Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

23 de maio de 2024
Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

Chega de ser a donzela em perigo! Em Princess Peach Showtime, a princesa mais famosa do mundo dos videogames é quem fica sob as luzes do palco (trocadilho intencional) em uma aventura leve e divertida, perfeita para jogadores mais novos!

Salvando o mundo (e o teatro)

Princess Peach Showtime nos convida para um evento especial em um belo teatro no Reino dos Cogumelos: o Festival das Estrelas. A celebração homenageia a harmonia e a união entre os diferentes reinos.

Harmonia essa que não dura muito, uma vez que as festividades são interrompidas pelo aparecimento de Rubi, uma misteriosa vilã mascarada. na companhia dos Uvaparsas, seus capangas, ela planeja, com o perdão do trocadilho, transformar a festa em uma tragédia. Para piorar, ela aprisonou os Ribaltinos (que são tipo os habitantes/atores do Teatro Esplendor), e colocou seus comparsas no lugar deles.

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

Eis que surge Estela, uma simpática estrelinha que é a guardiã do Teatro. Ela empresta um pouco de seus poderes para Peach — que se manifestam na forma de uma fita mágica, que lhe permite interagir com o cenário, atordoar inimigos e, principalmente, trocar de roupa para assumir diferentes papéis. Juntas, Peach e Estela vão enfrentar esta nova trupe de malfeitores que ameaça a paz do Reino dos Cogumelos.

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

É uma trama simples e que, convenhamos, não se afasta tanto assim das tretas entre Mario e Bowser. Porém, tudo é muito bonitinho e carismástico, e o clima “teatral” transborda para todos os elementos do jogo. Sem contar que, é bom vermos a Peach como uma mulher corajosa e capaz, que não precisa ser salva em outro castelo, para variar.

Encenando diferentes papéis

Em uma primeira olhada, Princess Peach Showtime parece um jogo de plataforma 2.5D bastante tradicional. Porém, o fato de estarmos em um Teatro dita o tom de todo o jogo, e também é incorporado à jogabilidade e ao level design de forma muitos criativas.

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

A maior adição em termos de gameplay é a possibilidade de trocarmos “figurino” da protagonista. No melhor estilo “Barbie Profissões”, a Princesa pode equipar diferentes trajes, e além de mudarem seu visual, cada roupa lhe concede habilidades únicas.

O mais legal é que as roupas são utilizadas em fases específicas, feitas sob medida para tirar proveito do conjunto específico de habilidades. Ou seja, você não escolhe a roupinha que vai usar, cada traje só pode ser usado em fases específicas, que foram pensadas para ele.

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

Por exemplo, usando seu traje de Vaqueira, Peach pode laçar seus inimigos em fases com temática faroeste que envolvem perseguições a cavalo e muito mais. Já o gameplay da Peach Detetive envolve resolução de puzzles e coleta de pistas.

Alguns trajes são totalmente focados em ação, como a Peach Kung Fu, cujas fases são essencialmente beat ‘em up. A Peach Ninja, por sua vez, brinca com stealth e furtividade. Algumas roupinhas trazem desafios mais lúdicos (e estranhos) como as fases da Peach Confeiteira, que envolvem basicamente decoração de bolos e biscoitos (?!).

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

Há uma grande variedade de trajes, e como somos “obrigados” a trocar de roupinha o tempo todo, o jogo é bem dinâmico e não fica repetitivo. Estamos o tempo conhecendo novas roupas, habilidades e fases e, conforme liberamos novos andares do teatro, vamos tanto liberar novos trajes quanto abrir novas fases para os trajes que já tínhamos.

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

Mesmo com toda essa variedade, Princess Peach Showtime é um jogo fácil e agradável, com algumas opções de acessibilidade que facilitam ainda mais as coisas para os novatos. Vejo este jogo como uma ótima pedida para quem tem crianças em casa, e as meninas sem dúvida vão adorar uma aventura protagonizada por uma Princesa!

Audiovisual

Embora não tenho sido produzido pela Nintendo (que atuou apenas como publisher/distribuidora), Princess Peach Showtime sem dúvida é um jogo que carrega o padrão de qualidade da marca. O visual é colorido, fofinho e esbanja carisma. As animações da Peach em si são muito graciosas e delicadas — repare como ela corre segurando a saia, como é bonitinha.

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

No que diz respeito aos cenários, novamente o aspecto teatral do jogo enriquece a experiência. Afinal, cada fase representa uma peça e tem sua própria temática e uma identidade visual muito própria. Há fases com temática faroeste, outras que rolam em florestas, castelos, ou no fundo do mar. Não falta variedade nas locações, e sempre há efeitos bem “teatrais” na troca de cenários, como se fosse um palco se rearranjando.

O jogo também esbanja fofura com seus efeitos visuais. Há todo momento você vai ver arco-íris cortando a tela ou explosões de pétalas e estrelinhas coloridas. As próprias mudanças de traje da Peach chegam acompanhadas de breves animações no melhor estilo “Guerreiras Mágicas de Rayearth” que são super charmosas.

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

No departamento sonoro, temos músicas que combinam perfeitamente com a temática de cada fase. Aas músicas não são particularmente marcantes, mas sem dúvida contribuem com a ambientação.

Ainda que não haja muitas falas “de verdade” no jogo, Princess Peach Showtime é mais um exclusivo Nintendo que chega ao Brasil em português brasileiro. E o trabalho de localização é tão bom quanto o de Super Mario Bros Wonder, com muitos trocadilhos bem sacados (como Uvaparsas, por exemplo).

Conclusão

Princess Peach Showtime é uma ótima adição à biblioteca de exclusivos da Nintendo. Criativo, cativante e gostoso de jogar, ele sem dúvida é focado em um público mais novo, mas também pode agradar aos gamers mais calejados pelo fato de ser, de certo modo, um spin off de uma franquia (e de um universo) que atravessa gerações.

Análise Arkade: Princess Peach Showtime esbanja fofura e criatividade

Não venha esperando um desafio cabeludo. O foco aqui é na diversão leve e acessível. Mas, os trajes deixam tudo mais divertido, e a grande quantidade deles consegue deixar a campanha bem dinâmica e variada. Tudo isso envelopado por um departamento audiovisual encantador e uma bem-vinda localização PT-BR.

Se você é fã do Reino do Cogumelo e da forma lúdica com que a Nintendo trata esses personagens, sem dúvida vai ter boas horas de diversão com Princess Peach Showtime. E se você tem uma filha/sobrinha/irmãzinha em casa, pode ter certeza que, depois da corajosa e heroica Princesa Peach que vimos no filme, temos aqui uma versão corajosa e arrojada da protagonista — mas que nunca deixa de ser graciosa e adorável.

Princess Peach Showtime está disponível para Nintendo Switch. O jogo possui menus e legendas em português brasileiro.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais