Análise Arkade: Marvel’s Spider-Man 2 pra PC é bom, mas acaba ofuscado pelo seu baixo desempenho

Todo novo lançamento da PlayStation Studios para os PCs acaba sendo uma incógnita. Ou é um baita port com uma excelente otimização, como foi por exemplo Horizon Forbbiden West, ou tem um péssimo processo de adaptação, com um lançamento repleto de bugs e problemas técnicos, como foi o bombástico The Last of Us Part 1. Com o lançamento de Marvel’s Spider-Man 2 nos PCs, chegou o momento de conferir se o embate de Peter e Miles contra Venom e cia atingiu as expectativas ou não.
Claro que é muito provável que você não tenha caído nesse texto de paraquedas e provavelmente já sabe das diversas notícias que tem corrido a internet nas últimas semanas a respeito desse lançamento. Infelizmente uma parte delas, tirando o sensacionalismo e oportunismo aqui e acolá, de fato são verdade. Marvel’s Spider-Man 2 chegou aos PCs com um desempenho bem aquém do esperado e isso trouxe duras críticas ao game. Mas nem tudo são espinhos por aqui, e vamos entender melhor isso nessa review.

A união de Miles e Peter
Passando rapidamente pelo enredo do game, temos aqui exatamente os mesmos conteúdos presentes na versão PS5 do jogo, visto que não foi lançada nenhuma DLC ou expansão do jogo até então. Mas é importante ressaltar que ele é uma continuação direta dos dois outros games da franquia (ambos já lançados anteriormente para PC). Por isso, é fortemente recomendado que você tenha jogado os games anteriores pra entender esse daqui.
Marvel’s Spider-Man 2 segue a linha de acontecimentos após o retorno de Peter Parker das férias de inverno, ocasião na qual Miles Morales precisou se virar sozinho em Nova York em seu próprio game. Aqui, o mais interessante de se ressaltar da história é que temos uma narrativa dinâmica que consegue unir muito bem os enredos de Miles e Peter, juntamente com todos os seus personagens secundários e acontecimentos paralelos de uma forma bem distinta.

Podemos ver claramente que o jogo não é nem de Peter nem de Miles, mas sim de ambos. Isso é retratado não só na história em si como na jogabilidade também, com uma árvore de habilidade pra cada um deles, além de uma compartilhada entre os dois. Além do foco da narrativa mudar constantemente de posição, com a gente focando no Miles em determinados momentos e em Peter em outros. Além disso, nas explorações livres pela cidade, podemos trocar praticamente sempre que quisermos entre os dois, o que é bem legal.
Tirando o elefante branco da sala
Bom, é preciso ser sincero aqui: Marvel’s Spider-Man 2 está sim mal otimizado nos PCs. Nem de longe ele chega ser injogável como foi The Last of Us Part 1 em seu lançamento. Mas, ao mesmo tempo, ele está anos luz dos melhores lançamentos de PC da PlayStation Studios, como o já citado Horizon Forbbiden West, God of War, God of War Ragnarok e Ratchet & Clank: Rift Apart. O jogo claramente está pesado demais, mesmo para as máquinas mais potentes.

Isso tem resultado em travamentos frequentes (eu mesmo presenciei alguns desses), além de bugs gráficos, problemas em carregamento de texturas e até áudio dessincronizado em algumas cinemáticas. E isso, vale ressaltar, acontece em qualquer configuração gráficas que você coloque o jogo, além de também observarmos essa ocorrência em diversas máquinas diferentes.
Em meus testes, surpreendentemente, o jogo se saiu melhor quando eu o testei no Steam Deck. Porém, para isso, precisei reduzir os gráficos e alinhas muito bem as configurações de texturas. Aparentemente essas tem sido as piores no que tange otimização do jogo. Mas também notei problemas com o Ray Tracing no meu PC gamer, envolvendo quedas bem abruptas de taxas de frames seja em cutscenes seja durante momentos mais intensos da jogatina.

Mas o que os pré-requisitos pedem?
Como configuração mínima, o jogo pede um processador Intel Core i3-8100 ou AMD Ryzen 3 3100, o que é bem pouco para os dias atuais. Além de 16 GB de RAM e uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 ou AMD Radeon RX 5500 XT. São configurações bem acessíveis pros dias atuais, mas que rodam o game em gráficos piores do a versão de PS4 de Miles Morales, por exemplo. O que não faz muito sentido visto que o jogo anterior rodava muito bem em máquinas com essa configuração.
Já nas configurações recomendadas, Marvel’s Spider-Man 2 continua bem tranquilo, pedindo um processador Intel Core i5-8400 ou AMD Ryzen 5 3600, os mesmos 16 GB de RAM da configuração mínima e placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 ou AMD Radeon RX 5700. O que, convenhamos, são requisitos recomendados bem medianos para os dias atuais. Basta conferir com as configurações de outros games mais novos e você verá que o game da Insomniac Games está exigindo até pouco.

E talvez esse seja o maior problema de expectativa vs realidade em seu lançamento. Com requisitos mínimos tão acessíveis e recomendados tão medianos, esperava-se que Marvel’s Spider-Man 2 fosse um lançamento bem consistente e equilibrado, tal qual alguns dos grandes jogos citados anteriormente sob o guarda-chuva da PlayStation. Entretanto, com esse baixo desempenho técnico, ficou bem difícil o jogo agradar seu público, gerando as notícias e os reviews negativos das últimas semanas.
Ainda tem salvação
Felizmente a Nixxes Software, responsável pelo port para PCs de Marvel’s Spider-Man 2 já está trabalhando bastante para a melhoria do game, tendo lançado na última semana já uma atualização consertando alguns dos problemas mais críticos do jogo. Entretanto, ainda é um caminho árduo para tirar a visão negativa que o público acabou ficando por conta desse lançamento que deixou a desejar.

Isso eu considero verdadeiramente uma pena, pois Marvel’s Spider-Man 2 é um baita jogo de ação e aventura em mundo aberto, um dos melhores jogos de super heróis até então e talvez o melhor do cabeça de teia. Vê-lo causando uma impressão tão negativa nos jogadores de PC é quase como ver alguém perdendo uma excelente oportunidade na vida.
O jogo tem alguns avanços estupendos da história dos aranhas, além de ter uma jogabilidade fluida absurdamente viciante, mecânicas que encontram o equilíbrio perfeito entre a continuidade dos dois games anteriores e a inovação para não ser só “mais do mesmo”. Tudo funciona muito bem no título, mas de fato as quedas de frames drásticas, fechamentos e erros visuais atrapalham o jogador e experienciar todas as qualidades do game. Pelo menos por enquanto.

Pedida certa para os fãs, mas com a devida cautela
Você, fã de homem aranha que esperou até agora para jogar a continuação dos games anteriores no PC, talvez deva esperar mais um pouquinho. O game é sem dúvidas um deleite para os amantes do cabeça de teia, não me entendam mal. Mas sinceramente não consigo mais recomendar games mal otimizados ou quebrados de alguma forma para o público (não que já tenha feito isso antes, mas vocês entenderam).
O jogo está lá, é excelente e qualquer fã vai curtir muito as dezenas de horas de conteúdo que o jogo possui. Mas se você esperou até agora para jogar o game nos PCs, visto que ele foi lançado para PS5 em outubro de 2023, talvez possa esperar um pouquinho mais. Seja até ele entrar numa promoção bacana para PC pela Steam ou Epic, seja até a Nixxes consertar os problemas de otimização que o game possui atualmente. Seja por um seja por outro, não acho que sua espera será tão longa assim.
Marvel’s Spider-Man 2 foi lançado originalmente em outubro de 2023 para PlayStation 5, chegando aos PCs no dia 30 de janeiro de 2025. O jogo conta com dublagem completa em português brasileiro, além de possuir também compatibilidade com diversos controles, trazendo inclusive os recursos do Dualsense para o PC.