Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

11 de março de 2022
Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

Quando fiz o review de Dirt 5, em 2020, me perguntava sobre o que a Codemasters poderia apresentar na nova geração. Cerca de um ano depois, o estúdio foi incorporado à EA, e algumas novas visões foram incorporadas aos seus games, como a série Fórmula 1.

Grid, assim, faz sua “estreia” como produto Electronic Arts, encontrando um nicho que Need for Speed nunca conseguiu: ficar entre a simulação de Gran Turismo e Forza, e o espírito arcade insano de Dirt e Forza Horizon. Além disso, traz boas novidades como a maturidade de gameplay do estúdio, que promove corridas incríveis e alucinantes.

Um game de corrida raiz

Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

A primeira coisa que todo jogador de Grid Legends tem todos os motivos para ficar feliz é perceber que, em relação ao game anterior, houve muita evolução no que podemos chamar de “corrida raiz”. Aquela corrida descompromissada, insana, mas que também conta com alguns elementos de simuladores, tal qual ajudou NFS Underground a fazer sucesso no passado.

O gameplay foca nesta insanidade, seja pela forma aguda de se jogar, ou pela Inteligência Artificial, “nervosa” e que nunca vai facilitar pra você. Aliás, o Nemesis, que estava presente no Grid de 2019, volta com tudo aqui. O recurso é uma espécie de “você me paga” de um adversário, caso seja atingido por você. Por um tempo, o rival te perseguirá, pronto para devolver o impacto sofrido.

Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

A IA do game não é a ideal, mas é melhor do que vários games contemporâneos. Mesmo em dificuldades altas, quem tem um pouco de habilidade com corrida consegue ganhar provas. Mas não tem como não ver a agressividade da IA, que sempre vai fechar a porta pra você, e adoram “forçar” na pista, com direito a algumas rodadas e batidas solitárias dos carros, para dar o ar agressivo que o game propõe.

Novatos no game talvez assustem no começo, mas nada que um pouco de prática não resolva. Não é que a IA seja difícil, pois ela realmente não é. Ela apenas é bem agressiva, que exige uma resposta a altura do jogador.

Mas, o game tem tudo no seu devido lugar: a sensação de velocidade, as dificuldades visuais em caso de chuva ou noite, o vácuo que pode ser bem explorado e a pontuação que o game premia o jogador em caso de boa condução, conquistados em ultrapassagens, manutenção na linha ideal ou o uso perfeito do vácuo.

Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

Para aproveitar o game, há uma boa variedade de pistas, que incluem circuitos reais, fictícios e de rua, assim como variedades de carros e provas, que incluem carros elétricos, picapes e esportivos, entre outros. Já as provas, temos as corridas normais, as eliminatórias, as provas de drift e tomadas de tempo. Além de um multiplayer de até 22 pilotos, para quem gosta do caos. Ou a possibilidade de criar suas próprias pistas, em uma ferramenta bem interessante disponibilizada ao jogador.

Além disso, elementos comuns da Codemasters seguem em dia, como o rewind, o fato de escolher entre danos visuais ou reais no carro, e ainda a possibilidade de danos fatais, com acidentes que podem impossibilitar de vez a corrida. Jogos de corrida precisam manter, antes de tudo, a qualidade de gameplay e fazer um arroz com feijão bem feito em suas possibilidades, e nestes aspectos, o game manda muito bem.

A luta pela glória

Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

A Codemasters já tentou, no passado, introduzir um modo narrativo em seus games. Foi em F1 2019, onde você começava na F2 evoluindo até a glória na F1. O modo não era dos melhores, pelo simples motivo da dificuldade de se encaixar isso em um jogo de corrida tão “fechado “quanto um que simula a Fórmula 1.

Grid Legends capricha neste sentido. A solução encontrada foi transformar o modo “campanha” no Drive to Glory, um modo narrativo, onde conhecemos a equipe Seneca, suas lutas e aspirações ao topo, em um formato documentário, semelhante ao Drive to Survive da F1 e da Netflix. O que o game faz é, simular uma temporada no universo de Grid, com desafios específicos para cada corrida, que simbolizam o avanço no modo narrativo.

