Análise Arkade: As divertidas e até nostalgicas corridas de Mantis Burn Racing
Prepare-se para as divertidas e intensas corridas de Mantis Burn Racing da VooFoo Studios, cheias de curvas perigosas, drifts e muita poeira levantada nesse game novo mas com um forte estilo clássico!
Rock n’ Roll Racing sem armas
Mantis Burn Racing já começa sendo altamente atrativo por seu visual diferente, mas familiar. O game tem um forte espírito do clássico Rock n’ Roll Racing, com seu estilo gráfico de carros pequenos, pistas cheias de curvas, subidas e descidas, e muita competitividade pelo primeiro lugar.
E mesmo que não intencionalmente, o game se aproveita muito bem dessa comparação, pois trás corridas realmente alucinantes e cheias de adrenalina por suas pistas e diferentes modos de corrida. A única diferença é que aqui não temos armas, e confesso que várias vezes dava aquela vontade de ter um canhão acoplado no meu carro para explodir os insistentes oponentes tentando roubar meu primeiro lugar.
E já de cara, nos envolvemos com seu estilo, e já deixo avisado aqui, o game é realmente muito divertido e viciante! Quando você menos esperar já vai estar melhorando seus carros e ficando cada vez melhor nas curvas, realizando manobras de tirar o fôlego em altíssima velocidade em curvas que parecem impossíveis de se sair inteiro!
Modo carreira e seus veículos
O modo carreira é onde você passará a maior parte de seu tempo, pois antes de ir com tudo no multiplayer do game, você precisa treinar e conhecer bem as pistas, além de é claro poder melhorar seus carros e comprar novos possantes para a sua garagem. E tudo isso é feito no modo carreira.
O modo carreira é dividido em várias temporadas diferentes, contendo cada uma seus próprios conjuntos de corridas. O progresso do modo carreira acontece ao estilo “tabuleiro”, ao vencer uma corrida, a próxima é liberada, e algumas corridas liberam mais de um caminho, que podem liberar prêmios, que são peças para melhorar os seus carros.
As temporadas e os carros são divididos em três classes: Rookie, Pro e Veteran. E temos três tipos de carros no game: Light, Medium e Heavy. Light são carros pequenos, bem rápidos e ótimos para drift, porém menos resistentes a batidas. Medium são carros rápidos, mas com menos aceleração, e mais resistentes a pancada. E os carros da classe Heavy são mais lentos e não são bons em drift, mas aguentam bem as porradas e possuem um pouco mais de precisão em curvas rápidas.
Os carros são divididos também nas classes de corridas, dessa forma, existem três carros de cada peso para cada classe. Isso acaba influenciando nas corridas, pois carros de categoria Veteran são melhores que os da classe Pro, que consequentemente são melhores que os Rookie. Dessa forma, não há corridas injustas, com carros muito velozes e potentes em categorias baixas.
A IA dos carros controlados pelo computador é muito competente, os adversários se aproveitam dos erros do jogador e estão cientes de sua presença ali na pista, o que é um ponto extremamente positivo, pois em muitos games de corrida atualmente a IA dos adversários ignora completamente a existência do jogador, correndo praticamente contra si mesma, e batendo no carro do jogador como se ele fosse invisível.
O game possui corridas de vários tipos diferentes, desde circuitos até novos tipos de corrida bem interessantes, como corridas acumulativas, onde o objetivo é acumular 10 mil pontos, sendo que o primeiro colocado durante a corrida acumula pontos mais rápido. E um modo de corrida de ultrapassagens, onde todos os corredores iniciam a corrida distantes um do outro e ganha quem realizar primeiro o número exigido de ultrapassagens.
Além disso, ainda existem corridas de vários dias. Certos eventos de corrida englobam duas ou mais corridas simultâneas, onde vence quem acumular mais pontos no final, assim como em corridas reais, como a Formula 1 por exemplo. No game, o primeiro lugar recebe 12 pontos, o segundo 8, e vai decrescendo até o último lugar. Nessas corridas o importante é o jogador estar sempre na frente, para acumular mais pontos no final.
Cada corrida possui três objetivos cada, que premiam o jogador com Gears. As Gears são necessárias para se habilitar a corrida final de cada temporada. Por padrão, vencer as corridas dão sempre três Gears, e os outros objetivos dão duas e uma Gear respectivamente. Os objetivos são bem variados, como não destruir nenhum objeto das pistas, realizar certa quantidade de drifts e etc. Os objetivos tornam as corridas bem mais desafiadoras, e o jogador pode sempre repetir as corridas para tentar completar objetivos que ainda não conseguiu.
Cada manobra que você fizer dentro das corridas, como ultrapassar vários carros de uma só vez, fazer drifits, destruir objetos do cenário gera XP para o jogador, que servem para três coisas: Dentro das corridas todos os carros podem usar nitro, que dá um grande boost de velocidade, fazer manobras durante as corridas gera XP, que recarrega o nitro para ser usado novamente. Ao fim das corridas, o XP é acumulado e a barra de progresso do jogador aparece, conforme ela avança, ela desbloqueia novas peças para compra, e também sobe o nível do jogador. Conforme se sobe de nível, carros melhores ficam disponíveis para compra.
Os carros podem ser equipados com as peças desbloqueadas durante as corridas, e após preencher todos os espaços disponíveis de um carro, o jogador pode então pagar para que o carro suba de nível. Dessa forma, o visual do carro recebe um upgrade, e novos slots de peças se abrem para o jogador poder tunar ainda mais seu carro. Por isso, é sempre bom ir melhorando os seus carros de cada categoria, para não comer poeira dos outros corredores.
Multiplayer
O modo multiplayer de Mantis Burn Racing é onde o jogador realmente colocará suas habilidades e seus veículos a prova. E o próprio game deixa isso bem claro, invista seu tempo no modo carreira para poder mandar bem no multiplayer. O game possui multiplayer local para até 4 jogadores em split screen e online para até oito jogadores diferentes.
E no multiplayer valem as mesmas regras do modo carreira: As corridas ocorrem dentro das classes estabelecidas, com o host da partida podendo escolher qual a classe da corrida, pista, modo de corrida e até mesmo o peso dos carros. Dessa forma não há injustiças, como entrar em uma partida online com seu carro nível Rookie para não ter chance de vitória contra um Veteran.
O modo multiplayer online é muito divertido e muito desafiador. Jogar contra o computador no modo carreira é inicialmente fácil até você encarar a dificuldade Pro, porém contra outros jogadores a coisa muda completamente. E é aqui que seu treino e progresso no modo carreira faz toda a diferença. Melhorando seus carros, e conhecendo as formas de jogar com cada um deles faz toda a diferença nas corridas.
Audiovisual
Mantis Burn Racing possui gráficos excelentes. Os carros do game possuem um visual simples, mas conforme novos carros são desbloqueamos e melhorados, seus visuais ficam mais interessantes. Os cenários do game é que detém a real beleza do game. As pistas são amplas, cheias de detalhes e níveis diferentes.
Infelizmente o game não possui uma variedade muito grande de pistas. As pistas do game são divididas em duas áreas: Sand Town, que como o nome já diz, possui pistas em cenários desérticos e cheios de areia. E New Shangri-La, com cenários urbanos e mais estreitos. Todos os cenários disponíveis no game são muito belos, porém eles se repetem constantemente, variando de sentido em algumas corridas, mas nada além disso.
E para os saudosistas, o game possui diferentes modos de câmera durante as corridas. As câmeras seguem o carro por cima, com o jogador podendo deixá-las mais “flexíveis”, acompanhando as curvas primeiro para depois se posicionar corretamente, ou seguindo o carro por completo, praticamente dando aquele efeito de que é o mundo todo do game que está girando, ao invés do carro. E por fim temos a câmera estática, que fica parada em um ponto fixo do cenário e apenas acompanha o movimento do carro, exatamente como em Rock n’ Roll Racing!
A parte sonora do game é decente. Os sons dos carros são bons, porém acabam ficando muitas vezes ofuscados pela trilha sonora do game. As músicas do game não são muito inspiradas, com poucas músicas diferentes para as corridas. Elas são boas, e algumas delas passam uma sensação bem forte de adrenalina, pois combinam com o clima de perigo das corridas, porém após algum tempo elas acabam se tornando repetitivas, assim como as pistas do game.
Conclusão
Mantis Burn Racing é um game extremamente divertido, com corridas emocionantes e de tirar o fôlego, principalmente no modo online com outros jogadores. O game tem foco total em seu gameplay e na diversão, sendo um game de corrida arcade extremamente competente e que sem dúvida alguma vai divertir os jogadores por muito tempo, principalmente aqueles que gostam de Rock n’ Roll Racing e estavam procurando por uma experiência similar.
O ponto fraco do game é sua pouca variação, repetindo cenários e músicas constantemente. O game poderia se sair bem melhor se possuísse algumas pistas a mais, para dar mais variedade e dificuldade para as corridas, mas mesmo assim ele é uma excelente pedida para reunir os amigos e correr, como era no passado quando se reunia os amigos para jogar junto.
Mantis Burn Racing foi lançado no PS4 e Xbox One no dia 11 de outubro. O game já está disponível para PCs desde o dia 5 de julho.