Análise Arkade: Encare divertidos puzzles e passe raiva no indie brasileiro Madcap Castle
Atualmente muitos jogadores e desenvolvedores redescobriram duas coisas que tem ficado cada vez mais popular e relevantes na indústria dos video games: O “old school” e a dificuldade. Muitos estão olhando com ainda mais carinho para o passado e revivendo aquilo que o marcou, seu visual, seu “clima” e a nostalgia que isso trás. E muitos estão enfim relembrando que sim, video games também podem ser difíceis. E que desafiar o jogador a caminhar sozinho sem segurar sua mão é algo que estava fazendo falta.
E foi olhando para esses dois “horizontes” que os brasileiros da Diel Mormac Games e da Indústria de Jogos criaram Madcap Castle, um game novo, mas com cara de antigo que traz muitos desafios para testar a mente e a paciência dos jogadores! Então vem com a gente conferir a análise completa desse game que parece saído direto de um Game Boy!
Encarando o perigo em nome dos video games
Madcap Castle tem uma premissa bem simples, mas muito justa. No game, controlamos o Mad Mage, que estava muito irritado pois sempre que vai jogar o seu Mage Boy (sacou a referência?), as pilhas acabam muito rápido. Então, ele entrou em uma busca por novas baterias, mas nenhuma funcionava. Até que ele ouviu a lenda das Pilhas Infinitas, cujo poder nunca acabam.
E então, ele iniciou sua aventura em busca dessas pilhas, enfrentando muito perigos para poder enfim jogar seu Mage Boy ininterruptamente! E assim o jogador entra no misterioso Castelo onde as pilhas estão guardadas. E tem como missão superar 150 fases diferentes contando ainda com batalhas contra chefões!
Puzzles de todos os tipos pra te causar todo tipo de raiva
O game consiste em pequenas fases com vários puzzles diferentes para o jogador resolver para avançar para a próxima fase. O objetivo principal é abrir a porta do lado direito da tela para continuar sua jornada. A diferença está em como abrir as portas de cada uma das fases, todas tendo um puzzle diferente da anterior.
Normalmente os puzzles envolvem botões no chão e nas paredes. Ao apertar um botão, um novo aparece em outro local da sala. Assim que o jogador apertar todos, a porta se abre. Ou então o objetivo será matar todos os inimigos presentes na sala, para que o jogador possa seguir adiante. O que faz a diferença aqui, entre um objetivo e outro e até mesmo dentro desses dois objetivos são as magias.
O game progride em diferentes áreas do castelo, que consistem em um conjunto de fases que terminam com uma batalha contra um chefão. Cada um desses trechos possui magias diferentes que o jogador poderá utilizar. As magias são coletadas em livros em algumas fases e duram até não serem mais necessárias, quando o jogador coletará outra magia diferente.
Existem muitos tipos diferentes de magia, como transformar o Mad Mage em uma estátua de pedra, fazê-lo encolher, refletir ataques inimigos soltar bombas e etc. O game é progride com fases criadas especificamente para cada tipo de magia, sempre exigindo raciocínio rápido e bastante paciência do jogador.
Gameplay simples de poucos botões
Madcap Castle é extremamente simples, os únicos comandos que o jogador precisa são: andar para a esquerda e pra direita, pular e usar magia, apenas isso. Cada fase do game tem um puzzle com uma solução única, que pede um uso diferente de cada magia disponível para poder abrir a porta para a próxima sala.
O game é basicamente um platformer. O jogador estará sempre pulando em plataformas ou blocos no ar, ou desviando de inimigos. Pois basta encostar em qualquer perigo que o jogador morrerá. Cada fase ainda tem um contador de tempo e de mortes, contabilizando quanto tempo o jogador demorou para terminar uma fase e quantas vezes morreu dentro dela, deixando bem evidente em quais fases o jogador mais sofreu.
Em algumas fases no entanto o gameplay de plataforma acaba não funcionando adequadamente. Em certos momentos precisamos pular muito, e bem rápido, e as vezes os controles do game (jogando no teclado) tem uma resposta lenta na hora dos pulos. Não é sempre que isso acontece, mas vez ou outra o jogador poderá perceber isso, o que pode atrapalhar muito e dificultar puzzles não tão complicados apesar de difíceis.
Audiovisual
Não há muito o que se falar, o game tem um visual saído diretamente de um antigo Game Boy Pocket, contando com apenas quatro cores diferentes em telas levemente esverdeadas. Os gráficos também seguem a mesma linha, totalmente pixelados mas com ótima qualidade de animação.
Uma coisa bem legal do game é que ele é recheado de referências, seja a memes, outros video games ou até mesmo filmes, como Star Wars, Metal Gear Solid e muito mais! É bem divertido identificar essas referências, escondidas em meio a todo o caos dos puzzles do game.
Na parte sonora o game continua seguindo seu estilo antiquado, contando até mesmo com músicas no velho formato de SFX. Tudo no game foi feito para ser o mais antiquado possível, e nisso os desenvolvedores do game tiveram muito êxito! Aliás, Madcap Castle já existe há algum tempo. O game foi criado durante a BaconGameJam 10 sob o nome de Mad Mage Tower, sendo produzido em apenas 48 horas e sendo o vencedor da Jam! O game agora foi repaginado e lançado na Steam.
Conclusão
Madcap Castle é um game totalmente old school e ainda assim moderno. Seu visual antiquado se funde com seus desafios modernos e de alto nível para entregar um game muito divertido e com um altíssimo potencial de causar raiva extrema em jogadores menos pacientes.
O game oferece bastante conteúdo, afinal são 150 fases, com muitos puzzles divertidos e outros bem frustrantes, mas é um ótimo game brasileiro para dar uma chance! Então se você quiser tentar distrair a mente, ou de repente sentir um pouco de raiva, dê uma chance ao game!
Madcap Castle foi lançado no dia 11 de dezembro, exclusivamente para PCs.