Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

26 de julho de 2018

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Esqueça tudo o que você sabe sobre jogos de sinuca para videogames: Pool Panic é uma aventura maluca com elementos de sinuca e cara de desenho animado que é simplesmente muito legal!

Mais ou menos um jogo de sinuca

Quando se fala em jogos de corrida, há uma distinção óbvia que quase todo gamer conhece: existem os jogos tipo simulador, que buscam trazer uma experiência realista e detalhada; e os jogos tipo arcade, mais interessados em velocidade e diversão.

Nos jogos de sinuca, porém, parece que a indústria sempre focou-se na simulação: desde os os tempos do saudoso Side Pocket até o ultrarrealista Pure Pool, parece que as produtoras nunca se preocuparam em fazer um jogo “tipo arcade” de sinuca. Até agora.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Um dos raros momentos em que Pool Panic realmente parece um jogo de sinuca

Pool Panic é mais ou menos isso: um jogo arcade de sinuca, que coloca elementos básicos da sinuca de verdade — com direito a uma física relativamente realista — em um universo cartunesco, onde controlamos uma bola branca fanfarrona que deve encaçapar todas as outras bolas que aparecerem em seu caminho.

Mundo aberto + sinuca

A jogabilidade de Pool Panic se divide em dois momentos: temos a exploração de um vasto mundo aberto e a sinuca propriamente dita. O mundo aberto, na verdade, tem a função de um enorme hub: através dele acessamos as dezenas de fases disponíveis, que são os desafios temáticos de sinuca que correspondem ao cerne do game.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Essa é a visão do mundo aberto do jogo

No mundo aberto, estamos limitados a caminhar para lá e para cá, mas quando acessamos uma fase é que o jogo mostra sua verdadeira face: ainda que possamos controlar livremente a bola branca pela mesa, devemos usar o bom e velho taco para dar tacadas e encaçapar as outras bolas.

Neste ponto, pode se dizer que ele se comporta quase como um jogo de sinuca tradicional: podemos definir a direção da tacada, e antever a trajetória que a bola irá fazer. Aí basta escolher se quer dar uma pancada forte na bola ou só um toquinho de leve, e mandar ver. Como no jogo real, a bola 8/preta deve ser a última a cair.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Se parasse por aí, seria quase como qualquer outro jogo de sinuca. Mas não para: cada bola no jogo é um ser vivo dotado de personalidade, e nem todas irão aguardar placidamente no lugar: há bolas que irão fugir de você. Há bolas que irão se esconder. Há bolas que irão te atacar, e outras que precisarão ser atraídas. Há até “bolas-goleiras” que irão impedir que outras bolas caiam.

Na real, há bolas aqui que nem são bolas: há fases em galinheiros onde vamos encaçapar galinhas gorduchas, e lagos onde peixes em forma de bolas vivem. Há bolas motoqueiras, bolas escoteiras, bolas fazendeiras, bolas patinadoras, bolas-esqueletos, e muitas outras mais, e cada tipo de bola tem algum comportamento específico.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Não parece, mas isso é um jogo de sinuca! XD

Falando nisso, confira meu gameplay de uma das fases que envolvem as bolas motoqueiras. Não há caçapas, o lance é derrubar todas de suas motos sem cair:

Isso rende fases totalmente malucas,onde o princípio básico — encaçapar todas as bolas, deixando a preta por último — se mantém, mas é distorcido pelo temperamento das bolas, o layout da “mesa”, ou até mesmo o comportamento das caçapas! São mais de 100 fases diferentes, e a variedade de situações que vemos aqui realmente impressiona: o jogo consegue ir ficando mais e mais maluco conforme avançamos!

Coletando troféus

Em cada fase de Pool Panic, podemos ganhar 4 troféus, se cumprirmos diferentes objetivos: concluir o desafio dentro do tempo estipulado, não ultrapassar o número de tacadas proposto, não derrubar a bola branca nenhuma vez, e encaçapar todas as outras bolas antes da preta — não é obrigatório “limpar” a mesa, mas se não fizer isso, você perde esse troféu.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Essa bola laranja de patins foge de você, bata nela indiretamente

Na teoria isso é fácil, mas não se engane: seja pelo layout da “mesa” (que geralmente nem é uma mesa) ou pelo comportamento das bolas, estourar o cronômetro ou o número de tacadas acontece muito. E há portas secretas que vão se abrindo conforme você acumula troféus, de modo que o jogador que quiser fazer 100% nesse jogo terá que suar a camisa. Confesso que ainda não cheguei lá (falta um bocado, na verdade), mas continuarei tentando!

Permita-me dar alguns exemplos de como as coisas podem ficar malucas: em uma fase que rola em uma área de acampamento, há bolas “escondidas”, que você deve atrair fazendo coisas bem específicas. Para atrair as bolas-guaxinins (?!),é preciso bater na churrasqueira, o que vai derrubar a comida e atrair os bichos. Já para atrair os escoteiros que estão fechados em suas barracas, você precisa hastear a bandeira até o topo — algo que eu descobri muito sem querer.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Outro bom exemplo: estava mandando bem nas fases com tema de fazenda, mas sempre acabava uma delas deixando de entregar 6 bolas. Não havia nem sinal delas na tela. Por acaso, uma tacada fez a bola bater em uma cerca, que caiu, e permitiu que uma bola-raposa invadisse a “mesa” (?!), entrando no galinheiro e assustando as galinhas que fugiram de lá. Sacou? As galinhas eram as bolas que faltavam, mas a única maneira de fazê-las sair do galinheiro era atraindo a raposa!

Falando nisso, aí vai uma fase de galinheiro (essa é mais direto ao ponto, não foi nela que eu fiquei um tempo preso):

Esse tipo de situação inusitada e nonsense acontece muito em Pool Panic, e é o responsável por boa parte da graça do jogo: poucas bolas ficam paradinhas no lugar esperando para serem encaçapadas, aqui o comportamento das diferentes “espécies” de bolas rende momentos absurdos e divertidos que funcionam quase como pequenos puzzles, que você precisa desvendar se quiser botar todas na caçapa… e olha que eu nem mencionei que há caçapas que se fecham, mudam de lugar e outras maluquices!

Audiovisual

Há algum tempo, o Destructoid chamou Pool Panic de “o Rick and Morty dos jogos de bilhar”, e essa descrição combina perfeitamente com o jogo: seu visual cartunesco desenhado à mão é incrível, carismático e cheio de personalidade. Não por acaso, o game é distribuído pela Adult Swin Games, braço gamer da empresa que é responsável por Rick and Morty.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Quando você manda bem, recebe um óculos escuros no melhor estilo “deal with it”

O jogo não possui muitas vozes, mas compensa isso com uma trilha sonora tão variada quanto maluca, que combina perfeitamente com a pegada do game. Ainda que os personagens não falem, eles soltam resmungos, suspiros e gritos com vozinhas de desenho animado que deixam tudo ainda mais cômico.

Para não dizer que tudo são flores, a câmera tende a ser meio problemática. Ela é fixa, de modo que elementos maiores do cenário — tipo estátuas ou grandes construções — podem acabar escondendo coisas menores. Tornar as coisas transparentes quando nos aproximamos minimizaria esse problema, e espero que este recurso seja adicionado no futuro.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Há desafios do tipo “limpe a mesa em uma tacada”, como em Side Pocket

Vale ressaltar ainda que Pool Panic chega ao Brasil com legendas e menus em português brasileiro! Jogando no PC (antes do lançamento) eu tive um pequeno problema com textos e diálogos que não apreciam, mas relatei o problema aos desenvolvedores via Twitter e eles, muito solícitos e prestativos, logo identificaram o problema e resolveram. Ponto também pelo atendimento e presteza no feedback! 🙂

Conclusão

Pool Panic é, desde já, um dos jogos mais divertidos e sem noção do ano. A mistura de sinuca com aventura e mundo aberto dele funciona muito bem, e o absurdo volume de criatividade injetado em cada fase torna cada desafio único, ainda que apoiado no conceito básico da sinuca que é “use a bola branca para encaçapar as outras bolas”.

Análise Arkade: Pool Panic é um jogo de sinuca divertido e sem noção

Tal qual o recente Yoku’s Island Express –uma maravilhosa mistura de MetroidVania com Pinball que você precisa jogar — o que temos aqui é um mix que surpreende por sua qualidade, tanto em termos de gameplay quanto de audiovisual. Um jogo claramente feito com capricho e cuidado… talvez sob efeito de algum entorpecente, mas não estamos aqui para julgar! 😀

Se você curte bilhar e não tem medo de experiências diferenciadas, pode vir sem medo. Porém, não venha esperando um Side Pocket da vida: a pegada aqui é outra, e é justamente por isso que Pool Panic é especial.

Pool Panic foi lançado em 19 de julho, e está disponível para PC (via Steam) e Nintendo Switch.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais