Análise Arkade: Strafe é sangrento, é difícil, é muito divertido e saiu direto de 1996!
O que aconteceria se Doom e Half-Life tivessem um filho, e esse filho fosse da turma do fundão na escola? O nome dele seria Strafe! Esqueça os gráficos em 4K, o modo história em que o herói supera seus próprios medos e limitações para salvar o universo, e principalmente, esqueça os DVDs e Blu-Rays, está na hora de voltar pro tempo em que na internet só tinha mato e se preparar para o emprego mais rentável da galáxia, e que vai te matar no processo!
Strafe é o novo game da Pixel Titans, distribuído pela Devolver Digital e que traz toda a magia de 1996 para os tempos atuais da forma mais perfeita possível! Então mentalize o som de internet discada sendo conectada, desmagnetize seu monitor tubão e venha com a gente conferir a análise completa do game!
Vá para o espaço eles disseram, vai ser legal eles disseram
Qual é a sua história em Strafe? Bom, sua história é uma tragédia. Você é um sucateiro espacial contratado para uma grande aventura, ir para os confins da galáxia e embarcar na nave espacial classe 96 Icarus. Sua missão: Mate tudo o que encontrar lá dentro, colete toda a sucata que encontrar, colete créditos (para tentar ficar rico) e tente não morrer… E morra logo em seguida.
Logo no início do game estamos na ponte de comando de uma nave espacial e tudo rola de forma totalmente simples, você pode mexer nas opções do game, que abrem um prompt de comando ao estilo MS-DOS com as opções mais importantes, um modo de desafios, um tutorial e a opção de partir de uma vez pra ação. Se você abrir o tutorial, será recebido pela bela cientista da imagem acima, em um vídeo-tutorial gravado em fita VHS em que ela explica o trabalho que você realizará e te apresenta ao básico do gameplay, afinal, você não vai querer perder seu tempo (nem gastar o dinheiro de sua companhia contratante) com longos e tediosos tutoriais não é?
Após aprender o básico, você pode ou continuar com o tutorial, abrindo um treinamento aberto, em que você se vira pra aprender o que faltou, ou parte pra matança. Partindo pra ação, você começa em sua nave espacial em frente a seu arsenal. Escolha uma arma, vá para o teletransportador, e inicie sua jornada pela decrépita Icarus, recheada de criaturas querendo te matar e com muito sangue para pintar todas as paredes da nave de vermelho.
Roguelike. Ou seja, mapas aleatórios + permadeath
Strafe é um game incrivelmente difícil. E faz uso do estilo Roguelike de forma cruel. No game, você possui apenas uma única vida, representada por uma barrinha de HP e uma barrinha de armadura. Morreu, já era, você volta pro início e tem que tentar tudo de novo.
Além disso, como um bom Roguelike, o game gera mapas aleatoriamente. Sendo assim, nunca uma partida será igual a outra. O game cria cenários enormes e modulares, ou seja, ele encaixa diferentes modelos pré-estabelecidos de salas em layouts diferentes, mas nunca uma igual a outra. Você acabará passando por salas que já viu em outra partida, mas sempre tem algo novo presente. Mais ou menos itens e inimigos. Mais ou menos armadilhas e até mesmo portas em locais diferentes.
Lá em cima eu comentei que Strafe é o filho malcriado de Doom com Half-Life, e não disse isso à toa. O game é uma grande mistura dos dois, com visuais e jogabilidades que puxam características de ambos os games (falaremos disso mais adiante) e uma característica de Doom presente aqui são as salas secretas de inimigos. Muitas vezes você passa por uma sala ou um corredor e tudo está normal, até que após alguma ação uma determinada ação sua, uma ou até mais paredes se abrem e muitos inimigos saem delas para te atacar.
Strafe é cruel, sadicamente cruel. E coloca uma verdadeira horda de inimigos para cima de você, sem dó nem piedade. O game ainda chega ao ponto de zoar da sua cara quando você morre! As telas de game over são hilárias, comentando como você falhou em sua missão, em como ninguém no espaço se importa com sua morte, e como você é incompetente em seu trabalho!
