Análise Arkade: Total War Rome Remastered é a volta triunfal do clássico de estratégia
Lançado originalmente em 2004, Rome: Total War é o terceiro jogo da franquia Total War. Um clássico do gênero de estratégia para PCs, o título foi finalmente relançado em uma versão mais atual. Total War Rome Remastered chega aos PCs juntamente com suas expansões Barbarian Invasion e Alexander.
Além do conteúdo completo do jogo original e das expansões, a remasterização conta também com o pacote já tradicional das remasterizações. Ou seja, otimização de resolução para suporte 4K, ultra-widescreen nativa, texturas remodeladas para construções e unidades, e efeitos de clima melhorados como nuvens de poeira e névoa. Mas claro que vamos falar mais sobre tudo isso e mais um pouco nessa análise completa.
Um clássico renovado
Nos anos 2000 os jogos de estratégia e de estratégia em tempo real dominavam boa parte dos mercado de PC. Age of Empires, Warcraft, Starcraft, Stronghold Crusader, Empire Earth, Civilization, Rise of Nations, Age of Mythology, Warhammer 40k: Dawn of War, e claro, Total War, estavam em alta e gerando várias continuações.
Nesse universo de excelentes e não tão bons jogos de estratégia, Rome: Total War se destacou em muitas coisas. Seja pela escala épica das suas batalhas, seja pela complexidade de seus sitemas de economia e política. E toda essa importância histórica do título já justifica por si só uma remasterização do mesmo.
A renovação do clássico felizmente não veio só em seu visual. Comparado ao jogo original, a câmera de Total War Rome Remastered é uma das coisas que mais chama atenção. Isso porque ela é muito mais responsiva agora. Além disso, novos atalhos foram adicionados dando bastante contraste ao layout anterior e melhorando assim a jogabilidade.
Também temos a inclusão de novas informações bem mais didáticas do que antes. Assim, podemos dizer que todo o layout de Total War Rome Remastered foi modernizado. Isso faz bastante sentido, principalmente porque o layout do jogo lá de 2004 já estava bem datado para os dias atuais. Por exemplo, algo de praxe de jogos de estratégia, o mini-mapa, não existia no jogo original. Felizmente resolveram isso na remasterização.
Remasterização bem feita
Visualmente falando, o jogo conseguiu renovar bem seus gráficos sem perder a identidade do passado. Como sempre gosto de ressaltar nas análises aqui do Arkade, a melhoria gráfica é proporcional a de uma remasterização, não estamos falando de um remake. Com isso, é de se esperar que alguns elementos como sistema de física e comportamento de unidades não tenham grandes melhorias.
Entretanto, Total War Rome Remastered não resumiu suas melhorias apenas à remasterização de texturas e resoluções. Claro que essas existem e deixam o jogo bem mais agradável que sua versão original de 2004. Mas estamos falando também de reformulação de alguns modelos de unidades, tornando-os bem mais agradávei e fiéis às culturas de onde são baseados.
Os áudios e trilhas sonoras do jogo foram completamente refeitos por
Jeff van Dyck, o autor da trilha original. Junto a isso temos também o suporte para resoluções mais modernas até 4K, ambientes mais detalhados e detalhes como deformações provenientes de calor, poeira, neblina e outros. Mas como citei antes, não só de melhorias visuais vive Total War Rome Remastered. Isso porque temos também a bagatela de 16 novas facções no jogo.
Uma outra novidade são as unidades especiais, com funções distintas. A principal delas é o mercador, responsável por melhorar as relações de comércio entre cidades com funções personalizadas e todo um sistema próprio de interação. E claro, não podemos deixar de citar também as infinitas possibilidades que o suporte total ao Steam Workshop pode trazer para o jogo, sua vida útil e sua comunidade.
Batalhas épicas como sempre
Mas claro que quando falamos da franquia Total War, as batalhas épicas de grande escala são o principal destaque. Em Total War Rome Remastered temos batalhas que se aproximam bem mais dos jogos mais novos da franquia, o que é um ponto alto. Claro que o visual não é atual, mas agrada aos olhos na medida, com potencial para nostalgia dos velhos de guerra.
Porém, mais uma vez, o destaque fica por conta do layout das batalhas. Além do mini-mapa já citado, Total War Rome Remastered também apresenta a novidade da visão tática. Com o recurso vinculado ao zoom do jogo, nós agora temos acesso a uma representação do campo de batalha parecida com uma mesa tática. Esse tipo de visão já está presente em jogos mais novos de Total War, sendo assim um acréscimo muito bem vindo ao clássico de 2004.
No geral, Total War Rome Remastered consegue manter um visual fiel ao jogo original, mas atualizando o que deve ser atualizado. Assim, tem potencial para agradar fãs mais nostálgicos, porém, sem se tornar datado demais por conta de detalhes de layout e jogabilidade que, em 2021, não funcionam mais como funcinavam em 2004.
Pensando em novos jogadores
Um dos elemento atualizados em Total War Rome Remastered que mais chamam a atenção é o cuidado com novos jogadores. Existem sim as preocupações com o layout do jogo e com alguns recursos a fim de torná-lo mais moderno e menos datados. Entretanto, alguns cuidados mais didáticos vão além disso e melhoram a jogabilidade para velhos e novos jogadores.
A visualização de dados, por exemplo, é muito mais orgânica agora. Cidades possuem indicadores no mapa com sinalizações para atividades relevantes. Além disso, o manual do jogo está espalhado por todos os menus e recursos, ao alcance de um clique, sempre que você tiver dúdivas sobre algo. Em diversos momentos também temos a substituição de dados numéricos concretos por recursos visuais bem mais agradáveis.
Junto a isso, outro acréscimo muito bom para novatos é nas tropas. Estas agora possuem uma pequena interface que mostra seus dados e habilidades através de estatísticas. Semelhante a essa interface, a habilidade dos líderes agora é apresentada em uma barra de habilidades bem descrita, o que também melhora a familiaridade e aprendizado.
O colosso dos jogos de estratégia
Total War: Rome Remastered tenta ser um jogo mais amigável para novos jogadores, como mostramos agora. Entretanto, ainda estamos falando da remasterização de um dos jogos de estratégia mais icônicos dos anos 2000. Rome é um jogo denso, cheio de particularidades e com um ritmo nem um pouco atual. Esses elementos nem de longe são defeitos, mas precisam ser ressaltados caso você seja novo na franquia ou no gênero.
Como se não bastasse as barreiras do tempo, Total War Rome Remastered infelizmente não conta com nenhuma localização para o Brasil. Nem de áudio, nem de texto. Isso é um problema à parte que gera mais barreiras para novos jogadores se debruçarem sob o jogo.
No fim das contas, ele acaba sendo uma excelente opção para jogadores experientes na franquia, que jogaram o título lá em 2004 ou que tem curiosidade com ele. Entretanto, existem opções muito melhores para jogadores novos dentro da própria franquia Total War (como Warhammer II ou Three Kingdoms) muito antes de se aventurar nessa viagem no tempo para Roma.
Total War Rome Remastered foi lançado no dia 29 de abril de 2021 e está disponível somente para PCs. Você encontra o jogo atualmente somente na Steam.