Análise Arkade: Mr. X Nightmare, a DLC de Streets of Rage 4
Ano passado, após muitos anos de espera, finalmente Streets of Rage 4 foi lançado! E desde ano passado já havia sido anunciado que o game receberia novos conteúdos. E pois bem, eles chegaram! Confira nossa análise da DLC Mr. X Nightmare!
Novos personagens jogáveis
A DLC Mr. X Nightmare traz conteúdos puramente extras. Ou seja, não temos novas campanhas, novas fases ou novas histórias. Isso provavelmente decepcionará alguns jogadores, mas nada impede que conteúdo assim seja lançado no futuro.
Essa DLC traz três novos personagens jogáveis, que apareceram como chefões em Streets of Rage 4! E eles são: A policial Esthel Aguirre, o lutador marcial Shiva e o gigante wrestler Mas Thunder. Cada um com seus próprios combos e golpes especiais.
Eles já estão liberados imediatamente após adquirir a DLC, sem a necessidade de desbloqueá-los durante o game, como é o caso de Adam e das skins e personagens originais do Mega Drive: Alex, Blaze e Adam com suas versões da trilogia original, Dr. Zan, Skate, Mas Eddie e Shiva.
Cada um deles possui diferentes especialidades. Esthel luta com combos focados em fazer inimigos quicarem nos cantos da tela e no uso de granadas. Shiva não usa armas e possui muitas opções em tornar combos terrestres em aéreos. E Max usa força bruta e agarrões para causar dano massivo.
Modo sobrevivência e customização
Em nosso review de Streets of Rage 4, uma crítica apontada foi a falta de evolução de personagens. Por se manter extremamente fiel ao material original, os personagens possuem a mesma lista de combos durante todo o game. Mas com Mr. X Nightmare agora é possível customizar as habilidades de seus personagens!
Para isso os jogadores tem a sua disposição o modo sobrevivência. Esse modo coloca o jogador para enfrentar sequências infinitas de salas aleatórias com vários inimigos. Os cenários, armadilhas e inimigos presentes sempre variam, adicionando um desafio progressivo e bem viciante. Além de ser uma ótima forma de treinar suas habilidades com cada personagem.
Conforme você avança, ao fim de cada sala finalizada você escolhe um power up para seguir em frente, como mais força ou defesa, adicionar efeitos em ataques especiais e armas, como fogo, veneno e eletricidade, melhorar seu golpe supremo e muitas outras melhorias.
Porém, você tem apenas uma vida para tentar chegar o mais longe possível. Felizmente, esse modo gera várias caixas contendo itens de cura, não sendo tão punitivo.
Conforme você derrota inimigos, avança de salas e coleta dinheiro, power ups e itens de cura, sua pontuação aumenta. Essa pontuação é então convertida em XP para o personagem que você está usando. E ao subir de nível com esse personagem, novas habilidades são desbloqueadas!
As habilidades são customizadas na tela de seleção de personagens, tanto no modo história quando no sobrevivência. Mas para poder acessar todas essas opções, você precisará se dedicar e jogar muito com cada personagem que quiser evoluir.
Por um lado, isso significa um enorme grinding com todos os personagens. Mas por outro, significa mais e mais pancadaria, apesar da eventual repetitividade inerente de beat ‘em ups. E o modo sobrevivência ainda oferece desafios semanais, com sequências fixas de salas ainda mais desafio e recompensas.
Novos inimigos, armas e níveis de dificuldade
Por fim, a última parte do conteúdo adicionado são inimigos e armas extras. Isso adiciona um pouco mais de variedade ao game, afinal, após um tempo você passa a ver o mesmo tipo de inimigo de novo e de novo, só que com cores diferentes.
Isso não muda muito no fim das contas, mas o novo conteúdo serve para dar um frescor ao game, não tanto com inimigos, mas sim com armas, com algumas bem legais, como lanças, espadas gigantes e etc, sendo bem divertidas de se usar.
Por fim, a DLC adiciona a dificuldade Mania+, para os jogadores mais casca grossa que querem enfrentar dificuldade extrema num beat ‘em up. Todos os novos conteúdos já são imediatamente habilitados assim que se entrar no game.
Conclusão
No fim das contas, a DLC Mr. X Nightmare adiciona pouca coisa, mas oferece um pouco mais de variedade. O modo sobrevivência é bem divertido e finalmente oferece a opção de customização de personagens.
De certa forma, com essas novas customizações, Streets of Rage 4 chega até se parecer bem mais com um game de luta, é claro que sem toda a sua complexidade, frame data e etc. Mas cada personagem é único, e a adição de Esthel, Shiva e Max foi bem legal.
Mas, no fim, esse conteúdo somente agrega ao que já existe, mas não o expande. Seria legal uma nova aventura original via DLC, pois com Mr. X Nightmare, é bem possível fazer com que o game dure por mais tempo, antes que um Streets of Rage 5 seja lançado. Quem sabe né?
A DLC Mr. X Nightmare está chegando hoje, 15 de julho, em Streets of Rage 4! O game está disponível para PC, Playstation 4, XBox One e Nintendo Switch.