Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

18 de maio de 2018

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Spearhead Games, criadora de Stories: The Path of Destinies lançou seu mais novo game nessa semana, explorando novamente uma narrativa que pode ser revisitada e mudada de diferentes formas, agora na forma de viagem no tempo em Omensight. Então venha com a gente conferir nossa análise completa desse novo e interessante game!

Um dia para salvar o mundo e investigar um assassinato

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Omensight conta a história do mundo de Urralia em seu momento mais crítico, durante uma terrível guerra entre os Pygarianos, a raça dos pássaros, liderados pelo imperador Indrik, contra a raça dos Roedenshianos, o clã dos ratos, oprimidos pelo império e lutando por liberdade, liderados pela jovem Ratika. Ambientado no climax dessa guerra, em que algo completamente inesperado aconteceu.

Vera, Sacerdotisa Agnóstica, a guardiã de Urralia foi misteriosamente assassinada. O que reacendeu o conflito, que parecia não ter mais fim. E é nesse momento em que Augúrio, a lendária guardiã do mundo, apareceu misteriosamente no meio de capo de batalha, anunciando que o fim do mundo estava próximo, pois Voden, a Serpente do Vazio, cujo único propósito de sua existência é devorar todo o mundo, despertou. Dando início a destruição de tudo.

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Augúrio só desperta para impedir que o fim do mundo aconteça, sendo que sua própria presença é, como seu próprio nome diz, um augúrio para o que está por vir. E no controle desse ser lendário, você deverá impedir que Voden destrua tudo, investigando a morte da Sacerdotisa e libertando sua alma, para impedir o avanço do Vazio.

Reviva o último dia do mundo, em várias perspectivas diferentes

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Impedir o fim do mundo e derrotar Voden não será tarefa fácil, pois a única forma de impedir seu avanço é libertar a alma da sacerdotisa, para que assim ela possa voltar ao mundo e reencarnar. Mas para isso, Augúrio deverá investigar o assassinato de Vera e descobrir onde está sua alma. Para isso a Bruxa, um espírito do mundo antigo invoca Augúrio até a Árvore da Vida, onde ela poderá acessar o último dia do mundo através das almas de importantes personagens.

Ao explorar o mundo real, Augúrio criará conexões com quatro guerreiros caídos em batalha: Draga, a guerreira felina e general dos exércitos PygarianosLudomir, um poderoso urso, irmão adotivo de Vera e aliado dos RoedenshianosRatika, líder dos roedores; e por fim o próprio Imperador Indrik.

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

A partir da Árvore da Vida, o jogador escolherá um desses guerreiros (se já tiver criado conexão com suas almas), para revisitá-los no início do último dia. Augúrio aparecerá para esses personagens, que ao vê-la, saberão que o fim do mundo se aproxima, e a ajudarão a desvendar o mistério da morte de Vera. A cada dia jogado com um personagem, novas informações são descobertas sobre toda a trama, e essas informações podem ser levadas para outros personagens ou para o mesmo que o ajudou a descobri-la, no início do dia, criando diferente caminhos que levarão a novas descobertas.

Um hack n’ slash investigativo

O conceito de viagem no tempo funciona da seguinte forma: Se você começar o dia com Draga no início do game por exemplo, acompanhará suas batalhas até chegar ao momento em que ela morreu, mas com algumas pequenas alterações. Mas se em qualquer outro momento, seja com outro personagem, você descubra uma pista importante sobre a morte de Vera, você pode voltar ao início do dia de Draga e apresentar essa pista para ela.

Ela irá avaliar essa pista e seguir um caminho completamente diferente da última vez que você a visitou, o mesmo com todos os outros os personagens e para cada nova pista que você descobrir. O game permite que você revisite os personagens quando quiser, para que assim vá juntando mais e mais informações, desde grandes revelações e até a pequenas pistas. Sempre que você ver letras verdes em um diálogo, significa que você está recebendo uma informação que será importante.

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Após o fim de cada dia com um personagem, que terminam no momento em que Voden destrói o mundo, Augúrio retorna para a árvore da vida e junta todas as informações que adquiriu. Dependendo do nível de dificuldade que você jogar, o game poderá te ajudar a montar as pistas do assassinato, ou então não te dar nenhuma ajuda, deixando inteiramente para você juntar as peças e pensar sobre qual será sua próxima ação.

E tudo isso está dentro de um hack n’ slash muito divertido, com um gameplay que até lembra um pouco a trilogia original de God of War, com câmeras fixas e ângulos que seguem seu personagem. Puzzles simples pra serem solucionados e muitas lutas intensas e cheias de combos.

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Augúrio está munida apenas com uma espada, mas pode desbloquear novas habilidades acumulando XP ao derrotar inimigos. Suas habilidades são simples e funcionais: ela pode fazer combos rápidos e combos fortes, esquivar e usar pulo duplo. Conforme vai evoluindo, o jogador habilita novas habilidades, como segurar e jogar inimigos ou objetos para longe, congelar o tempo por alguns segundos, usar um dash muito rápido e mais.

Além disso, o game possui vários baús escondidos e itens destrutivos que dão cristais de âmbar, que são usados para comprar melhorias, como aumentar o HP, o poder dos ataques e etc. Cada um dos personagens que acompanhamos com Augúrio também possuem habilidades especiais ativadas durante os combates, além de possuírem um lore próprio para cada um, desbloqueados ao achar pedestais escondidos pelos cenários.

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Esse é um game muito divertido, com um combate rápido e muito satisfatório, mas um pouco repetitivo, pois existem apenas quatro mapas diferentes no game, que serão revisitados constantemente. Para fugir um pouco dessa repetição, existem portas trancadas com selos mágicos, que são abertas conforme avançamos no game e aprendemos como abri-las, liberando caminho para outros eventos e informações a serem encontradas.

Audiovisual

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Omensight possui um visual muito bonito. Seu estilo gráfico é o mesmo de Stories: The Path of Destinies. Aliás, ambos os jogos estão situados no mesmo universo! O visual de todos os personagens nessa verdadeira fábula é muito bem feito, levando em conta ainda que temos vários personagens com armaduras cheias de detalhes.

O game tem cenários muito belos e com arquiteturas incríveis, com ruínas gigantescas, cidades em ruínas e calabouços sombrios. As câmeras do game ainda valorizam os cenários, trazendo paisagens panorâmicas em áreas sem inimigos e focando nas arenas na hora dos combates, para não comprometer o jogador apenas mostrando cenário sacrificando o que importa.

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

A trilha sonora do game casa perfeitamente com a ação e o clima de urgência que o game mantém. O game é inteiramente dublado em inglês, com um excelente trabalho de vozes, especialmente com os quatro personagens que acompanhamos no game. Augúrio é muda, por isso todo o diálogo fica por conta dos outros personagens. Felizmente, para os jogadores não muito familiarizados com inglês, o game está inteiramente traduzido para português brasileiro nas legendas e menus. Há alguns poucos errinhos aqui e ali, mas no geral a tradução está excelente.

Conclusão

Análise Arkade: Viaje no tempo e impeça o fim do mundo em Omensight

Omensight é um game bem envolvente, com uma trama cheia de plot twists e vários segredos a serem descobertos. Apesar de sofrer um pouco com a repetição de seus mapas ao revisitá-los várias vezes, o game ainda se mantém divertido e interessante até seu confronto final, com uma batalha desafiadora e muito empolgante.

Se você gostou de Stories: The Path of Destinies, então dê uma conferida em Omensight, ele mantém seu sistema de reescrever sua história a cada partida, mas aqui, toda alteração que você faz é somada para a trama principal, que se desenrola de acordo com os caminhos que você toma e as pistas que descobre pelo caminho.

Omensight foi lançado no dia 15 de maiocom versões para PC Playstation 4.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais