Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

4 de agosto de 2018

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Remothered: Tormented Fathers é um novo game criado por Chris Darril em parceria com a Stormind Games. O game é o primeiro capítulo de uma trilogia de terror, que chegou para os PCs e consoles com uma aventura bem interessante.

Venha conosco explorar uma nova mansão sombria para descobrir tenebrosos segredos e tentar sobreviver a um terror bem competente e cruel. Confira aí nossa análise completa do game!

O confuso primeiro capítulo da trilogia

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Remothered: Torment Fathers é uma história contada atrás da narrativa de uma simpática personagem chamada Madame Svenska, uma senhora contando uma antiga história para um repórter em uma época atual. Ela relembra o trágico caso da família Felton, contando a história vivida pela personagem Rosemary Reed na década de 80.

Rosemary Reed é a protagonista do game, ela viaja até a mansão da família Felton para investigar o desaparecimento de Celeste, a filha dos Felton, que desapareceu na década de 70. O que seria apenas uma simples conversa com o senhor Felton rapidamente se transforma em uma luta pela sobrevivência, com Rosemary presa dentro da mansão e tentando sobreviver a dois grandes perigos, o enlouquecido Sr. Felton e a demoníaca Freira Vermelha.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Seu objetivo então é fugir vivo da mansão, enquanto tenta descobrir mais segredos da família Felton. Mas essa não será uma tarefa fácil, você sofrerá muito até chegar ao final. E também ficará muito confuso. O game propositalmente não entrega todas as respostas para as suas perguntas, deixando o plot aberto para suas futuras duas sequências.

O problema disso é que o game acaba ficando muito confuso. O game possui alguns plot twists interessantes, daqueles que você entende bem a situação quando eles ocorrem, mas 5 minutos depois já não entende mais nada com novas informações adicionadas. A forma com a qual o game conta a sua história, através dos diálogos de personagens e de documentos encontrados pela mansão, acabam confundindo um ao outro.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Ao final do game, o que fica é um grande ponto de interrogação, sendo que provavelmente você terá sim entendido toda a história, mas não conseguirá dizer se entendeu tudo certo ou não. O game tem sim um enredo bem interessante e envolvente, mas é prejudicado pela forma como é contado, pois os diálogos entre os personagens são meio atropelados, quando um personagem está terminando de falar, outro já está falando por cima dele e se você não prestar bem atenção nas legendas, vai se perder fácil.

Um assustador mas frustrante Survival Horror

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Remothered: Tormented Fathers é um Survival Horror em terceira pessoa com um estilo que lembra mais os clássicos do gênero, com um toque de modernidade. No game, Rosemary é uma personagem fraca, incapaz de lutar contra seus perseguidores, mas que é capaz de se defender. A principal mecânica do game é o uso de stealth para evitar ser visto pelos inimigos.

Os controles de Rosemary são simples, além da movimentação padrão (andar, correr, agachar-se), ela pode coletar itens de distração, itens de defesa e itens chave. Os itens de distração são de três tipos: Arremessáveis, que podem ser jogados em algum lugar para chamar a atenção de inimigos ou atordoá-los brevemente. Colocáveis, que podem ser colocados em portas para restringir ou atrair inimigos, como fechar uma porta com corda ou colocar um sino para saber a localização de um inimigo. E os itens colocáveis no chão, como bonecas e caixas de música, que geram sons que atraem os inimigos.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

O objetivo do game é explorar a mansão em busca dos itens chave para a resolução de puzzles. O game não oferece um minimapa ou indicadores de onde você tem que ir, o que atrapalha muito no começo do game, quando você não conhece o layout da mansão. Felizmente a mansão não é muito grande, então você nunca ficará perdido. O problema é que o game não é muito claro quanto ao que você deve fazer, além de possuir um excesso de backtracking.

A mansão possui 4 andares, contando o subsolo e o térreo. Em dado momento, você vai se deparar com um puzzle que requer que você ache um item, sem qualquer indicação sobre onde ele está. Um puzzle bem irritante demanda que você suba e desça as escadarias da mansão pelo menos três vezes, numa ida e volta que acaba sendo bem tediosa, e difícil, por conta dos inimigos.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Os inimigos são um grande empecilho em seu progresso, por dois motivos: Primeiro porque afinal de contas esse é o objetivo deles. E segundo porque eles são muito bons nisso. E a razão disso é que eles sempre estão convenientemente no meio do caminho para um lugar que você deve ir. Por exemplo, se você estiver no primeiro andar, você pode atrair um inimigo com alguma distração para abrir seu caminho até o segundo andar, em que você fará o que precisa fazer. Depois disso, você precisará voltar até o primeiro andar, e o inimigo convenientemente aparecerá no seu andar, obstruindo as escadas.

A aparição de um inimigo em um certo andar não é sempre aleatória, os inimigos tem audição excelente, e correrão rapidamente para qualquer foco de som, inclusive os sons de seus passos. Se você correr, as chances são grandes de seus passos serem ouvidos, o que atrairá os inimigos. Por conta disso, você passará a maior parte do game andando agachado, o problema é que Rosemary é muito lenta, e andar dessa forma leva uma quantidade enorme de tempo.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Principalmente se um inimigo estiver perto, você não conseguirá se esconder a tempo andando agachado, sendo obrigado a se levantar e correr, o que imediatamente revelará sua posição. Se os inimigos te encontrarem, se inicia uma perseguição de gato e rato até que você consiga se esconder, mas é exageradamente difícil fugir dos inimigos.

