Análise Arkade – The Legend of Tianding traz um interessante “Metroidvania mundo aberto” em Taiwan

27 de novembro de 2023
Análise Arkade - The Legend of Tianding traz um interessante "Metroidvania mundo aberto" em Taiwan

Os Metroidvanias sempre aparecem trazendo ótimas opções em games de exploração, sempre velozes e com verdadeiros labirintos para a alegria dos jogadores. Mas The Legend of Tianding chama atenção por ser um “Metroidvania diferente”, pois se ele tem mecânicas bem conhecidas de labirintos, upgrades de armas e movimentos ágeis, ele também tem um “toque de mundo aberto”, que o dá um toque de diferença em relação aos “colegas de gênero”.

The Legend of Tianding já chama atenção logo no começo, especialmente por quem se interessa pela cultura asiática do século passado, pois o game usa do folclore e história de Taiwan para nos trazer Liao Tianding, uma espécie de Robin Wood que, embora não tenha um arco e flecha, “tira dos ricos para dar aos pobres” com golpes de kung fu e agilidade em saltos.

Além da mistura entre plataforma e combates, o jogo se destaca pela sua ambientação única, inspirada em quadrinhos antigos chineses. A história nos leva aos dias do antigo império Japonês, que no início do século XX controlava boa parte da Ásia, o que inclui Taiwan. Isso significava que a população era mantida sob ordem através de uma polícia fortemente opressora, além de lidar com conterrâneos corruptos, que se aproveitavam da situação para explorar ainda mais a todos.

Análise Arkade - The Legend of Tianding traz um interessante "Metroidvania mundo aberto" em Taiwan

Neste contexto, somos apresentados a Liao Tianding, um ladrão que assim como seu “colega inglês” rouba dos ricos para ajudar os necessitados. Neste contexto, enfrentamos figurões locais e nos envolvemos em uma caça a um tesouro mítico, enquanto lidamos com os japoneses dominadores daqueles dias.

Controlando Liao Tianding, encaramos inúmeros perigos em uma aventura de ação e plataforma, como todo bom Metroidvania exige. Sua agilidade permite saltos acrobáticos, com movimentos sendo incorporados ao gameplay com o passar da jogatina, e o uso de um gancho para alcançar lugares de difícil acesso.

Na hora do quebra pau, utilizamos uma adaga e golpes de kung fu, sendo possível também usar o cachecol para tomar armas dos inimigos. E para explorar, o game traz algo um pouco diferente do convencional no gênero, afinal aqui o jogador pode explorar livremente Taipei, como um “mundo aberto em 2D”. Os estágios contam com locais como o esgoto, que são como todos os jogos do gênero, com labirintos, locais secretos e tudo o mais, mas a área de exploração conta mais como mundo aberto, com personagens e ativações de missões secundárias. Até um “fast travel” o jogo tem.

Análise Arkade - The Legend of Tianding traz um interessante "Metroidvania mundo aberto" em Taiwan

The Legend of Tianding não vem com grandes pretensões de reiventar a roda, mas é excelente em tudo o que se propõe a fazer. Os estágios são variados, como nos jogos do passado que tem a “tela do gelo”, a “tela do deserto”, trazendo aqui esgotos ou trens, por exemplo, mantendo a experiência interessante.

E por ser um jogo de “mundo aberto”, você pode ainda retornar a locais passados, para revisitar locais já visitados e explorar novamente estes mesmos ambientes. O combate, elemento importante para um bom jogo do gênero, também está afiado, bem acelerado, mas também muito divertido. Os personagens gerais, apesar de não serem dos mais variados, ajudam a manter o combate frenético, ainda mais quando você rouba um machado ou uma arma e usa a arma roubada nos próprios inimigos.

Já as lutas com os chefes são bem construídas e desenvolvidas, exigindo do jogador uma boa atenção nos detalhes e o famoso “decorar” o comportamento deles, para saber a melhor hora de atacar.

Análise Arkade - The Legend of Tianding traz um interessante "Metroidvania mundo aberto" em Taiwan

O jogo tenta trazer muito da cultura do povo de Taiwan daqueles dias, com arte cel shading baseada na cultura da região, além de dublagem no idioma nativo, o taiwanês, e até músicas, que podem ser ouvidas se o personagem se aproximar de um ambiente musical na cidade. Obviamente, tudo localizado em nosso idioma.

The Legend of Tianding pode sim ser colocado no rol dos bons Metroidvanias. Mesmo sendo um tanto diferente, ao propor uma mistura do gênero consagrado com um pouco de exploração em mundo aberto 2D, o game consegue sim agradar até o fã mais exigente, ao entregar bons combates e uma exploração divertida. O game não é e nem quer ser o melhor do gênero, mas diverte muito ao conseguir propor várias coisas, e ser eficiente em todas elas.

The Legend of Tianding, um game que conta com os trabalhos da Neon DoctrineAnother Indie e Limited Run Games já está disponível, com versões para Nintendo Switch, consoles PlayStation, consoles Xbox, PC e iOS.

O Datafrog SF2000 é a opção mais simples, porém a mais barata, para quem quer jogar os clássicos, como games de Mega Drive e Super Nintendo. Você encontra o portátil por cerca de R$ 80 no AliExpress.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais