Análise Arkade: Uma lição sobre amizade em Stand By Me
Stand By me, game dos brasileiros da Garoa Studios, é uma coleção de puzzles bem curtinhos e bastante inventivos, mas que no fundo contam uma interessante história sobre amizade, que acaba valendo para todo mundo.
Vamos conversar um pouquinho sobre o game e suas lições, bem como seus diferentes puzzles que pedaço a pedaço vão contando a história de Pico, o intrépido protagonista de Stand By Me!
Uma reflexão sobre a amizade, acima de tudo
Stand By Me conta a história de Pico, uma simpática bolinha que decide partir em uma jornada para longe de seus amigos, que gostam muito dele e se preocupam com ele.
Assim, a cada tela, com cada novo puzzle que passamos, conhecemos mais e mais sobre Pico e seus amigos, e acima de tudo, os sentimentos relacionados com essa jornada. Em especial o sentimento de deixar seus amigos para trás, mas acima de tudo sabendo que eles serão seus amigos, não importa a distância.
A história, porém, não se trata de falar sobre distância, pois a jornada de Pico é mais como uma metáfora sobre transformação, algo que todos passamos na vida, tanto ao buscarmos a mudança por nossas próprias ações, ou sendo sujeitados a ela.
A cada novo puzzle, novos elementos de gameplay são adicionados, como novos desafios que estimulam não só o raciocínio, como a criatividade do jogador. Tudo isso enquanto acompanhamos Pico, incluindo todas as conexões que ele faz pelo caminho.
A lição, no fim de tudo, é que mesmo que mudemos, mesmo que nos distanciemos de amigos, a amizade baseia-se em respeito e em dar a mão àqueles que amamos, e acompanhá-los em suas jornadas, mesmo que a distância. O que não significa trilhar a jornada de seus amigos, ou querer que a trilhem por você, mas sim saber e demonstrar que, não importa o caminho a se seguir, “Conte comigo” (que é a tradução mais próxima do nome do game) caso tropeçar e precisar de uma mão para te ajudar a voltar andar com seus próprios pés.
Essa é a lição ensinada por Stand By Me, que nos é mostrada de uma forma tão simples e cartunesca, mas ainda assim efetiva e bastante empática. Sendo uma lição não só para quem ainda é jovem e está descobrindo o tamanho que uma amizade realmente tem na vida, como também para quem já tem anos de vivência e sabe como é isso, ou precisava ser relembrado.
Puzzles simples baseados em inércia
O gameplay de Stand By Me é composto de puzzles individuais, com todos eles baseados no princípio da inércia. Pico não pode se mover por conta própria, nós precisamos ajudá-lo a chegar aos objetivos de cada tela, que são conjuntos de quadrados laranjas ou roxos flutuando, com a ajuda de seus amigos.
Em cada puzzle, há alguns elementos interativos, que são os amigos de Pico, ao clicar neles, conectamos Pico a eles através de uma linha pontilhada, o que nos permite “controlar” seu movimento, dependendo de como e quando clicamos.
Por exemplo, o tipo mais comum de amigo criar uma “corda” simples, que permite que puxemos Pico em uma direção específica ou para fazermos com que ele gire ao redor do ponto em que está conectado.
Conforme avançamos, novas mecânicas são apresentadas, como amigos que, ao serem clicados, geram um campo de gravidade que atrai Pico, e outros que geram uma força repulsiva, que o afastam. Há ainda amigos que alteram a gravidade de forma direcional, outros que permitem que Pico dê um impulso rápido em uma direção em que o mouse está apontando e etc.
O interessante é que todas essas mecânicas são apresentadas dentro do contexto da jornada de Pico, na forma dos amigos que o ajudam a seguir em frente, aqueles que tem o poder de atrair outros para perto de si, ou aqueles que precisam de espaço, afastando os outros.
Tudo isso é integrado de forma progressiva, com cada novo puzzle sendo mais desafiador e complexo que o anterior. Ao todo, Stand By Me é composto por cinco “livros”, que são coleções de puzzles seguidos. Sendo assim, esse é um game bem curtinho, que dá pra ser terminado em poucas horas. Há ainda alguns modos extras, que ao serem concluídos liberam “poderes” que podem ser usados em outros puzzles, como poder se mover livremente, sobreviver se atingir espinhos ou armadilhas nas paredes e etc.
Audiovisual
Stand By Me tem um visual bem colorido e simples, formado basicamente por formas geométricas em áreas delimitadas. O legal é que o game brinca com seu visual de uma forma muito divertida.
Nas bordas da tela, fora da área em que Pico pode se mover, há diversos padrões de elementos montando o plano de fundo. Sempre que Pico colide com alguma parede, uma onda é gerada, fazendo com que todo o background se mova. É algo bem simples, mas que é muito legal de ficar observando enquanto se joga.
O game possui uma trilha sonora bem divertida e relaxante, com temas bem alegres e que combinam muito bem com a história que está sendo contada, além é claro de animar ainda mais os puzzles que vamos resolvendo de tela em tela.
E, obviamente, sendo um game brasileiro, Stand by Me está 100% localizado em nosso idioma natal!
Conclusão
Stand By Me é um game curtinho, com desafios bem divertidos e, acima de tudo, uma bonita lição sobre amizade e relacionamentos, nos mostrando que cada pessoa é diferente e que a verdadeira amizade significa apoiar e ajudar os amigos quando eles precisam, mas que, acima de tudo, cada um tem seu próprio caminho que precisa trilhar por conta própria!
Stand By Me está disponível na Steam e custa apenas R$ 10,90 – então realmente vale a pena ser conferido!