Modos de jogo
Além do modo principal de jogo, existem outros três modos extras. Esses modos são apresentados em uma tela de prompt de comando do OneDOS, o Sistema operacional de Strafe, e apresenta os modos em comandos .exe para o jogador clicar e executá-los.
Os três modos são: STRAFEZONE.EXE, o modo Desafio Diário. SPEEDZONE.EXE, desafio Contra o Relógio Semanal. E por fim o modo MURDERZONE.EXE, a Arena de Sobrevivência. Até o momento da escrita desta análise, os dois primeiros modos não estavam habilitados (pois o game ainda não havia sido lançado), mas o último modo estava disponível, em toda a sua glória cruel.
O modo Arena de Sobrevivência coloca o jogador para sobreviver a hordas de inimigos em diferentes salas com o objetivo de acumular galões de sangue derramado dos inimigos. Ou seja, mate, mate muito, exploda seus inimigos torne tudo ao seu redor vermelho por todo o tempo que aguentar. Ao morrer, o game contabiliza todo o sangue que você derramou, e a cada 1000 galões uma vantagem nova é desbloqueada, como armas extras, bancada de itens e etc.
Gameplay
Strafe é um shooter FPS de alta velocidade, exatamente como os shooters de antigamente, como foco em gameplay rápido e intenso. Ao começo de cada partida, o jogador escolhe sua arma inicial, uma shotgun, uma metralhadora ou uma Rail Gun. Essas armas possuem dois tipos de tiro, normais e especiais, quem podem ser melhorados ao encontrar cabines robóticas pelas fases. Essas cabines são um show a parte. Elas se parecem com aquelas máquinas de pegar bichinhos com um braço mecânico, mas com um robozinho dentro. Você entrega sua arma, e o robô a melhorará com uma dança, chegando até mesmo a dançar Macarena perfeitamente!
O seu personagem é equipado com um capacete ao estilo da Samus Aran em Metroid Prime, onde podemos ver os detalhes internos. Como por exemplo o mapa da área, acessado apertando o botão correspondente, que faz com que a câmera olhe para dentro do capacete. Bem como o inventário, apesar de que você não irá conseguir abrir ele muitas vezes, pois não terá coletado nenhum item.
Ao longo de cada fase, existem caixas que se abrem ao atirarmos nelas, e que liberam cilindros de power ups para as armas. Os power ups são passivos, e melhoram a força de seus tiros, sua velocidade, alcance e etc. E ao matar inimigos e abrir algumas dessas caixas, o jogador pode ganhar sucata e créditos. A sucata pode ser usada em bancadas para fabricar mais munição ou escudo para o jogador. E você vai precisar muito de ambos, pois o escudo não se recupera sozinho, e achar itens de escudo pelo chão dos cenários é raríssimo. A sucata também pode ser usada em alguns terminais para ser trocada por créditos, que são usadas em lojas que aparecem de vez em quando no final de uma fase. Com os créditos, você pode comprar itens que podem melhorar seu personagem.
O game progride por fases, em diferentes áreas da Icarus. Ao final de cada fase, há uma porta que se abre ao som de modem antigo conectando internet discada, seguida por uma tela mostrando o resultado do jogador, quantos inimigos matou, o tempo que levou até chegar ali e outras informações, e então um elevador leva o jogador para outra fase. E ainda há boss battles, que serei sincero, ainda não consegui ver porque o game é realmente bem difícil!
Audiovisual
Jamais pensei que escreveria isso, mas em Strafe, quanto pior o visual, melhor! De verdade! Os gráficos do game são completamente antiquados! Nada de “retro-style”, aquele visual bonito, mas que parece só parece envelhecido para acariciar a nostalgia. Não, os gráficos do game são realmente antigos! Ao estilo do primeiro Half-Life pra trás! Personagens e inimigos construídos com poucos polígonos, paredes retas e “duras”, iluminação antiquada, com explosões embaçadas. Tudo o que hoje pode ser considerado horroroso esteticamente está aqui, e é justamente isso o que deixa o game tão bonito!
E se você achou pouco, dá pra piorar ainda mais! O game possui uma opção exclusiva em suas configurações que literalmente diz: “Deixar Strafe pior”. E acredite, deixa mesmo! Com essa opção, os gráficos do game vão pra menor resolução possível! É como jogar um game de resolução 320 x 240 em uma tela grande! Tudo fica extremamente serrilhado, com pixels gigantescos e sem qualquer polimento, ou “melhor”, com todos os piores polimentos. Pra você ter uma ideia, nesse modo, um inimigo longe se transforma simplesmente em um quadrado pixelado em que é impossível até mesmo definir sua forma. E o mais maluco de tudo, esses gráficos são tão feios que deixam o jogo ainda mais divertido!
Só pra você ter uma pequena ideia do que eu estou falando, olhe as duas imagens abaixo da entrada da primeira fase do game. A primeira está no gráfico padrão do game, e a segunda em sua versão piorada, só olha a diferença gritante:
Acima, os gráficos normais
E agora, os gráficos piorados
Sem falar é claro de toda a violência gráfica do game. Os inimigos podem ser totalmente estraçalhados, se você atirar em seus braços, pernas ou cabeças, essas partes serão arrancadas dos corpos dos inimigos, e se você explodi-los, choverá carne pixelada e sangue para todo lado. Aliás, sangue é o que não falta no game, e ele foi feito de uma maneira bem detalhada. Se o sangue de um inimigo jorra em uma parede, você pode ver ele escorrendo para o chão, literalmente pintando tudo de vermelho. O sangue ainda ajuda você a se localizar. Algumas vezes o game cria mapas bem labirínticos, se você se perder, poderá saber quais lugares ainda não visitou pela falta de sangue no chão.
Já o áudio, não podia combinar mais, com músicas sintetizadas e eletrizantes! As músicas no game ainda possuem uma utilidade muito importante, elas avisam quando o combate começa e quando termina. Ao entrar em uma fase, não haverá música, apenas som ambiente, mas no momento em que você acertar um tiro no primeiro inimigo da fase, a música começa, e ela só vai parar quando todos os inimigos daquela fase estiverem mortos. Portanto se quando você estiver jogando tudo ficar silencioso, pode relaxar, ou você já matou todos os inimigos, ou então faltam alguns poucos para serem liquidados.
E o melhor de tudo é que o game possui menus e legendas 100% em português, e o trabalho de localização foi excelente! Há é claro alguns textos que permanecem em inglês, mas são componentes dos cenários, como placas e etc. Mas o principal está traduzido, e excelentemente traduzido!
Conclusão
Strafe é divertidíssimo e altamente viciante! Toda a dificuldade elevada do game, e seu alto desafio conseguem prender o jogador a continuar tentando seguir em frente e vencer os cada vez mais difíceis desafios. Esse é um game cuja dificuldade é recompensada pela diversão, e após algumas partidas você conseguirá jogar melhor, e entender bem a melhor estratégia para dar cabo dos inesgotáveis inimigos que não se cansam de te atacar.
Esse game é puramente antigo, tanto que ele há todo momento faz questão de evocar o ano de 1996, e faz isso de maneira perfeita, não só dentro do game, como fora. Sério, clique no link a seguir e visite a página oficial do game: http://www.strafe1996.com/, ah, e clique em “NÃO” para a pergunta “Você tem mais de 18 anos”. O site exibe uma página simplesmente hilária!
A Devolver Digital mais uma vez nos apresentou a outro game recheado de violência gratuita e muito humor, feito das talentosas e envelhecidas mãos e disquetes do pessoal da Pixel Titans. Então se tiver a chance, jogue Strafe, você provavelmente vai adorar, senão, vai com certeza jogar seu controle na parede por causa da dificuldade do game!
Strafe está sendo lançado hoje, dia 9 de maio com versões para PC e Playstation 4.