Apesar de o game oferecer um modo carreira com várias corridas e desafios, eles vão sendo desbloqueados conforme você joga o game. E o Drive to Glory, também, funciona como uma porta de introdução ao game, já que permite que os jogadores corram cada corrida com carros diferentes, podendo experimentar tudo o que o game tem de melhor.

Há quem questione o modo história de Grid Legends. Mas sejamos sinceros: que jogo de corrida precisa de um modo história? Dentro do esperado, está tudo bem por aqui, e o Drive to Glory é sim bem relevante, cumprindo bem seu papel de tutorial de luxo.

Bom para a Fórmula 1

Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

O “Codemastersverso” pode contribuir de forma muito positiva para a Fórmula 1. Se a categoria mais importante do esporte a motor não permite muitos testes, os outros jogos do estúdio podem tentar novidades, que podem ser implementadas nos games F1. Isso inclui, também, elementos climáticos, uma vez que a chuva em Grid Legends é espetacular.

Mas o modo carreira narrativo, do jeito que está, também pode ser bem implementado nos games F1, uma vez que, além do modo “minha equipe” tradicional, um modo contando a história de um piloto fictício buscando a glória, usando as pistas da temporada como “fases”, seria de grande valia para os futuros games.

Também podemos esperar por expectativas melhorias substanciais no gameplay, uma vez que este já é o terceiro game da Codemasters que estão na nova geração, já com o F1 2022 perto de chegar. A precisão, seja no arcade de Grid e Dirt, ou na simulação de um F1, está afiada como deve estar, o que mostra como que a Codemasters evoluiu nestes últimos anos, e como pode evoluir ainda mais no futuro. Sem falar na física, também muito boa e que mostra o tanto que os games do estúdio evoluíram.

Um grande game de corrida

Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

Quando digo que Grid Legends é o melhor game de corrida até o ano, falo com toda a certeza. Temos aqui um game extremamente divertido, fácil de dominar e que, mesmo com gameplay arcade, traz muitos recursos que deixarão fãs de corridas muito felizes. Mas, como sempre digo, minha opinião não é recomendação de compra, afinal, suas preferências e desejos para jogos de corrida são específicos, com este e outros reviews servindo apenas como ferramentas para você tomar sua própria decisão.

Mas o que posso te falar é que o desafio passa do casual ao mais exigente de acordo com o interesse do jogador, com muita corrida, das mais variadas formas, para fazer uma verdadeira festa em quatro rodas. E, como disse, o game ainda representa a oportunidade de expandir ainda mais o universo de corridas da Codemasters, com elementos que podem ser incorporados facilmente em Dirt, Fórmula 1, ou qualquer outro jogo de corrida que o estúdio venha empreender.

Análise Arkade: Grid Legends, até agora, o melhor jogo de corrida do ano.

E, agora sob o guarda chuva da EA, ao jogar Grid Legends, fico imaginando, de verdade, em como a série Need for Speed só tem a ganhar com, no mínimo, o know-how da Codemasters. Ou, como não custa sonhar, quem sabe até os dias de TOCA possam voltar, com legítimos simuladores, que trariam a mesma qualidade de Dirt Rally.

É verdade que falta a enxurrada de conteúdo de um Forza Horizon, ou a coleção de carros de um Gran Turismo. Mas, no final, o que faz um jogo de corrida ser realmente bom, não é o conteúdo (embora tenha a sua importância), mas sim a sua qualidade de gameplay, que se bem feito, trazem diversão para todos os fãs de corrida, independente do gênero. E isso, Grid Legends faz, e muito bem feito.

Grid Legends já está disponível para Xbox Series X|S (onde o game foi testado), Xbox One, Playstation 4, Playstation 5 e PC.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais