Análise Arkade – O futuro é cheio de (divertidas) responsabilidades em Anno 2205
É chegada mais uma edição do já tradicional game de estratégia da franquia Anno, desta vez situado ainda mais no futuro, mais de cem anos depois de seu predecessor, Anno 2070.
Anunciado na E3 deste ano, a nova versão conta com o principal diferencial de expandir suas colônias para a Lua (sim, e isso é incrível)!
Testamos o game e trazemos em primeira mão nosso review!
O futuro
A ambientação do início do game já leva você ao futuro. Escolhendo o nome e logo da sua própria corporação, você logo é levado a escolher onde irá iniciar sua base, com todos os atributos que a escolha lhe traz (vantagens e desvantagens, a lá X-COM), tudo isso acompanhado de vozes robóticas e do branco limpo e minimalista do futuro.
Iniciando
Logo depois: Mão na massa! Sua base é apresentada (em um sensacional vídeo panorâmico in-game) e você já começa a entender um pouco das suas responsabilidades. Neste game é necessário cuidar de (quase) tudo: Da energia, habitações, água, trabalho, comida, construção de materiais, tecnologias, e até mesmo a felicidade da sua população, suprindo as mais diferentes necessidades dos habitantes. E uma dica: Habitantes felizes sempre poderão evoluir suas casas para apartamentos, trazendo mais pessoas e mais mão-de-obra para sua cidade.
Para isso, os controles são bem simples e eficazes, ajudando a remanejar, demolir, criar e conectar seus prédios de forma fácil e rápida, sem muita complicação. Tanto com o mouse ou utilizando atalhos no teclado, você tem acesso fácil às ferramentas necessárias.
Lindas paisagens
Devo fazer uma pausa antes de continuar a falar sobre as mecânicas do game para dizer isso: Esse jogo é lindo (e vai exigir uma configuração poderosa do seu PC)!
A riqueza de detalhes faz games de administração de cidades sentirem vontade de chorar. Aqui tudo é MUITO detalhado, da água até as construções, os animais na floresta, o movimento nas cidades, os habitantes indo para o trabalho, tudo isso contribui para você ter uma ambientação cada vez melhor e querer cuidar ainda mais da sua população.
Mais objetivos (e mais detalhes)
Os objetivos iniciais são simples e focados nas dinâmicas para ensinar ao jogador as funcionalidades que o game necessita para seguir vencendo os desafios. O principal objetivo é desenvolver sua cidade e criar bases lunares, utilizando os recursos encontrados na Lua para prosseguir na evolução das estruturas e sociedades terrestres, tudo isso competindo com as outras corporações adversárias.
Para isso, é necessário prosseguir com os desafios propostos pelo game, investindo em novas tecnologias, gerando recursos melhores, fazendo upgrades em suas construções, planejando, replanejando e melhorando a disposição de seus prédios, para que tudo fique conectado da maneira mais fácil para a logística funcionar (e lembre-se, você irá remanejar muitos dos prédios criados nos primeiros minutos).
A expansão para as outras áreas é natural, complementando a complexidade do game, pois cada área diferente tem suas particularidades e desafios próprios: Por exemplo, na parte Ártica, é preciso manter os habitantes aquecidos, sendo mais um detalhe a prestar atenção. Outros personagens em side-quests também poderão ajudá-lo a obter novos materiais. Estes personagens são um pouco estereotipados (a cientista nerd, o estrangeiro mercador, o soldado durão), mas tem muito carisma, além de serem muito úteis.
Neste vídeo você pode ver as diferentes regiões que você irá colonizar:
Outra grande novidade são os Sistemas Modulares (Modular Systems), construções menores que complementam e auxiliam a manter e expandir suas construções principais, e são separados em 4 categorias: Workforce Module (que cria robôs para diminuir a força de trabalho exigida), Energy Module (com geradores para diminuir o custo de energia), Logistic Module (que cria contêineres para diminuir o custo de logística) e o talvez mais importante Productivity Module (que aumentam os resultados de produção da construção).
No vídeo abaixo você pode conferir mais detalhes desta funcionalidade:
Colonizar é preciso
Uma vez que você conseguiu conseguiu zarpar em direção à Lua (não vamos dar spoilers, mas nem todo mundo quer que a lua seja colonizada), você encontra uma nova gama de desafios e preocupações com suas estruturas: Chuvas de meteoros podem atingir suas construções, e é necessária a geração de escudos para cada prédio, evitando que seus investimentos (tudo na Lua é bem mais caro!) acabem indo para o espaço (literalmente). Além disso, a radiação espacial também é algo a ser observado, e você não vai querer ver sua população tentando explorar o espaço e sendo destruída pela radiação.
Guerra e/ou Paz (você decide)
Outra funcionalidade interessante está nos Crisis Sectors, onde você acessa outro aspecto da gameplay, controlando navios com o objetivo de batalhar com adversários que não estão muito interessados em ver o seu crescimento.
Os Crisis Sectors são opcionais, mas tratam-se de uma alternativa MUITO divertida de obter novos e raros recursos. Nele você comanda navios (com muitos itens legais e upgrades) em combates marítimos simples, mas bem dinâmicos e que trazem uma quebra para a paz de suas cidades, além de muitos benefícios para ajudar no seu desenvolvimento.
Concluindo
Anno 2205 é um game muito divertido, que exige estratégia e cuidado com a utilização dos recursos para sobreviver e evoluir. Com complexidade crescente (mas não menos divertida) e gráficos impecáveis, incorpora cada vez mais funcionalidades ao gameplay da franquia, trazendo incríveis novidades que revigoram e deixam tudo mais dinâmico.
O game talvez não seja muito recomendado para os jogadores casuais, pois acumula muitas funcionalidades e responsabilidades que precisam de um pensamento estratégico e tempo para gerenciar, apesar de ter uma evolução de estruturas e ambientes bem rápida e intuitiva. Jogadores que curtem games no estilo de SimCity, Civilization e até mesmo Age of Empires, irão se identificar com o jogo.
O lançamento está previsto para hoje, e você pode encontrá-lo na Steam, neste link.