Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

18 de julho de 2016

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

Song of the Deep é o primeiro metroidvania desenvolvido pela Insomniac Games, os mesmos que criaram a franquia Ratchet & Clank, em parceria com a GameTrust. Sendo também o primeiro game da produtora feito também para os PCs. Confira agora com a gente essa verdadeira exploração por águas desconhecidas tanto para a Insomniac, quanto para a jovem Merryn!

Um conto do mar, contado pelo pai, vivido pela filha

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

Song of the Deep é um game simplesmente cativante, nos transportando para o fundo do oceano em uma busca emocionante. Acompanhamos a história de Merryn, uma jovem garotinha que vive com seu pai pescador, e que é fascinada com todas as histórias e lendas que ele a conta, amando tudo sobre o mar. Um dia, o pai de Merryn saiu para pescar em seu barco, mas não retornou no fim do dia.

Preocupada, Merryn coloca em prática todo o seu conhecimento náutico, e utilizando sucata que encontrou aqui e ali, construiu um pequeno submarino e partiu para o fundo do oceano em busca de seu pai desaparecido, temendo pelo o que pode ter acontecido a ele. E assim, controlamos Merryn por um novo e belíssimo mundo submarino, inspirado por personagens da mitologia irlandesa.

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

O game conta a história do fundo do oceano enquanto progredimos, através de uma narradora que conta detalhes sobre Merrys e os lugares por onde passamos, nos contando um pouco da história dos Merrows e dos Fomoris, criaturas oriundas da mitologia irlandesa. Os primeiros, uma graciosa raça de sereias, e os segundos uma poderosa e terrível raça submarina que ameaçava a vida de todos no fundo do mar.

Assim, enquanto acompanhamos Merryn em busca de seu pai, descobrimos mais sobre esse mundo, e nos envolvemos com sua história e principalmente com seus perigos.

Um Metroidvania “de raiz”

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

Song of the Deep é um game do bom e velho estilo Metroidvania, e muito competente nisso. O game lembra principalmente o clássico Super Metroid do saudoso Super Nintendo, o que é um ponto muito positivo para. O mapa do game é enorme, cheio de labirintos e lotado de puzzles para resolvermos.

Um ponto forte do estilo Metroidvania aqui é o backtracking. No game controlamos Merryn, pilotando seu modesto submarino pelos perigos adiantes. E logo de inicio já podemos ver no mapa vários itens e tesouros que não podemos alcançar, por não possuirmos as habilidades necessárias para alcançá-lo. Ao longo do game podemos melhorar nosso submarino encontrando upgrades nos cenários ou comprando-os com um simpático caranguejo-ermitão vendedor, podendo assim acessar áreas que antes estavam bloqueadas.

Os tesouros espalhados no game servem para juntarmos dinheiro, e com o dinheiro que acumulando encontrando esses tesouros e derrotando inimigos nós compramos novos upgrades com o caranguejo-ermitão. Merryn instala todo upgrade que encontra e compra em seu submarino, tornando-o muito mais resistente e poderoso. O submarino possui três tipos de armas: A garra magnética, um item usado para pegar objetos no cenário, e também para atacar inimigos. Os torpedos, divididos em três tipos: Elétrico, fogo e gelo, que também são muito úteis na resolução de alguns puzzles, e o sonar, mas esse só avançando bem no game para adquiro-lo.

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

Além disso, após determinado ponto do game, Merryn pode sair de seu submarino e nadar, sem a preocupação de ficar sem ar, graças a um item que encontramos que fornece um suprimento inesgotável de oxigênio para a garota. Merryn pode entrar em espaços apertados, grandes demais para o submarino, e utilizar uma faca encontrada no game para atacar inimigos e resolver puzzles de luz, que são bastante desafiadores mas divertidos de se concluir.

O foco principal do game está na exploração e resolução de puzzles. Os inimigos do game são fortes e espertos, nunca ficando parados esperando o ataque do jogador. Eles cercam o jogador, atacam em conjunto e desviam ao serem atacados. Ao se derrotar os inimigos, recuperamos um pouco do dano que sofremos, e recuperamos um pouco de Energia Tyne, um elemento crucial no game. A energia Tyne é uma força abundante no fundo do mar. Ela é uma energia viva presente em todos os lugares, e é o combustível principal para os torpedos do submarino, além de formar poços de energia, onde podemos salvar o game e nos recuperar de todo dano sofrido e energia gasta.

Temos também algumas batalhas contra chefões gigantescos, que demandam mais estratégia do que sair pro ataque desprevenido. Literalmente uma chuva de ataques inimigos irá cercar o jogador vindo de todas as áreas. Atacar os inimigos a esmo não dará certo, pois além deles serem inteligentes para fugirem de seus ataques, eles não param de atacar, e se o jogador não tomar cuidado, pode ser derrotado facilmente se acabar encurralado.

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

Como estamos controlando um submarino no fundo do mar, podemos nos locomover em qualquer direção. O submarino se move de forma lenta, e a inércia influencia muito em seu movimento. Pequenas correntes podem mover o submarino de forma leve, e outras bem forte. Melhorando o submarino podemos comprar turbinas novas que nos deixam mais rápido e ajudam a vencer essas correntes marítimas.

E ainda temos a interação com o próprio cenário. Usando os faróis do submarino podemos interagir com alguns animais e obstáculos, bem como ao utilizar determinados objetos com os animais marinhos. Como as ostras, que devemos dar o item certo para elas devorarem, e em troca elas nos dão um tesouro. Caso o jogador dê um item errado, a ostra irá cuspí-lo com toda força para longe. Além de outras interações mais sutis, difíceis de se identificar, o que torna o game bem desafiador para quem for atrás de todos os itens do game.

GRÁFICOS E SONS

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

Song of the Deep é um game belíssimo. O game possui cenários e personagens feitos em 2D, com exceção de Merryn e seu submarino, que possuem visuais em 3D. O game possui um visual belíssimo, que usa o efeito Parallax para dar profundidade aos cenários construídos em 2D.

Os cenários são ricos em detalhes e diferentes uns dos outros. Um dos lugares mais belos do game, as Ruínas Merrow, abrigam uma antiga cidade destruída, colorida e cheia de vida marinha. Cada cenário do game possui um visual e uma atmosfera própria, tal como no clássico Super Metroid, com diferentes áreas interligadas entre si, com passagens secretas de uma a outra e um visual único para cada lugar.

Os efeitos de iluminação do game são bem competentes, não afetando somente Merryn e seu submarino, os únicos personagens em 3D, mas também afetando os personagens em 2D, inclusive ao se utilizar os faróis do submarino.

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

E no departamento sonoro Song of the Deep é impecável. O game possui uma incrível trilha sonora composta por Jonathan Wandag, com belas melodias únicas para cada área do game, e músicas impactantes para os momentos de perigo. As músicas são calmas, e muitas vezes dão até aquela vontade de deixar o som tomar conta enquanto apenas navegamos por aí. Só para te dar um gostinho, ouça aí o belo tema principal do game:

Os sons ambientes também são bem feitos. Predominando o som das turbinas do submarino, junto do som de bolhas e vez ou outra o canto de animais marinhos, que podemos ver a distância no fundo dos cenários, nadando de um lado para o outro adicionando vida aos cenários.

Conclusão

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

Song of the Deep apresenta uma simples, porém bela história, contando a aventura de Merryn em busca de seu pai desaparecido no fundo do mar. O game possui um mapa grande e recheado de puzzles e perigos, dando ao game uma boa vida útil, principalmente para a queles (como eu) que gostam de explorar Metroidvanias centímetro a centímetro até encontrar tudo.

E falando em MetroidvaniaSong of the Deep é um excelente representante para esse gênero, lembrando muito os cenários grandes e labirínticos de Super Metroid. O game apresenta um desafio acessível, porém com momentos de quebrar bem a cabeça.

Análise Arkade: A bela aventura submarina no Metroidvania Song of the Deep

Infelizmente a versão de PC possui alguns bugs que atrapalham a jogatina, como um power up que é impossível de se conseguir por um defeito do game. Song of the Deep foi o primeiro trabalho da Insomniac Games nos PCs, mas infelizmente por conta disso houveram alguns problemas no game, mas a Insomniac já avisou aos jogadores que está de olho para resolver tudo o quanto antes. Nas versões de console o game não possui nenhum tipo de defeito.

O melhor de tudo é que o game possui menus e legendas em português, num excelente trabalho de tradução!

Song of the Deep foi lançado no dia 12 de julho para PC, PS4 XBox One. 

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

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