Análise Arkade: salvando o universo em clima de discoteca com Laser Disco Defenders
Precisando de um desafio cabeludo para testar sua perícia e sua paciência? Se você tem um PS Vita, este joguinho tem nome: Laser Disco Defenders, que chegou esta semana à PSN Store.
Salvando o mundo em clima de discoteca
Laser Disco Defenders se passa em um universo retrô-especial com muitas influências dos anos 70. Um concurso musical está agitando a galáxia, mas o temível Lord Monotone planeja aproveitar a oportunidade para controlar a galáxia e — pior! — espalhar seu péssimo gosto musical pelo universo.
Para impedir que isso aconteça, eis que surgem os Laser Disco Defenders, um quarteto de heróis que usam penteados estilosos e calças boca-de-sino na luta contra o mal. Ah, e eles também atiram lasers pelos dedos. Esta habilidade é uma dádiva, mas também uma maldição, pois os tiroteios de Laser Disco Defenders possuem um plot twist insano…
Lasers por todos os lados!
Laser Disco Defenders parece um “jogo de navinha” (sem navinha), que é controlado feito um twin stick shooter: você usa o stick esquerdo para flutuar pelo cenário, e o stick direito para mirar. O botão R atira os lasers. É basicamente isso o que você precisa saber.
Parece fácil, não é? Pois espere, pois há mais: todos os tiros disparados continuam ricocheteando eternamente pelas paredes do cenário. TODOS. OS. TIROS. Cada laser, tanto os seus quanto o dos inimigos. E todos eles te causam dano. Ou seja, quanto mais tiros você der, mais complicada sua vida vai ficar, pois haverá mais lasers “quicando” pelo cenário prontos para te matar!
Este simples ricochete dos tiros pelo cenário torna Laser Disco Defenders um verdadeiro exercício de perícia nos controles e perseverança. Este jogo vai te fazer arrancar os cabelos e ter vontade de atirar o Vita na parede! Esteja avisado!
Mais elementos dificultadores
Como se isso já não fosse complicado o suficiente, eis que você vai descobrir que as fases de Laser Disco Defenders são geradas aleatoriamente. Então não adianta querer “decorar” o layout de uma fase nem a disposição dos inimigos, pois quando você (inevitavelmente) morrer e começar de novo, irá encarar fases completamente diferentes.
E além dos inimigos, você ainda terá que evitar cristais pontiagudos, superfícies que mudam de cor para te matar, sentinelas que te perseguem, minas com detector de proximidade, globos de discoteca que explodem em lasers e muitos outros perigos. Tudo isso cria um ambiente infernalmente hostil, e quando mais você avança, mais as coisas vão ficando tensas!
Dando um trato no visu
Os 4 personagens selecionáveis possuem o mesmo gameplay, porém possuem diferenças grandes de velocidade e vida. Na prática, quanto mais rápido é o personagem, menos energia ele tem. Ou seja, o grandalhão de black power rosa Mr. Baker possui 4 pontos de energia e é o mais lento, enquanto a pequenina Liz possui apenas 1 ponto de energia, mas é bem mais ágil. Você pode aumentar seu medidor de vida coletando pequenos corações pelas fases… mas eles são bem raros.
Conforme joga, você vai habilitando novos itens de vestuário — todos super anos 70 –, e cada um concede novas habilidades aos personagens: há um óculos que aumenta o alcance da sua mira, e um traje que lhe permite atirar 4 pequenos lasers multidirecionais (o traje default solta um laser longo só).
Novamente, ao mesmo tempo que isso “facilita” sua vida, também complica, pois com mais lasers você tem mais chance de dar cabo dos inimigos mesmo sem mirar… mas também vai gerar muito mais lasers ricocheteando pelas paredes para você (tentar) evitar.
Audiovisual
Laser Disco Defenders é um jogo de visual bem simpático. Os personagens tem um jeito de cartoon, e todos são bem coloridos e expressivos. Eles mal falam, então não necessariamente exalam personalidade, mas visualmente, são bem simpáticos e condizentes com a vibe discoteca/anos 70 do game.
Os cenários também trazem um pouco desse clima, mas ele é mais evidente nas cutscenes do que no gameplay. Claro que existem globos de espelho aqui e ali, mas no geral as “dungeons” do game são meio genéricas. A trilha sonora é um tanto repetitiva, mas combina com a temática do game, com ritmos instrumentais que lembram os embalos de Bee Gees e bandas do tipo.
Conclusão
Laser Disco Defenders é um joguinho simples, divertido e extremamente desafiador. Sua campanha é curta — mas você vai levar MUITO tempo para chegar ao final — e mesmo depois disso, há um modo infinito que pode durar o quanto você quiser — até porque, como já dito, as fases são geradas aleatoriamente.
Se você está com seu PS Vita encostado ou pegando pó na estante, este pode ser o joguinho para tirá-lo do armário. Você vai passar muita raiva, mas sem dúvida também vai se divertir um bocado!
Laser Disco Defenders é exclusivo para PS Vita, e está disponível na PS Store por um precinho bem camarada. No menu e opções, você pode alterar o idioma para o português brasileiro, e salvo por um ou dois errinhos, no geral a localização está muito boa.