Análise Arkade: suando a camisa com Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise
Eu não sei você, mas se tem um aspecto da minha vida que foi irremediavelmente arruinado pela pandemia foi “o lado fitness”. Academias e parques fecharam, e embora tudo já esteja aberto de volta, a situação da Covid-19 continua tensa, e eu ainda não tive coragem de voltar para a academia.
Em tempos de home office, a gente também acabou buscando maneiras de se exercitar em casa. No finzinho do ano passado, a Nintendo lançou um game que visa nos ajudar a manter a forma, sem sair de casa: estou falando de Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise, jogo que mistura boxe e ritmo para ajudar o jogador a criar uma rotina de exercícios aeróbicos para queimar calorias e manter a forma.
Embora eu tenha uma genética gente boa que não me deixa engordar com facilidade, a rotina de home office e a falta de academia me transformaram em um sujeito bem sedentário. Por conta disso, foi um prazer receber da Nintendo o código de review deste jogo, para me ajudar a deixar a preguiça de lado e “suar a camisa”.
Boxe musical
A ideia de Fitness Boxing 2, obviamente, não é transformar ninguém em pugilista profissional. Falta toda a fisicalidade e o feedback do boxe real aqui, por razões óbvias. O que o jogo faz é transformar o boxe em uma espécie de dança: você fica em movimento o tempo inteiro, segurando os Joy-Cons e “socando o ar” no ritmo da música.
Há um(a) treinador(a) virtual que irá ajudá-lo a “entrar no clima” do jogo e ajudá-lo a escolher um nível de treino adequado. Informando seu peso, sua altura e sua meta de emagrecimento, o jogo cria um plano diário de treinos — e ele está tão interessando em te fazer cumprir, que pode inclusive ativar um alarme no seu Switch, para lembrá-lo de se exercitar todos os dias.
Então, para quem está pensando em investir dinheiro em Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise, é bom vir com as expectativas bem calibradas. O que temos aqui não é exatamente um “game”, mas um personal trainer digital, que quer ajudá-lo a se exercitar através do Nintendo Switch. Ele inclusive inclui um tempinho de alongamento — antes e depois do treino –para ninguém se machucar.
Socando com os Joy-Cons
Depois que você passa do básico, pode começar a treinar para valer, em treinos de diferentes intensidades, que podem ocupar mais de 30 minutos do seu tempo — programar-se para cumprir seu plano de treinamento é importante não só para ver resultado, mas também para se habituar com o exercício diário.
Na hora de jogar, não tem segredo: você segura cada Joy-Con em uma mão — usar as tiras de segurança é altamente recomendado — e precisa realizar variados tipos de socos: uppercuts, jabs, hooks, e por aí vai. São movimentos bem amplos, então certifique-se de ter espaço para jogar sem se machucar, socar a TV ou esmurrar o coleguinha!
No geral, o jogo funciona muito bem. Porém — e isso não é um problema apenas deste jogo, mas de controles por movimento em geral –, alguns movimentos não são “computados” corretamente. Isso não é nada que atrapalhe drasticamente o seu exercício (as calorias continuam sendo queimadas, afinal), mas compromete o seu score naquela série. É um problema que existia no Wii, no Kinect, no PS Move, e que a indústria ainda não conseguiu resolver.
Um detalhe muito bacana é que você pode controlar o jogo todo sem ter que largar os Joy-Cons, ou abandonar a pegada de “lutador”. Já vi jogos que usam movimentos, mas exigem que você tenha um controle “normal” à mão para navegar por menus, e tal. Aqui não tem isso: toda a interface do jogo foi pensada para você controlar de maneira simples e intuitiva.
Audiovisual e roupinhas
Por ser um jogo pautado pelo ritmo, espere por uma trilha sonora com bastante “pegada”, com uma batida bem evidente que facilita a vida do jogador na hora de seguir a música. A trilha sonora do game inclui muitos artistas famosos, como Bon Jovi, Ariana Grande, Ed Sheeran, P!nk, entre vários outros. É uma playlist bastante variada,
O visual do jogo como um todo é simples, mas muito bem feitinho. Há paisagens um tanto psicodélicas no background, e a presença constante do treinador instruindo e motivando o jogador.
Falando nisso, dada a simplicidade do jogo, ele poderia muito bem oferecer apenas o mínimo, o básico: um treinador genérico e pronto. Mas ele vai além: há uma boa variedade de treinadores diferentes, e cada um deles é totalmente dublado e animado.
E não para por aí: conforme joga e cumpre os desafios diários, você vai acumulando tickets, que podem ser utilizados para comprar novas roupinhas para os treinadores!
Há uma grande variedade de tênis, calças, shorts, tops, camisetas e acessórios. Na prática, isso não serve para nada, mas é uma maneira divertida de tornar a experiência mais lúdica e incentivar o jogador a manter o ritmo para ganhar tickets.
Conclusão
Eu aproveitei o período mais tranquilo do final de ano para realmente me dedicar aos treinos diários de Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise. Todos os dias, ali pelas 17h30, eu ligava o meu Switch, e fazia a série rítmica de socos que meu instrutor virtual me passava.
Eu não possa atestar que houve perda de peso real (como eu disse, nunca fui gordo), mas posso te garantir que houve suor e até aquela dorzinha no dia seguinte. O jogo definitivamente serviu para me tirar da inércia e do sedentarismo em que me enfiei por conta da pandemia e da quarentena.
Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise é um produto muito indicado para este período de distanciamento social, e para pessoas que, por alguma razão, não curtem academia, ou esportes, mas querem fazer algo para cuidar da saúde. Só tenha em mente que comprar o jogo não vai fazer milagre: é preciso se comprometer, e encaixar os exercícios diários na sua rotina.
Fitness Boxing 2 Rhythm & Exercise está disponível exclusivamente para Nintendo Switch. O jogo está 100% em inglês. Quem tem o primeiro jogo (não é o meu caso) pode importar seu perfil para continuar