Análise Arkade: revisitando o sinistro Layers of Fear em Inheritance (DLC)

13 de agosto de 2016

Análise Arkade: revisitando o sinistro Layers of Fear em Inheritance (DLC)

Hora de retornarmos ao pesadelo de Layers of Fear! O excelente game de terror psicológico da Bloober Team recebeu uma expansão chamada Inheritance, que nos coloca na pele da filha do game original, para desenterrar segredos sombrios de seu passado!

Contextualizando

Lançado em 2015 para PCs e no começo deste ano para PS4 e Xbox One, Layers of Fear foi um dos games de terror mais interessantes que eu joguei nos últimos tempos. Você pode ler minha resenha completa dele neste link. Sua pegada menos “gore” e mais psicológica transformava uma casa vazia em um cenário digno de um pesadelo, enquanto um pintor solitário perdia o que lhe restava da sanidade em meio à lembranças e alucinações.

Análise Arkade: revisitando o sinistro Layers of Fear em Inheritance (DLC)

Por mais fragmentada que seja, a história do jogo original é boa, e deixa algumas pistas em aberto em relação à família do pintor, que no passado vivia ali. E é justamente este passado que podemos explorar em Inheritance, desta vez sob a ótica da filha do artista enlouquecido.

Voltando para casa

O game começa com a personagem — que pela voz já é uma jovem adulta — entrando naquela residência sombria. Munida de uma lanterna e muita coragem, ela irá revisitar os ambientes nos quais passara sua infância, tendo flashbacks e lembranças que remontam ao tempo em eu seu pai ainda não era totalmente insano, mas já mostrava sinais de psicopatia, instabilidade e violência.

Análise Arkade: revisitando o sinistro Layers of Fear em Inheritance (DLC)

O gameplay em si segue a mesma rotina do jogo original: explore os ambientes, abrindo portas e vasculhando em armários e gavetas. Vez ou outra surge um pequeno puzzle para você resolver, e coisas sinistras — como paredes que mudam de lugar, portas que se trancam de repente ou telas cujas belas pinturas viram aberrações grotescas — distorcem a realidade de formas bizarras e imprevisíveis.

A ambientação poderosa dita o clima mais uma vez: sons medonhos, alucinações terríveis e o próprio ambiente escuro e decrépito unem forças para criar uma atmosfera de tensão e terror digna das melhores obras do gênero. Até meros brinquedos de criança e simpáticos desenhos infantis conseguem se tornar assustadores aqui.

Análise Arkade: revisitando o sinistro Layers of Fear em Inheritance (DLC)

Ainda que seja mais curta que a campanha do jogo original, Inheritance tem uma história mais direta e menos fragmentada. A expansão deixa de lado o foco na insanidade para abordar temas de perdão e redenção. É possível chegar a mais de um final diferente, e quanto mais você explorar, mais irá descobrir sobre o passado da família que ali morava.

Infância sinistra

Enquanto caminha por salões, escritórios e quartos que marcaram sua vida, a protagonista tem diversos flashbacks, onde podemos controlá-la quando ainda era uma criança.

Análise Arkade: revisitando o sinistro Layers of Fear em Inheritance (DLC)

Nestes momentos, o jogo faz bom uso da perspectiva — aumentando móveis, esticando e distorcendo os cenários, como você pode ver na imagem acima — para tornar a mansão um lugar ainda mais assustador pelos olhos da garotinha.

Capturamos um breve momento de tensão de um destes flashbacks, confira abaixo:

Estes flashbacks traçam um panorama geral da época em que seu pai começou a demonstrar sinais de loucura: sua obsessão doentia por ratos, seus acessos de fúria por qualquer coisa, sua impaciência com a filha pequena e com a maneira inocente e colorida com que ela tentava retratar o mundo em seus desenhos infantis.

Análise Arkade: revisitando o sinistro Layers of Fear em Inheritance (DLC)

Pelos olhos da garotinha assustada que se tornou uma mulher ressentida, vemos bonecas e luminárias ganharem vida de maneiras abomináveis, pinturas se derreterem e pilhas de brinquedos se tornarem obstáculos intransponíveis. Não há loucura desta vez, mas o medo infantil por si só é capaz de alterar a realidade de formas ainda mais cruéis e assustadoras.

Uma jornada de redenção

Layers of Fear Inheritance agrega cerca de 3 horas de gameplay inédito ao game mas, mais importante que isso, agrega também mais história, mais conteúdo sobre o que aconteceu naquela casa sinistra. Seu gameplay é simples e nenhum puzzle é realmente complexo; o que vale aqui é a poderosa ambientação, que dita o clima de apreensão e suspense o tempo todo, ao mesmo que concede mais profundidade à trama como um todo.

Análise Arkade: revisitando o sinistro Layers of Fear em Inheritance (DLC)

Se você, como eu, curtiu Layers of Fear e estava querendo uma desculpa para revisitar este mundinho bizarro e distorcido, Inheritance é ideal para você. Explore com cuidado, busque todos os desenhos, pistas e flashbacks: há mais de um final para essa história, e é você quem deve encontrá-los.

Inheritance é um DLC de Layers of Fear. É preciso ter o jogo base para poder acessar o novo conteúdo. Ele foi lançado em 2 de agosto para PC, Playstation 4 e Xbox One, e está 100% legendado em português brasileiro.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais