Análise Arkade – Starlit Kart Racing, um divertido game gratuito e brasileiro

30 de agosto de 2022
Análise Arkade - Starlit Kart Racing, um divertido game gratuito e brasileiro

Lá em 2015, estava falando de Starlit Adventures, jogo brasileiro feito pela Rockhead, que trazia ação em plataforma com excelentes puzzles, onde o jogador precisava “cavar” a fase, para resolver os quebra-cabeça propostos e seguir avançando. Inclusive, é um jogo interessante que vale a pena ser jogado ainda hoje.

Posteriormente, o estúdio brasileiro explorou mais sua IP, lançando Starlit Archery Club, um jogo no estilo Bust-A-Move, com o objetivo de atirar e acertar blocos coloridos. E também lançou Starlit On Wheels: Super Kart, um tradicional jogo de corrida de personagens, que evoluiu para Starlit Kart Racing, que é um jogo para dispositivos móveis, mas que chega amanhã para os consoles.

Análise Arkade - Starlit Kart Racing, um divertido game gratuito e brasileiro

O game se inspira em jogos como Mario Kart, mas principalmente Crash Team Racing, e entrega um jogo gratuito, que permite o gameplay solitário ou no bom e velho multiplayer de tela dividida, para até quatro pessoas. Para um game deste gênero, os modos são os esperados: Copas, Versus, Chefões e Desafios.

A Copa é o “modo história” e oferece, assim como em Mario Kart, as pistas pouco a pouco, conforme você for vencendo as corridas. No fim de cada corrida, os jogadores ganham pontos, que somam na classificação geral. Um pequeno diferencial aqui é que, ao escolher o kart “easy, medium ou hard”, o jogo te entrega estrelas referentes ao seu kart escolhido.

Análise Arkade - Starlit Kart Racing, um divertido game gratuito e brasileiro

Vencendo a primeira Copa, você desbloqueia o modo Chefões, onde a corrida é no “mano a mano” com um boss. O modo é totalmente inspirado no que acontece em Crash Team Racing, no qual todo cuidado é pouco, pois a corrida fica bem mais complexa nesse modo e o chefe é bem apelão. Os Desafios, desbloqueados ao vencer o primeiro chefe, compreendem um modo ranqueado, onde os mais dedicados poderão se divertir mais. E o Versus, como o próprio nome diz, é para aquelas jogatinas entre amigos e família, no bom e velho sofá com tela dividida.

Com estes modos e suas influências, nem será surpresa dizer para você que o gameplay também se inspira nos games de kart mais famosos. O bom é que tudo funciona de forma competente por aqui, e com pequenas, mas importantes adições. Por exemplo, cada kart tem funções especiais, com dois itens de caixa possíveis. O jogador pode escolher o kart de acordo com sua preferência, para descolar itens que vão de encontro com seu estilo durante as corridas.

Análise Arkade - Starlit Kart Racing, um divertido game gratuito e brasileiro

Os power-ups, são similares aos de todos os jogos do gênero, que vão de itens que aumentam a velocidade até armas e bombas para atacar os adversários. O mesmo vale para as pistas, coloridas e com seus desafios e obstáculos particulares, que valem atenção e treino por parte dos jogadores. Até drift “com nitro” o carro tem, porém com uma barra de turbo indicando o tanto que você precisa derrapar para atingir este turbo extra.

O visual também é o mesmo esperado nesse tipo de jogo: gráficos coloridos e personagens divertidos, todos inspirados no universo Starlit. As pistas, em suas variedades, também são competentes e a trilha sonora, apesar de simples, cumpre seu papel em um game com esta proposta.

Análise Arkade - Starlit Kart Racing, um divertido game gratuito e brasileiro

No final, Starlit Kart Racing agrada, e muito. Especialmente por se tratar de um jogo gratuito, em dias os quais jogos são muito caros, inclusive os de kart. A Rockhead entregou um jogo simples, mas divertido, que vale a pena experimentar, especialmente para quem gosta do jeitão Mario Kart e/ou Crash Team Racing de jogos de corrida.

O game é competente em todos os seus aspectos e consegue entregar uma boa experiência dentro de seu gênero. Se você já jogou o game em um smartphone, saiba que terá a mesma qualidade, porém em tela grande. O que reforça, mais uma vez, a qualidade que a Rockhead consegue entregar em seus games, mesmo que sejam lançados no formato free-to-play.

Análise Arkade - Starlit Kart Racing, um divertido game gratuito e brasileiro

É muito comum estúdios lançarem diversos games nesta natureza gratuita, sem se importar muito com a qualidade e o compromisso com o jogador. Mas em seus quase dez anos de história, é possível ver que o estúdio brasileiro foca mais na qualidade do que em quantidade, mantendo em seus quatro jogos lançados, sempre muita qualidade, seja visual, ou de gameplay, o que você também encontrará neste jogo para consoles.

Vale lembrar que o game não terá anúncios e conta com acesso a todas as corridas de forma gratuita a partir dos recursos coletados pelo jogador enquanto joga. 

Starlit Kart Racing chega depois de amanhã (dia 1º de setembro) com versões gratuitas para Playstation 4 e Xbox One, o que garante que os consoles mais atuais das duas companhias também rodem o jogo.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais