Você pode encontrar Don’t Starve Together na Steam neste link.