Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

26 de abril de 2023
Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

Quando a Capcom anunciou que estava trabalhando em Resident Evil 4 Remake, ela alcançou um momento que muito foi especulado se um dia chegaria: recriar o game mais popular de toda a série Resident Evil e o divisor de águas para toda a franquia.

Obviamente, apenas a ideia de um remake desse clássico gerava debates sobre sua necessidade. Afinal Resident Evil 4 é um dos, se não o game com mais ports já feitos até hoje. Porém, a Capcom tinha uma grande vantagem a seu lado: O excelente remake de Resident Evil 2 e o não tão excelente, mas ainda muito bom remake de Resident Evil 3.

E demorou, mas enfim chegou a hora de nós aqui na Arkade falarmos de Resident Evil 4 Remake, que é, sem sombra de dúvida, uma verdadeira obra prima que respeita e melhora o clássico de 2005! Então, prepare-se para explorar o macabro vilarejo no interior da Espanha e venha conosco conferir nosso review completo!

Ah, mas não posso continuar antes de dizer uma coisa muito importante: ¡Detrás de ti, imbecil!

O Resident Evil que mudou Resident Evil

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

A série Resident Evil, como praticamente todos sabem, foi a criadora do gênero Survival Horror, em que o jogador explora mapas grandes divididos em corredores e salas, enfrentando zumbis e outras criaturas monstruosas, com a distinta característica de ter recursos e inventário limitados. Munições e itens de cura são escassos, e se você desperdiçá-los, terá muita dificuldade. E, é claro, a série era marcada por sua perspectiva de câmeras fixas e jogabilidade de tanque.

Mas Resident Evil 4, quando foi lançado, mudou toda a fórmula. Saíram os zumbis, as câmeras fixas foram trocadas por câmera de ombro, e munições agora não eram mais um recurso escasso, pois era dropada pelos monstros e inimigos mortos. Essa drástica mudança, que afastou o game do Survival Horror tradicional e a colocou no caminho do gênero da ação, por incrível que pareça não foi odiada pelos fãs. Pelo contrário, Resident Evil 4 é o game mais popular de toda a franquia!

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

Se pararmos para analisar, é como se os remakes do segundo e terceiro game estivessem pavimentando o caminho para este momento. E se isso foi intencional ou não, não importa. O que importa é o resultado, que é excelente!

Resident Evil 4 Remake segue a mesma história do original de 2005: Ashley Graham, a filha do presidente dos Estados Unidos, foi sequestrada e levada para algum lugar no interior da Espanha. Para resgatá-la, o governo envia apenas um único agente, Leon S. Kennedy, sobrevivente de Raccoon City que tornou-se agente especial.

Logo que chega no local em que supostamente Ashley está sendo mantida, não demora muito para Leon ter uma noção do que está acontecendo. Ao entrar em uma cabana e tentar conversar com seu morador, ele acaba sendo atacado, e ao se defender, nota algo fora do comum, seu atacante não morre tão facilmente assim. E não demora muito para ele encontrar um vilarejo cheio de pessoas extremamente violentas e muito resistentes a tiros.

Essas pessoas, chamadas de Ganados, fazem parte de um estranho culto chamado de Los Iluminados. O culto está usando um parasita antigo, chamado de Las Plagas, para controlar mentalmente as pessoas para executar as ordens de um misterioso líder, chamado Osmund Saddler.

A missão então é: Resgatar Ashley, fugir com vida e impedir Saddler de alcançar seu objetivo de controle mundial usando o Las Plagas e Ashley como serva.

Mudanças em relação a história

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

Resident Evil 4 Remake possui quase tudo o que o original possuía, falando especificamente em termos de história. Todas as falas, piadinhas de Leon, Luis Sera sendo charmoso, os encontros com Ada Wong e é claro, Ashley sempre seguindo Leon enquanto tentam fugir. Porém, todos os personagens foram retrabalhados e ficaram muito melhores do que no game original. Todos, exceto Ada.

Primeiramente, temos que falar de Ashley, personagem que por quase 20 anos ficou marcada como uma das mais chatas da história dos video games, ao lado de Navi, de The Legend of Zelda: Ocarina o Time. A Ashley do remake é uma personagem completamente nova. Ela é carismática, inteligente, útil e, acima de tudo, não é um estorvo gigantesco como no original.

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

Pessoalmente nunca tive problemas nem com Ashley e nem com a Navi, sempre interagi com ambas em seus games de forma bem tranquila, mas sabendo bem o quanto o público as odeia, é importante deixar bem claro aqui como Ashley está 100% melhor. Mais pra frente falaremos sobre como é escoltá-la pelo game.

Luis agora possui muito mais tempo de jogo, participando ativamente inclusive de longos trechos de gameplay, que vão além do icônico trecho da cabana na chuva. Sua história foi expandida, mostrando um pouquinho mais de seu passado e as motivações para suas ações e constantes desaparecidas após interagir com Leon.

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

Outro personagem que ficou muito melhor foi Jack Krauser, o ex-mentor de Leon. Seu passado, bem como as motivações para seus atos, foram mais exploradas, adicionando ao personagem mais “veracidade”, ou pelo menos dando uma melhor explicação para sua presença ali.

Infelizmente Ada foi uma personagem que acabou injustiçada. No original, suas aparições sempre eram momentos altos do game, com a personagem cheia de mistérios, provocando Leon e sempre deixando-o logo em seguida. No remake isso não mudou, mas a forma como essas interações ocorrem não ficou tão boa assim. Ada aparece, fala umas duas ou três frases, e some. É difícil explicar exatamente o que está faltando, mas creio que dá pra se dizer que é a “química” entre ela e Leon, que está bem ausente aqui. As cenas deles parecem muito mais com dois ex se encontrando e não sabendo como reagir na presença um do outro, bem diferente do original.

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

Os chefões do game também receberam mais interações, o que os deixou muito mais legais, principalmente o gigante Bitorez Mendez e o arrogante Ramón Salazar. Saddler, por outro lado, aparece menos na história, sendo propriamente introduzido apenas no trecho final do game, na ilha. Suas cenas anteriores a esse trecho foram substituídas por visões do líder emitindo ordens mentalmente via Las Plagas, ou então alterando certas cenas em que originalmente ele deveria aparecer. Essas alterações foram uma surpresa, por serem diferentes do original, mas não por isso piores.

E Leon, bem, não há muito do que falar, ele é o exato mesmo personagem do original de 2005, com seu humor ácido, seriedade em cumprir a missão e bem mais casca grossa após fugir com vida do inferno de Raccoon City.

Melhorias no gameplay

Resident Evil 4 Remake utiliza o mesmo estilo de gameplay dos Remakes do segundo e terceiro games, estes que foram baseados no estilo originalmente criado no Resident Evil 4 original. Ou seja, temos um shooter 3D com câmera de ombro e movimentação livre enquanto você está mirando.

A maleta de itens do game original faz seu glorioso retorno, e pode não parecer muita coisa, mas ela já era legal no original e continua legal no ramake, contando agora com algumas melhorias. Você pode comprar estilos diferentes de maletas, que dão vantagens diferentes. A maleta padrão aumenta o drop de munições de pistolas. A maleta vermelha aumenta o drop de ervas vermelhas, e por aí vai. Além disso, você pode equipar até 3 chaveiros em sua maleta, com cada um dando buffs passivos, como mais dano causado com certas armas, descontos na loja e ao fabricar itens e etc.

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

As armas do game estão incríveis, cada uma tem seus próprios status, vantagens e desvantagens. E o mais importante de tudo, nenhuma arma é inútil. Todas podem ser melhoradas e todas ficam verdadeiramente melhores quando você gasta uma grana com elas. Eu, por exemplo, fui do começo ao fim do game sem jamais me livrar da pistola inicial, ela é realmente muito boa e incrivelmente útil! Eu a usava muito mais que Espingardas e Metralhadoras ao longo do game!

Os poderosos golpes físicos em inimigos atordoados também estão de volta, com chutes giratórios capazes de derrubar todo mundo na sua frente, o absurdo mas estiloso suplex, e agora temos também abates táticos utilizando a faca.

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico
El Gigante está de volta!

De todos os itens presente no game, a faca de combate foi a que mais recebeu mudanças, e mudanças para melhor! Com ela é possível, além de atacar inimigos, defender-se de quase todo tipo de ataques e abater inimigos de forma instantânea. O remake contém a opção de andar agachado, adicionando um pouco de stealth ao game. Stealth é opcional, mas se você se aproximar de um inimigo sem ser notado, poderá matá-lo instantaneamente.

O uso da faca para defesa é algo muito legal, mas que demanda cuidado por parte do jogador, pois a faca agora possui durabilidade, quebrando se for usada além de seu limite. Usá-la para atacar ou defender-se diminuir sua durabilidade, mas em compensação, você pode se proteger de ataques de machados, golpes físicos, setas de balestras e até mesmo golpes mortais, como a motosserra do icônico Dr. Salvador!

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico
Com a faca, é possível até mesmo parar os ataques de motosserra do Dr. Salvador, mas a faca quebra logo em seguida!

Se sua faca quebrar, não se preocupe, é possível achar facas de cozinha ou facas de combate pequenas, com durabilidade menor, mas que servem como itens de defesa. E além disso, o icônico Mercador está de volta! O mercador infelizmente não teve uma “expansão” na história, como o Conde de Resident Evil Village. Ele está ali para vender itens, melhorar suas armas e comprar tesouros que você encontrar pelo caminho, e agora também pode passar missões secundárias!

Conforme você avança, encontrará bilhetes azuis pregados nas paredes, esses bilhetes habilitam missões secundárias bem simples, como caçar ratos, pescar, atirar em medalhões azuis escondidos (sim, os medalhões estão aqui!) ou derrotar inimigos poderosos. Ao cumprir essas missões, converse com o Mercador e ele o premiará com gemas de espinélio, que você pode usar para trocar por itens exclusivos, incluindo armas e peças de melhoria de armas, como coronhas e miras.

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico
Olha só quem está de volta, “Stranger”!

E por fim, vamos falar da Ashley Graham. Primeiro de tudo, como já dito, ela não é mais uma personagem insuportável que só te dá dor de cabeça e fica gritando “Leon! Help!”, ela é bem mais carismática, inteligente, útil e… muito mais fácil de escoltar!

No original, você podia ordenar Ashley a segui-lo, ficar parada ou se esconder em alguns lugares específicos. Além disso, você precisava ficar constantemente de olho na barra de vida dela, podendo aumentá-la, assim como você aumenta a barra de vida de Leon, com ervas amarelas. Agora, ela não possui mais barra de vida, então chega de se preocupar com ela morrendo toda hora. Agora, se Ashley receber um golpe, ela fica caída no chão, e se receber mais um único golpe, morre. Mas isso não é algo que acontecerá constantemente.

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

Você pode dar dois tipos de comandos a ela: Ficar próxima de você, ou ficar um pouco afastada. Manter ela próxima é o ideal quando você está correndo e principalmente quando está fugindo de inimigos. Manter ela afastada é o ideal para lidar com inimigos deixando-a afastada do perigo. Não importa se ela está longe ou perto, ela continuará te seguindo, nunca ficando para trás como alvo fácil. É claro que os Ganados e Los Iluminados vão tentar sequestrá-la novamente, e como no original, você deve atacar seu captor antes que ele fuja.

Ela ainda é útil na resolução de alguns puzzles e para abrir certas portas. Você pode ajudá-la a escalar um parede para que abra portas ou derrube escadas, além de ajudar em alguns puzzles que exigem duas pessoas. Resumidamente, não temo como não amar a nova Ashley, mesmo ela ainda sendo uma NPC de missão de escolta!

Audiovisual

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

A RE Engine mais uma vez mostrou todo o seu poder de processamento, pois Resident Evil 4 Remake é belíssimo. Jogá-lo no PC com as configurações de qualidade no máximo (pelo menos até onde meu PC aguentava), era incrível! E o game não deve em nada visualmente em suas versões de Playstation 5 e Xbox Series X/S! No Playstation 4 o game obviamente não é tão bonito assim, mas está longe de ser feio.

A qualidade visual do game é magnífica, e melhora muito mais quando vemos os cenários de Resident Evil 4 recriados de forma perfeita. O vilarejo inicial, o castelo de Salazar e a ilha militar. Vale mencionar que o mapa geral do game é diferente do original, algumas áreas foram largamente expandidas, outras reduzidas e umas poucas cortadas. Evitando spoilers para quem não jogou o original, mas sabe aquele chefão da parte da ilha, considerado por muitos o pior boss de todo o game (por motivos ruins)? Ele foi removido!

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico
Ramón Salazar e os assustadores Verdugos

Tudo foi feito de forma perfeita, os Ganados, o Las Plagas, El Gigante, Del Lago, Verdugo, Novistador, o insano Garrador e etc. Todos absurdamente grotescos e nunca deixando de impressionar por seus visuais. O nível de gore do game é altíssimo, apesar de que as cenas de morte de Leon parecem ter sido um pouquinho reduzidas em seu teor de violência. Ainda há todas aquela grotescas formas de morrer no game, mas um pouco menos visualmente impressionante, o que é uma pena. Mas se Leon agora “sofre menos” quando morre, os inimigos sofrem mais, muito mais!

O departamento sonoro do game também é excelente. Toda a ambientação sonora é construída de forma excelente. A combinação de visual e sons deixa muito claro que estamos jogando Resident Evil 4 novamente. Todas as icônicas frases dos Ganados e Los Iluminados estão aqui, como ¡Detrás de ti, imbecil!, ¡Ahi esta!, ¡Se que está ahi!, ¡Morir es virir!… Tudo está aqui! Alie isso a sons ambientes como madeira e metal rangendo, vozes de inimigos ao longe, chuva, vento e etc, e temos uma ambientação perfeita. Sem falar em alguns sons de menu clássicos que ainda estão aqui!

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico
Olha quem está aí, o bicho mais assustador de Resident Evil 4 (e um dos mais assustadores da série inteira)

Ah, e espere só até encontrar um dos Regenerados, Eles estão muito mais terríveis e assustadores que os originais! Esse icônico monstro que fez residência nos pesadelos de muitos jovens lá em 2005 voltou pronto para causar ainda mais terror em 2023!

Resident Evil 4 Remake ainda conta com localização completa em português brasileiro! Com menus, legendas e dublagem completa! A dublagem está simplesmente perfeita, com enorme destaque para os personagens principais e os chefões. As vozes de Leon, Ashley e Luis principalmente, casam perfeitamente com seus personagens!

Conclusão

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

Mais uma vez a Capcom fez justiça à série Resident Evil com este excelente Remake. Um remake especial, pois trata-se de uma recriação daquele que provavelmente seja um dos, se não o game mais popular de toda a produtora, além de ter, lá em 2005 definido o gênero de Third Person Shooters com câmera de ombro.

O game ainda oferece muito fator replay, com novas dificuldades e roupas para os personagens sendo habilitadas após terminar o game, com muitos desafios que recompensam o jogador com pontos para desbloquear artes conceituais e os modelos 3D dos personagens e inimigos. E falando sobre esses modelos, Resident Evil 4 original já possuía esses itens desbloqueáveis, na forma de “Pop-Caps”, pequenas figuras com bases de tampinhas de garrafa. As tampinhas infelizmente não fazem mais parte dos modelos, mas eles todos possuem falas com filtros como se fossem os bonecos de tampinhas de garrafa.

Análise Arkade: Resident Evil 4 Remake é o aperfeiçoamento de um clássico

O game ainda contém o divertidíssimo Modo Mercenários, que está muito robusto e incluindo vários personagens diferentes, incluindo Albert Wesker e até mesmo o icônico Hunk! E futuramente o game deverá receber via DLC a campanha extra Separate Ways, que mostra a perspectiva de Ada Wong dos eventos de Resident Evil 4.

Se você, por qualquer que seja o motivo, nunca jogou Resident Evil 4 (E olha que esse game só perde em número de ports para Doom, que tem port até para teste de gravidez), então Resident Evil 4 é uma excelente forma de conhecer este clássico, com uma nova roupagem e adaptado para a realidade atual. E, se você jogou o original, definitivamente vai adorar Resident Evil 4 Remake.

Resident Evil 4 Remake está disponível para PC, Playstation 4, Playstation 5 e Xbox Series X/S.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais