Análise Arkade: Monster Energy Supercross – The Official Videogame 4
Os videogames sempre tiveram opções interessantes para quem gosta de motocross. O NES tinha Excitebike, e o Master System possuía um mini-game bem interessante em seu California Games (o nosso Jogos de Verão). As gerações seguintes foram recebendo, eventualmente, novas e melhores versões com corridas de motos com muitos obstáculos na lama, e muita diversão.
Hoje, a responsabilidade de trazer bons games cheios de lama está com a Milestone, a mesma que produz as ótimas séries Moto GP e Ride. O game tem a licença da FIM Supercross World Championship e leva o jogador para o show das corridas de motocross fechadas em arenas, muito comum nos Estados Unidos.
Assim, o game oferece o gameplay insano do gênero de corridas, com motociclistas e pistas reais. Venha, então, conhecer o mais novo game de motocross da Milestone, e se suje de lama sem se preocupar em ir ao hospital depois de cada tombo que você levar!
Pronto pra se sujar de lama?
O novo game de motocross da Milestone traz o essencial para o gênero. O modo evento, que é a corrida única, ou a opção pelo modo Time Attack é para quem quer ligar e jogar. Você pode também escolher o modo campeonato, que varia entre os campeonatos oficiais da FIM Supercross, ou a criação de um torneio personalizado.
Há o modo “espessura”, que é um free play, ótimo para treinar o game e aprender a domar a moto. E o modo carreira, que falaremos melhor logo. Há ainda o modo multijogador, com corridas em salas públicas ou privadas, e um modo editor de pista, para criar seus próprios circuitos. Além de um modo tutorial, que ensina o básico.
Mas, de fato, o destaque do game vai para o modo carreira. Agora uma tendência no gênero, o modo carreira vai muito além de um “modo torneio”, buscando oferecer novidades a seus jogadores. Neste caso, temos um sistema de evolução baseado na tentativa de apresentar o dia a dia de um piloto de motocross profissional.
Temos a agenda de compromissos, e as categorias para ir evoluindo seu piloto. Para melhorar o seu desempenho, uma árvore de habilidades bem completa pode ser administrada pelo jogador, melhorando questões como curvas, manobras, frenagem ou controle de solo. Tais pontos são conquistados durante a jogatina.
É possível personalizar o piloto, com elementos bem simples, mas funcionais. E para somar, ainda é possível fazer treinamentos, em missões semelhantes a Ride e Gran Turismo, trazendo mais pontos ao jogador, e eventos extra, que aparecem ocasionalmente. Avançando no jogo, as metas aumentam com a chegada de u rival, e objetivos de equipes e patrocinadores.
E o seu desempenho também pode ser influenciado a medida que você vai sofrendo acidentes. Seu piloto pode ter o desempenho limitado, por estar machucado, ou dá pra diminuir esse problema pagando pelo tratamento. É tudo bem simples, mas eficaz.
O bacana deste game é que tudo no jogo serve, de alguma forma, para evolução. Até pilotagens casuais no modo livre somam níveis e ajudam a evolução do game. Não é um modo carreira dos mais completos, mas está longe de ser simplista. Oferece, para o fã do motocross, um meio termo eficiente, que ajuda a prolongar a vida útil do jogo.
E o gameplay?
Estamos, aqui, em um cenário bem interessante. Em se falando de Milestone, temos Moto GP, que, embora tenha um gameplay completo e bem técnico, também possui configurações amigáveis para os mais novatos. E Ride, que atualmente está em sua quarta versão, é conhecido por ser uma série de games mais técnico, que exige que até o mais novato tenha um bom domínio da moto, para conseguir jogar.
Já o quarto Monster Energy Supercross poderia ficar, no padrão Milestone, no meio termo. É sim, fácil aprender a guiar a moto, além de curtir as pistas e seus desafios. Mas, por outro lado, não é um gameplay totalmente acessível aos novatos, por exigir um mínimo de atenção e domínio das motos e pistas. Porém, novatos mais desavisados, que pegarem o game para curtir um pouco uma ação casual, podem sofrer mais do que o normal no início.
Não é inacessível, mas fique avisado que, se for um novato interessado no game, uma boa visita ao modo livre, ou nos modos de treino serão fundamentais. É praticamente como aprender a andar de bicicleta: você vai cair um bocado até pegar o jeito. Mas não é algo que afasta não. É apenas uma questão de dominar o comando da moto, especialmente no ar, aprendendo a cair no solo do jeito certo.
E, se errar, você pode contar com o modo rewind, que volta no tempo da corrida, te ajudando a corrigir algum erro. O modo é limitado, mas conforme for sendo usado, uma barra vai recarregando, e devolvendo ao jogador o direito de voltar novamente no tempo.
E, como todo game de corrida atual, dá pra mexer não só na moto, como na forma de se jogar, ligando ou desligando assistências. Assim, você que é iniciante poderá iniciar a jornada “de rodinhas” na moto, “andando sozinho” conforme for dominando o game. Em seu favor conta que a física não é muito realista e exigente, permitindo um aprendizado mais fácil.
Uma boa opção para se sujar de lama sem se sujar
Atualmente não há boas opções de games de motocross. A Milestone possui, além de Monster Energy Supercross, a série MXGP, também de motocross. E com o know-how adquirido ao lidar com diversos games envolvendo motos, traz aqui uma ótima opção para quem curte o gênero. Até os novatos, que poderão sofrer um pouco mais do que o normal aqui, encontrarão diversão.
O jogo não é um primor visual, mas é bem competente em detalhes e questões essenciais da parte gráfica. O ronco das motos é bem interessante e o gameplay, o mais importante aqui, é interessante, por trazer diversão em um sistema de jogo que recompensa cada momento do jogador. Até quem não domina o game e vai chegando em últimos nas provas ganham pontos de evolução.
Fica, assim, sendo mais uma interessante opção de game para os amantes da ação em duas rodas.
Monster Energy Supercross: The Official Videogame 4 já está disponível em acesso antecipado nos sistemas Playstation, para quem fez a pré-compra. E chega, de forma oficial, no dia 11 de março, para PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Xbox Series X|S, e Xbox One.