Análise Arkade: Rise & Shine tem tiroteios, violência e ótimas referências
Rise & Shine pode parecer um jogo simpático, quase fofinho e propício para a criançada, mas não se deixe enganar: ele oferece um desafio de alto nível mesmo para gamers old school, muita violência e toneladas de ótimas referências, confira nossa análise!
Um garotinho, uma arma lendária e muitas referências
Rise & Shine conta a história de Rise, um garotinho que testemunha o início de uma colossal guerra no planeta Gamearth. Rise testemunha a morte do Legendary Warrior, guerreiro (que se parece muito com o Link, da série Zelda) que, em seu último suspiro, lhe entrega a lendária, inteligente e marrenta pistola Shine.
A missão de Rise é levar Shine até o Rei, que supostamente saberá o que fazer com ela para encerrar a guerra que assola o planeta. Claro que chegar até ele não será uma tarefa fácil, pois você irá encontrar hordas de naves, soldados, zumbis (não podem faltar, né?) e chefes gigantes e apelões, bem como alguns poucos mas bem sacados puzzles.
E quando eu digo chefes gigantes, é gigantes mesmo, no melhor estilo Metal Slug. Confira a primeira boss battle do jogo no vídeo abaixo:
A história é simples, mas ganha força pelo carisma dos protagonistas e pela ambientação em si: Gamearth é um mundo que presta homenagem a outros jogos, e você vai encontrar muitas referências bacanas a títulos famosos de ontem e de hoje. Sem exagero, o game possui referências para Capitão América nenhum botar defeito!
Dentre as mais bacanas temos Super Mario e Super Nintendo:
E outros elementos do Reino do Cogumelo:
Temos ainda Kid Icarus:
E uma (nem tão) sutil referência a Metal Gear Solid:
E essas são apenas algumas das várias referências do game. Nota 10 ao pessoal da Super Awesome Hyper Dimensional Mega Team (sim, esse é o nome da produtora) pelas boas sacadas!
Mire, atire, recarregue, morra
Ainda que o visual dê a impressão que Rise & Shine seja um side scroller, ele está muito mais para um twin stick shooter com uma pegada mais cadenciada, quase estratégica. Você segura o gatilho esquerda para sacar a arma, ajeita a mira com a alavanca analógica direita, e atira com o gatilho direito.
Para não ficar totalmente exposto, você pode buscar cobertura em pilhas de entulho (que ficam estrategicamente posicionadas em locais de combate), mas não abuse disso, pois os tiros inimigos acabam destruindo a sua cobertura, e certos tiros (bolotas de gosma verde) podem criar poças e lhe causar dano mesmo quando você está sob sua proteção.
Uma boa saída é atirar nos projéteis inimigos, mas isso demanda rapidez no gatilho e boa mira. Aliás, um diferencial de outros jogos do gênero é que aqui você realmente precisa recarregar sua arma. Não é necessário ficar catando munição, mas a recarga em si — que demora apenas 1 segundo, se muito — deve ser feita em momentos oportunos, pois existem inimigos (e tiros) que se aproximam muito rapidamente, de modo que este 1 segundo pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte.
Claro que morrer não é o fim: uma das habilidades que Shine concede ao seu portador é o respawn, algo que é muito útil, pois você vai morrer muito em Rise & Shine. Seja nos chefes gigantes, seja em hordas concentradas de inimigos ou por uma mina ou míssil teleguiado que te pega de surpresa. Morrer faz parte desta jornada.
Munição é poder
Você tem apenas a enorme pistola Shine como arma, mas vai encontrando diferentes munições para ela no decorrer da sua jornada. Balas eletrificadas, teleguiadas e explosivas irão incrementar o seu arsenal, e as maneiras criativas com que o game te “obriga” a alternar entre as diferentes munições é muito bacana.
Certos chefes precisam tomar dano em locais específicos (tiro teleguiado) durante as batalhas, e alguns super ataques deles podem ser desativados quando você acerta projéteis eletrificados em lugares bem específicos, como você deve ter reparado no vídeo da boss battle lá de cima.
Não é só isso: vez ou outra (menos do que poderia, na verdade) o jogo apresenta pequenos environmental puzzles onde você deve usar de formas criativas suas armas para superar obstáculos e acionar alavancas. O vídeo abaixo é um bom exemplo da boa utilização das diferentes munições fora de batalha:
Rise & Shine é um jogo relativamente curto, mas como seu desafio é alto, a campanha curta acaba parecendo mais longa, pois não serão poucos os momentos em que a gente fica “travado” em um chefe ou uma horda excepcionalmente grande de inimigos. A troca de munições e o timing dos reloads são elementos-chave para a vitória na maioria dos casos.
Audiovisual
Rise & Shine é um jogo muito bonito. Seu visual 2D tem a maior cara de desenho animado, e seus cenários são coloridos e muito detalhados. Os chefes gigantes se destacam, pois são enormes, ameaçadores e com dezenas de armas, lançadores de bombas e canhões por todos os lados.
Embora não tenha vozes, o departamento sonoro do game é muito bom, com ótimos efeitos e uma trilha sonora orquestrada que é sutil na maior parte do tempo, mas cresce nos momentos de tensão e nas batalhas contra chefes. Infelizmente o game está todo em inglês, então se quiser entender a história — que é desenvolvida através de cenas estáticas, com estilo história em quadrinhos — é fundamental que você entenda pelo menos o básico do idioma.
Conclusão
Rise & Shine pode parecer fofinho e simpático, mas não se deixe enganar. Ele é difícil, punitivo e até frustrante em muitos momentos, Mas, se você tiver fibra para perseverar, sem dúvida irá curtir esta jornada, que é old school e cheia de referências que você vai adorar descobrir.
Em alguns aspectos ele lembra um outro jogo com pegada old school e absurdamente difícil que foi lançado no ano passado: Rive, um ótimo shooter 2D que muito pouca gente jogou. Aqui, porém, a ação é menos frenética, mais cadenciada, mas o nível de dificuldade também é alto, e os puzzles e minigames salpicados pela campanha são muito bem-vindos.
Rise & Shine é mais um bom jogo de uma boa safra da Adult Swin. O game será lançado amanhã, dia 13 de janeiro, com versões para Steam e Xbox One. A versão usada para esta análise foi a de Xbox One.