Análise Arkade: Gerencie seu próprio Parque dos Dinossauros em Jurassic World Evolution
Eles são criaturas fascinantes que viveram a muitos anos na Terra e ninguém pode negar o quão legal seria visitar um Parque de Dinossauros. E que tal criar e administrar seu próprio parque? o que dizer de ter vários deles só para você? Em Jurassic World Evolution esse é exatamente o seu trabalho!
Se tem uma desenvolvedora de jogos que conhece bem o ramo de games de gerenciamento, essa empresa é a Frontier Developments. Além de fazer o Jurassic World Evolution que vamos analisar na sequência, ela foi responsável por vários outros games legais do gênero, como os da franquia RollerCoaster Tycoon.
O seu parque dos Dinossauros
Pode-se dizer que Jurassic World Evolution é um jogo de gerenciamento de parque para jogadores casuais: você dificilmente vai falir ou ter muitos problemas para conseguir tudo que quer.
O maior desafio mesmo é no início quando tudo é muito novo e você tem que aprender como funciona, mas essa etapa fica bem fácil com o tutorial simples e explicativo que está dublado em português.
Se assim como eu, você gosta da dublagem original de um jogo, pode achar chato o fato de que não tem nenhuma opção no Jurassic World Evolution para trocar a linguagem, isso na versão PC já que ela é selecionada com base no idioma da sua conta na Steam.
Considerando que os produtores trouxeram o ator Jeff Goldblum (reprisando seu papel como Dr. Ian Malcolm dos primeiros filmes da série) para ser o narrador do jogo, não podermos apreciar este “remeber” acaba tirando um pouco da magia nostálgica que foi planejada para o game.
Direto do filme para os videogames
Baseado no filme Jurassic World lançado em 2015 e pegando uma carona em sua sequência que acaba de estrear, o jogo deixa você a cargo do gerenciamento de um Parque de Dinossauros em uma ilha. Conforme você vai progredindo, poderá abrir mais parques em um total de 6 ilhas.
Algumas ilhas possuem características e regras específicas: por exemplo, tem uma onde o seu orçamento é ilimitado, mas você pode usá-la para testes já que não é permitido desbloquear novas espécies através de expedições.
Personagens importantes do filme estarão lá para lhe dar suas opiniões e dicas, inclusive algumas das dublagens foram feitas pelos atores (no áudio original, como já explicamos ali em cima).
Jogar também é cultura: em Jurassic World Evolution há um banco de dados com informações sobre os dinossauros e onde eles foram encontrados. É como um álbum de figurinhas virtual que você completa conforme vai avançando no game, um recurso que é muito bem-vindo para os aficionados pelas criaturas.
O jogo te permite criar os cativeiros dos dinossauros, as lojinhas para os visitantes, hotéis, centros de fornecimento de energia e os prédios administrativos. É possível até mudar a vegetação e criar as ruas do parque.
Se você exagerar nas construções ou não se ligar no bem-estar dos bichos, pode rolar caos: algumas espécies não conseguem viver bem em grupos muito grandes ou em determinados ambientes, então fique ligado, pois todas essas informações estão dispostas na ficha técnica de cada espécie.
Quando os dinossauros estão infelizes, eles podem tentar escapar e começar a atacar os visitantes o que, convenhamos, não é bom para a imagem do parque. aliás, tem mais alguns fatores que influenciam na avaliação de seus serviços.
Nesse jogo você se sente disposto a fazer tudo do jeito certo, pois com uma boa avaliação você consegue desbloquear mais novidades para o parque, como novos dinossauros, atrações, novas ilhas e melhorias em geral. É até possível modificar o DNA dos dinossauros para mudar sua aparência e torná-los mais populares com o público, resultando em mais dinheiro para o seu bolso.
Agora, se você quer ver o circo pegar fogo, basta fazer tudo errado propositalmente, como deixar no mesmo cercado dinossauros carnívoros e herbívoros para que eles lutem até a morte.
Caso você goste mesmo de uma boa briga entre dinossauros, pode também modificar o DNA deles para mais ataque ou defesa. Não é a melhor maneira de prosperar, mas rende umas pancadarias divertidas.
Alguns podem se decepcionar pelo fato de Jurassic World Evolution não ter alguns recursos já conhecidos em jogos de gerenciamento de cidades, como a opção de detonar todo o seu trabalho com desastres ambientais arquitetados por você. Seria poético jogar um enorme meteoro no seu parque quando você se cansasse dele, mas infelizmente isso não é possível.
Em contrapartida, existem sim os problemas ambientais, mas eles se limitam a tempestades que podem danificar suas construções e deixar partes do seu parque inoperantes por um tempo, mas no geral não é nada muito preocupante caso você esteja fazendo uma boa gestão.
Para manter a paz e tranquilidade do lugar, você tem os centros de segurança que podem fazer diversos serviços como sedar animais e movê-los de lugar, reabastecer postos de alimentação e arrumar cercas danificadas.
Uma coisa legal é a possibilidade de você escolher se quer enviar uma equipe para fazer o trabalho para você, ou então fazer tudo na unha, dirigindo um carro ou pilotando um helicóptero para executar pessoalmente as tarefas.
Tipo no vídeo abaixo, onde vou pessoalmente administrar um dardo de medicamento em um dino ferido:
https://youtu.be/gEPiXigVIE0
Quem gosta de seguir e terminar missões, vai adorar saber que você será bem recompensado por elas, são 3 tipos, você pode fazer um contrato Científico, de Entretenimento e de Segurança.
Você só pode solicitar 3 contratos de missões por vez. Completar um certo número de contratos em cada área resulta no desbloqueio de novos recursos para suas instalações e novos locais de escavação para novas espécies de dinossauros.
Conclusão
Jogar Jurassic World Evolution foi muito divertido, com certeza um daqueles jogos viciantes maravilhosos para matar o tempo. Sério, as horas vão passar enquanto você gerencia seu(s) parque(s) e você nem vai perceber.
Tem algo de mágico em vermos a pilha de dinheiro entrar na conta e podermos gastar tudo com novas atrações no parque ou na “criação” de novas espécies de dinossauros. Quem se fascina com os filmes também vai se fascinar com o game, que torna tudo muito mais lúdico e pessoal.
Esse jogo é recomendado para você que adora dinossauros, jogos de gerenciamento de parque (ainda que bem mais leves do que a maioria dos jogos do tipo) e, óbvio, fãs dos filmes de ontem e de hoje da série Parque dos Dinossauros.
Como diria o saudoso John Hammond, aqui você é livre para criar o parque dos seus sonhos “sem poupar despesas”.
Lançado em 12 de junho, Jurassic World Evolution está disponível para jogar para PC na Steam, Xbox One e PlayStation 4.