Os inimigos são rápidos e sempre te alcançarão, para tentar não ser atacado, você pode tentar usar um botão para se esquivar de ataques, mas perdendo fôlego no processo. Você pode jogar objetos nos inimigos e atordoá-los por breves segundos, e se você for pego, pode usar o seu item de defesa para escapar. Os itens de defesa são objetos como facas, chaves de fenda e pequenas pás de jardinagem que você finca no inimigo para atordoá-los. Porém eles são de uso único, a menos que você melhore um item em alguns pontos específicos da mansão, mas ainda assim, após todos os usos de um item, ele é perdido.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

O problema é que quando você usa um item de defesa para não ser morto, o game exibe toda a animação de Rosemary apunhalando o inimigo, que dá alguns passos para trás e retira o item de seu corpo. Essa animação é longa e desperdiça muito tempo, pois só depois do inimigo remover o item que você retoma o controle e pode tentar fugir. E por culpa dessa animação muitas vezes o uso do items de defesa se torna inútil, pois os inimigos se recuperam muito rápido e já voltam a correr atrás de você.

Por serem tão implacáveis, encontrar esses inimigos é um verdadeiro terror, causando um bom susto e um bom clima de medo. Isso aliás é um ponto forte do game, ele foi o único Survival Horror novo que joguei nos últimos tempos a me causar tensão de se jogar. Enquanto outros games até causam um susto ou outro, muitas vezes eles não conseguem manter sua atmosfera de terror e tensão, como no caso de Agony, que apesar de toda a sua violência visual, chega num ponto que já não impressiona mais.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Algo interessante do game é que ele usa um sistema de save manual. Para salvar o game você deve encontrar espelhos com metrônomos. Basta interagir com eles para salvar. Acontece que existem poucos desses espelhos na mansão, e se você morrer antes de salvar, terá que voltar todo o caminho até seu último save. E levando em conta que os inimigos do game sempre vão estar exatamente na frente de onde você deve ir, você terá que salvar bastante por segurança.

Audiovisual

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Remothered: Tormented Fathers tem um belo visual. A mansão do game é cheia de detalhes e sujeira. O game se passa durante uma noite de tempestade, e por razões de enredo, ela é muito escura. Por conta disso você precisará muitas vezes usar uma lanterna para poder ver o que há na sua frente. Mas a lanterna também atrai inimigos, o que o fará andar no escuro para evitar ser encontrado.

Os personagens tem um visual bem feito, em especial a Freira Vermelha, com sua roupa tenebrosa e sua arma, simplesmente uma coluna vertebral usada como lança. As animações dos personagens são um pouco estranhas, meio duras e oscilantes, como bonecos se balançamento em certos momentos.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

O visual da mansão se torna muito melhor graças ao efeitos de iluminação, com as luzes fracas de lamparinas e velas, o brilho azul de relâmpagos ou a luz opaca da lanterna de Rosemary. Mesmo sendo muito escuro, esse é um game com um cenário bem bonito e cheio de detalhes.

O game tem um departamento sonoro muito competente. Os personagens são dublados em inglês, e fora o fato de suas falas se atropelarem, a dublagem é decente. As falas inclusive servem de alerta, pois seus inimigos estão constantemente falando sozinhos, o que ajuda a tentar saber se eles estão próximos, além de prestar atenção nos sons de seus passos, apesar disso muitas vezes pregar peças. Se o inimigo estiver em um andar acima ou abaixo, mas próximo de sua posição, você os ouvirá muito alto, como se estivessem em sua frente.

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

O game tem uma boa trilha sonora, com sons bem agressivos que montam uma ótima atmosfera pesada. As músicas são usadas como indicativo de perigo, se não houver nenhuma música, você está seguro, sem nenhum inimigo próximo. E quanto mais próximo você se aproxima do inimigo, a música começa a tocar, primeiro com batidas rítmicas bem baixas, que vão aumentando mais e mais até comporem uma tenebrosa melodia que causa uma forte sensação de urgência.

O game conta com menus e legendas em português brasileiro, com um ótimo trabalho de tradução, contendo expressões tipicamente brasileiras, além de muitos palavrões corretamente utilizados.

Conclusão

Análise Arkade: O confuso mas promissor terror de Remothered: Tormented Fathers

Remothered: Tormented Fathers é um game com muito potencial, mas que sofre por ter um enredo muito confuso e por seu gameplay que não te ajuda muito a saber o que fazer e a fugir dos inimigos. Apesar disso, o game entrega uma experiência interessante e imersiva, com uma atmosfera pesada que realmente causa uma boa tensão.

O game é um tanto curto, podendo ser terminado em cerca de 6 horas. Os próximos games da trilogia serão lançados nos próximos anos, ainda sem mais detalhes sobre quando. Vamos esperar para que o próximo game aprenda com os erros dessa introdução, melhorando o que não se saiu muito bem para entregar uma experiência ainda melhor, em especial na forma como sua história é contada.

Remothered: Tormented Fathers foi lançado originalmente em janeiro para PCs, e chegou ao Playstation 4 Xbox One no dia 25 de julho

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais