Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh…Sir!! The Insult Simulator

14 de junho de 2017

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

Está com vontade de descarregar o estresse e partir pra ofensa na internet, mas você é uma pessoa polida e quer manter sua compostura mesmo falando da mãe de uma pessoa que você nem conhece? Pois há um game perfeito para você, e um bem divertido e satisfatório! Estamos falando de Oh…Sir!! The Insult Simulatorque como o nome já deixa mais do que óbvio… é um simulador de insultos!

Então vamos agora conferir a análise completa desse game, que permite que você descarregue seu repertório de ofensas sem perder a classe e destruindo seu adversário! E gostaria de dizer de antemão que a sua mãe…

A arte do insulto, a nobreza da ofensa

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

Insultar não é uma simples agressão ou uma falta de respeito, não aqui em Oh…Sir. Há todo um processo para tal, que exige inteligência e perspicácia. A verdade é que os insultos aqui são como jogos de Xadrez, em que o jogador deve prever e estudar o inimigo para criar a ofensa mais eficaz que conseguir.

Então antes de partir pros xingamentos, é uma boa ideia aprender como essa arte funciona dentro do game. O game está todo em inglês, mas as regras gramaticais básicas para qualquer idioma são o que valem aqui. Funciona da seguinte maneira, você deve começar uma ofensa com um sujeito, “você, sua mãe, seu pai, um hamster, seu chapéu” e etc. A partir daí, você monta sua ofensa com uma lista de palavras e expressões disponíveis, que contém conjunções “e, com”, e as ofensas em si, algumas fechadas e outras aberta, “é feio, é mal educado, foi derrotado por…, se parece com…”. Caso você use ofensas abertas, deverá encaixar outro sujeito para fechar a frase, e pode combinar diversos sujeitos, expressões e conjunções para criar ofensas ainda mais eficazes.

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

Ainda há as continuações e finalizações. Continuações são reticências que permitem que você pule uma rodada mantendo a frase que criou. Continuações são usadas caso você não tenha conseguido terminar sua ofensa, ou queria deixá-la melhor, completando-a na próxima rodada, com uma nova lista de palavras. E as finalizações adicionam uma provocação final para dar um boost em sua ofensa, como expressões como “… e eu posso provar! … e todo mundo sabe disso!”

Seja o melhor na arte do insulto contra a CPU e outros jogadores

Oh…Sir!! funciona como um game de luta, os dois personagens que trocam ofensas possuem barras de “ego” no topo da tela, que diminuem após sofrerem ofensas. Quanto melhor e mais engraçadas as ofensas, mais dano é causado ao adversário. O objetivo então é ofender tanto seu adversário até que ele não possa mais continuar. E aqui não há empate. Se as barras de ego deambos os personagens zerarem juntos, um Impasse ocorre, e uma nova rodada acontece, em que a melhor ofensa ganha.

O game possui dois modos de jogo: Torneio e um contra um. No modo torneio o jogador encara uma sequência de personagens controlados pela CPU do game até chegar na “batalha” final contra Deus, que de forma muito inteligente se parece com o ator Morgan Freeman (Deus em O Todo Poderoso). Deus é um adversário bem esperto, e com duas barras de ego, assim, você precisa ser muito bom para derrotá-lo.

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

E no modo um contra um o jogador pode ofender a CPU ou outros jogadores, localmente ou online. E essa é a grande diversão aqui. O game tem multiplayer online cross platform, dessa forma você pode jogar contra jogadores de outras plataformas, quanto mais você jogar e vencer, você ganha posições no leaderboards do game. Portanto, quanto melhor você for em termos de personagens e montagem de ofensas, mais alto no ranking você conseguirá chegar. O game ainda contabiliza quantas vitórias, derrotas e rage-quits os jogadores tem, dessa forma, antes de uma troca de ofensas você já pode ver os status do jogador adversário. E acredite, tem muitos rage-quitters no game, eu mesmo encontrei vários!

Personagens icônicos, suas fraquezas e muitos easter eggs

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

O game possui vários personagens diferentes, cada um com uma descrição, palavras, expressões exclusivas e suas fraquezas. Por isso, é essencial conhecer os personagens do game e saber atingi-los onde dói. Por exemplo, há um personagem gordo no game, cujo ponto fraco é justamente assuntos sobre peso, uma mulher velha cuja fraqueza assuntos sobre idade e morte, bem como um cavalheiro muito antiquado, que detesta a modernidade, como dizer que ele nunca assistiu Star Wars ou que é péssimo em Overwatch.

Há ainda alguns personagens de outras mídias presentes! Como Lo Wang de Shadow WarriorSerious Samaté mesmo o pai da literatura de terror cósmico H. P. Lovecraft! Jogar com esses personagens é hilário, e torna o game muito mais divertido! Lovecraft por exemplo possui várias referências as suas obras e personagens, mencionando Cthulhu, R’lyeh, As Montanhas da Loucura e muito mais. E seu ponto fraco também é muito inteligente, sendo ele um escritor de ficções fantásticas, seu ponto fraco é a realidade, como mencionar coisas como a própria conversa em que ele está, ou dizer que ele é solitário.

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

E os easter eggs não param por aí! Uma coisa que o game deixa muito bem claro é de onde vem sua inspiração: O antigo programa humorístico inglês Monty Pyhton. O game não possui referências, ele como um todo é uma enorme referência ao antigo grupo britânico, revivendo a famosa esquete do Papagaio Azul Morto, e contendo expressões como “Nudge Nudge”, “Cheese Shop”, além de toda a temática e sotaque britânico dos personagens do game, tudo é um enorme tributo a Monty Python, e se você conhece e gosta do humor do grupo, com certeza gostará do game.

Gameplay

O gameplay de Oh…Sir!! é simples, porém inteligente. Como já mencionado, o objetivo é montar ofensas com palavras em uma lista. Isso funciona da seguinte forma, cada “batalha” possui um protagonista e um interlocutor, que são os jogadores adversário, ao centro da tela há uma lista com palavras e expressões compartilhadas por ambos, e cada um possui duas palavras/expressões próprias, como trunfos.

As coisas progridem da seguinte forma, alternadamente, os jogadores escolhem apenas uma palavra/expressão, e a vez é passada para o adversário, um turno acaba quando ambos os jogadores terminam suas sentenças, ou caso não possam terminá-las. E então, os personagens na tela declamam suas ofensas e o game contabiliza o ego perdido por cada um, e aí um novo turno se inicia.

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

O game possui dois bônus de ofensas que causam dano extra: Rude e Touché. Ofensas bem feitas e efetivas geram o bônus Rude, que tira no mínimo 15 pontos do adversário, somado ao resto da sentença. E Touché é quando o jogador atinge o ponto fraco do adversário, como por exemplo ao dizer que o personagem antiquado é péssimo em Overwatch ou mencionar expressões sobre peso ao personagem gordo. Ainda há os combos, quando um jogador repete substantivos por turnos seguidos, por exemplo ao usar como sujeito a palavra “Você” por dois turnos seguidos ou mais.

A escolha de palavras na lista compartilhada e nos trunfos é aleatória, por isso para se dar bem no game é preciso um misto de sorte com previsão. Ao ver a lista compartilhada, ambos os jogadores podem prever que tipo de ofensa o adversário irá montar, e poderão roubar palavras e expressões do outro, prejudicando-o e até melhorando a própria ofensa. Uma vez por rodada, os jogadores podem trocar suas duas palavras trunfo ao beber uma xícara de chá. Saber quando usar cada recurso do game pode permitir que o jogador crie ofensas magníficas, ou então que seja prejudicado por não conseguir palavras para finalizar sua sentença.

Audiovisual

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

Oh…Sir!! possui um visual bem simples e caricato. Não há muito o que se falar sobre isso. Os personagens são desenhados quase como mosaicos, e possuem diferentes visuais para cada situação de ofensa, o que ajuda o jogador a saber quando fez uma boa ofensa, pois seu personagem provocará também visualmente.

Na parte sonora o game se mantém no estilo britânico, com músicas clássicas tocando ao fundo constantemente. Todos os personagens são dublados com vozes caricatas, assim como nas esquetes de Monty Python. Cada personagem teve cada palavra e expressão presentes no game gravadas em suas próprias vozes para facilitar que as ofensas montadas sejam faladas, apesar de alguns personagens conectarem palavras mais lentamente do que outros, como no caso de Lovecraft, que possui uma voz com eco para dar um ar mais sobrenatural, e que fala mais devagar.

Conclusão

Análise Arkade: ofenda os outros com classe e elegância em Oh...Sir!! The Insult Simulator

Oh…Sir!! The Insult Simulator é um divertido game para se jogar tanto sozinho como com amigo ou outros jogadores. É um game muito engraçado e com inúmeras referências que com certeza vão te divertir. Após algum tempo o game pode se tornar um pouco repetitivo, mas a verdadeira diversão dele está em jogar com outras pessoas, se possível, com amigos ao seu lado!

Oh..Sir!! The Insult Simulator foi lançado no ano passado para PC e dispositivos Mobile, e chegou ao PS4 Xbox One no dia 30 de maio.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais