Precisando de mais espaço para instalar jogos no seu Xbox? O My Passport X pode te ajudar
É ótimo curtir jogos “top” na nova geração, mas com jogos cada vez mais incríveis chega um problema: downloads cada vez maiores e muitos e muitos gigas para serem administrados. Se você está com falta de espaço no seu console, fique de olho no My Passport X, o novo HD externo que a WD trouxe ao Brasil!
Muitos jogos, pouco espaço
Embora atualmente a Microsoft já esteja lançando bundles do XOne com HDs de 1TB, o mais comum é encontrarmos o console em seu formato padrão, com 500GB de HD.
Considerando que mais de 130GB do HD interno são utilizados só pelo sistema, você acaba ficando com cerca de 365GB dos 500GB que lhe foram prometidos. Jogos atuais passam fácil dos 40GB, e como a instalação mesmo de jogos em disco é obrigatória, esse espaço vai embora rapidinho.
365 GB pode até parecer bastante, mas não é. Se nos mantivermos só nos exclusivos recentes do XOne, veremos que Forza 6 (+46GB), Halo The Master Chief Collection (+62GB), Halo 5 (+54GB), Gears of War Ultimate Edition (+44GB) e Rise of the Tomb Raider (+20GB) sozinhos já ocupam mais de 220GB! Isso para não mencionar os jogos multiplataforma, que também podem passar fácil dos 30GB cada.Habemus HD externo!
Não quero iniciar uma guerra tipo “Sonysta X Caixista“, mas se tem uma coisa onde o Xbox One sai na frente do PS4 é sua compatibilidade com HDs externos. A única restrição é que o aparelho precisa ter conexão USB 3.0, fora isso, é só plugar o HD no console, formatá-lo (pelo próprio console) e pronto, ele já está pronto para ser usado.
Você pode usar qualquer HD externo (com conexão USB 3.0) para isso, mas algumas empresas estão investindo em dispositivos pensados para gamers, como é o caso do My Passport X, da Western Digital. Com 2TB de espaço, e transmissão de dados a 5400rpm (mesma velocidade do HD interno do videogame), o device não carece de fonte de alimentação externa, é só plugá-lo no USB do console e pronto.
O My Passport X é totalmente plug ‘n play e oferece um ganho pequeno, mas considerável no load time e na inicialização de jogos. A transmissão de dados do console para o My Passport X (e vice-versa) também é bem otimizada. O que se propõe a fazer, ele faz muito bem.Embora seu visual não seja necessariamente um diferencial — o case é de plástico e a cor é aquele “pretinho básico” –, é fácil perceber que as listras diagonais do seu case parecem ter sido pensadas para combinar com a grade de ventilação superior do console, olha só:
Na caixa do produto, temos a informação de que ele permite instalar cerca de 50 jogos de Xbox One (tomando como base um tamanho de 36GB por jogo) ou 250 jogos de Xbox 360 (média de 7GB por jogo). Como o tamanho dos jogos varia, essa conta também varia, mas é fato que em 2TB cabe coisa pra caramba!
Em nossos testes, instalamos tudo o que podíamos e, no espaço total (HD +memória interna) ainda estavam sobrando mais de 700GB! E olha que não foi pouca coisa, tiramos uns prints de (quase) tudo o que foi instalado:
Um fator salgado
Se tem algo que realmente pesa contra o My Passport X é o seu preço. Segundo a assessoria da WD, o “preço sugerido” do produto para o Brasil é de R$ 749. Basta uma busca rápida pelo Google para você encontrar HDs com características e espaço de armazenamento similares por preços mais em conta.
Ok, ele tem 3 anos de garantia, e é compatível com Xbox One, Xbox 360 e (claro) PC, mas mesmo isso não é o suficiente para justificar o valor cobrado.
Claro que o “preço sugerido” não é regra: deve ser possível encontrá-lo mais em conta por aí. Além disso, este é o preço de um lançamento que chegou às prateleiras este mês; com o o tempo, é de se esperar que seu preço caia um pouco.
Tá, mas eu realmente preciso de um HD externo?
Falando francamente, se você escolheu o lado verde da Força na nova geração, deve saber que os motivos para você investir em um HD externo aumentaram recentemente. Ter mais espaço se tornou uma necessidade, pois os jogos estão cada vez maiores, e a instalação de qualquer jogo (mesmo em mídia física) é obrigatória.
Mas não é só isso. Listamos abaixo mais 4 motivos que tornam um HD externo essencial no Xbox One:
Games with Gold
Todo mês, a Microsoft libera 2 jogos completos para os assinantes Live Gold. Claro que vários desses jogos são indies que mal passam dos 500MB, mas o serviço já ofereceu Tomb Raider Definitive Edition (+20GB) e esse mês teve o indie Pneuma, um puzzle game cujo tamanho é de mais de 10GB. Se você está preso aos 365GB da memória interna, logo vai ter que fazer “malabarismo”, desinstalando uns jogos para instalar outros. Com um bom HD externo, seus problemas acabam.
Retrocompatibilidade
Até o momento, 104 jogos de Xbox 360 já estão disponíveis para o Xbox One (essa lista vai aumentar com o tempo), e você precisa instalar e/ou baixar os que já tinha na geração passada para poder jogá-los no XOne.
Além disso, todos os jogos de Xbox 360 que saírem “de graça” na Live Gold a partir deste mês são automaticamente compatíveis com o XOne, ou seja, você vai precisar de um espacinho extra também para “rejogar” games da geração passada.
EA Access
Esse é um opcional do XOne que vale bastante a pena: pagando a bagatela de 59 reais por ano, você tem acesso a um acervo respeitável de jogos da EA — tais como Battlefield 4 e Hardline, FIFA 15, Titanfall, Dragon Age Inquisition, UFC, Peggle 2, Plants Vs. Zombies Garden Warfare, NBA Live 2015, Need for Speed Rivals, entre outros — e todos eles, somados, já ocupam mais de 200GB.
Isso para não mencionar o acesso antecipado à lançamentos da empresa — recentemente os assinantes EA Access puderam testar o novo Need for Speed e o Star Wars Battlefront, cada um com cerca de 20GB — que é tentador.
Ou seja, o EA Access é um ótimo negócio para quem tem um Xbox One… desde que você tenha espaço para instalar tanto jogo.
Jogar com os amigos
Vamos supor que você compra cópias digitais da maioria dos seus jogos, mas ocasionalmente quer ir na casa de um amigo que também tenha um Xbox One para uma partidinha de FIFA, uma pancadaria em UFC ou um coop em tela dividida da série Halo, ou do novo Battlefront.Baixar todos esse jogos novamente na casa do seu amigo demoraria uma eternidade. Mas se você levá-los devidamente instalados em um HD externo, basta resgatar a sua conta da Live em outro aparelho para ter acesso rápido a toda a sua biblioteca de jogos. Sem contar que ele cabe no bolso. =)
Por tudo isso, ter um HD externo facilita muito a vida da gente, e o My Passport X da WD sem dúvida é uma boa opção para quem quer aumentar a biblioteca de jogos sem esquentar a cabeça.
A Arkade agradece a assessoria da WD por enviar o produto para análise.