Análise Arkade – Monster Jam Showdown traz mais ação com os monstros de rodas gigantes

28 de agosto de 2024
Análise Arkade - Monster Jam Showdown traz mais ação com os monstros de rodas gigantes

Monster Jam Showdown é o mais recente lançamento da franquia que traz os Monster Trucks para a ação, dando ao jogador os famosos veículos conhecidos por suas rodas imensas e capazes de performances espetaculares. O novo game convida o jogador para corridas insanas em vários terrenos, até demonstrações de habilidades em um “parque de diversões” para os possantes, garantindo muita ação para quem curte os monstros com rodas.

Monster Jam Showdown apresenta dois formatos principais: corridas tradicionais e um modo de manobras. As corridas incluem variados formatos, desde corridas tradicionais até um formato de corrida eliminatória, onde de tempos em tempos, o último colocado é eliminado, até sobrar um vencedor. São modos simples, mas capazes de divertir, especialmente para quem gosta de jogar online ou com amigos.

Análise Arkade - Monster Jam Showdown traz mais ação com os monstros de rodas gigantes

Os circuitos podem ser fechados, como em uma arena, no qual os carros podem bater uns nos outros nos X das pistas. Mas também podem acontecer em locais abertos, que oferecem vários caminhos diferentes, que propõem corridas mais variadas.

Mas para muita gente, a diversão está no modo de manobras. Assim como em uma pista de skate, o game te convida a executar várias manobras, mas com os trambolhos com rodas gigantes. É possível criar e executar combos de manobras é bem legal, mas com arenas não muito inspiradas, que farão os mais dedicados sentirem um quê de repetição.

Análise Arkade - Monster Jam Showdown traz mais ação com os monstros de rodas gigantes

O modo principal, Showdown Tour, que envolve todas as provas, é o modo carreira, onde o progresso é medido por pontos de experiência que desbloqueiam novos veículos e itens cosméticos. Mas tudo é bem simples, sem nenhum conteúdo a mais no Single Player, garantindo, ao menos por agora no lançamento, pouco conteúdo ao game. E fazendo os donos do game aguardarem mais por conteúdos adicionais.

Mas dá pra curtir numa boa. Até porque a jogaiblidade de Monster Trucks não é das mais revolucionárias, mas não compromete. É preciso apenas o jogador entender que, pelos carros controlados no game, o controle é um pouco diferente. Além do usual, você também pode controlar as rodas traseiras com o analógico direito. Algo chato no começo, mas importante para domar melhor o possante, especialmente nas manobras.

Análise Arkade - Monster Jam Showdown traz mais ação com os monstros de rodas gigantes

Também dá pra deixar a direção mais casual ou profissional, mas o casual decepciona por manter o truco num trilho muito fechado, mas muito mesmo. Mais do que o necessário. Outro problema para quem joga assim é que, por estar em um “trilho”, você não consegue ir muito para os lados, o que o faz “enganchar” nas rodas dos outros veículos, algo não muito legal, especialmente para novatos. Mas ao menos o jogo tem um comando de “reset”, para devolver o carro a uma posição de correr, ao custo de perder uns segundos.

A ideia de corridas caóticas não funcionou muito bem, sendo algo mais frustrante do que divertido, mas entendi bem a proposta de trazer provas mais insanas, mesmo que não entregaram as provas como outros games fizeram. Talvez algumas correções no próprio game melhorem isso.

Análise Arkade - Monster Jam Showdown traz mais ação com os monstros de rodas gigantes

E visualmente, temos em Monster Jam Showdown um jogo muito bonito, com a qualidade visual da Milestone. Assim como nos outros jogos de corrida dos italianos, os veículos aqui são detalhados, e a física dos saltos e colisões é realista, fruto da experiência com Moto GP e Hot Wheels. O game também tenta replicar condições climáticas reais, como tempestades de areia ou de neve, mas não é tão caprichado como em outros games. Mas é uma boa adição.

Monster Jam Showdown é divertido para quem gosta dos trambolhos com roda, seguindo a ideia de jogos segmentados da Milestone. Assim como já acontece com a Moto GP e com o Motocross, o game foi pensado para quem realmente gosta dos trucks e tem tudo para agradar os fãs do gênero. O jogador apenas precisa entender que o jogo não tem um gameplay matador, embora não comprometa, e que também há pouco conteúdo, perto do esperado para um jogo dos nossos dias. Mas no geral, sim, o game diverte muito.

Monster Jam Showdown já está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais