Análise Arkade – Um inferno pra chamar de seu te aguarda em Hell Architect
Que tal ter um inferno só para você, e trabalhar duro para garantir que os pecadores sofram o máximo possível? É essa a proposta de Hell Architect, game da Woodland Games que fez sucesso no Kickstarter e hoje está disponível nos PCs. O objetivo é bem simples: você é um gerente de inferno, e precisa construir o “melhor” inferno possível para impressionar Lúcifer.
Para isso, é preciso coletar recursos para construir a sua base, enquanto precisa observar o funcionamento das profundezas, para garantir que tudo está funcionando de maneira adequada, garantindo que seus funcionários possam ter tudo o que precisam.
A mecânica do game é feita para apresentar não só a construção, como também a solução de problemas durante a sua jornada de consolidação infernal. Lembrando que você também está no inferno, ou seja, manter o capeta feliz é fundamental para ter um bom “plano de carreira”.
Para construir seu inferno, o game te oferece dois modos: o Sandbox, que permite a construção de seu próprio inferno, do jeito que achar melhor, e o Cenários, que funciona como um guia para novatos no gênero, e funciona como um tutorial, enquanto ensina, através de objetivos, como o jogo funciona.
O seu objetivo é construir o pior inferno possível, pelo menos para quem “visita” o local, para que todos possam ser “adequadamente torturados”. Para isso, você precisará coletar elementos essenciais como metal, ferro ou terra, além do carvão, muito útil por aqui. Além de conseguir dinheiro para comprar máquinas de tortura, para garantir uma “experiência única” aos frequentadores. Pontos de sofrimento, obtidos na tortura de seus funcionários, são obtidos para este fim.
Sim, os trabalhadores também são torturados.
Como todo bom game do gênero de gerenciamento, você pode preparar terreno, construir e destruir o que fez, permitindo que coloque a sua criatividade para brilhar, enquanto precisa planejar, para que exista harmonia em seu inferno particular.
Mas vale lembrar que, se por um lado é essencial garantir dor e sofrimento a seus “visitantes”, o seu inferno precisa funcionar em harmonia, pois o caos, embora pareça ser algo bom por aqui, não é. Nunca se esqueça de que harmonia é fundamental para que todos possam sofrer da melhor maneira possível.
O game possui visual 2D e cartunesco, mas apenas para “esconder”, ou diminuir, a forma brutal, pesada e com muito humor obscuro presente no game. A direção artística usa dos mesmos artifícios de um South Park da vida, ao aproveitar deste formato visual para trazer a violência que querem, sem fazer o game ficar pesado demais, e sofrer com restrições de idade por isso.
Assim, é possível ver seus “visitantes” sofrerem da pior forma possível, sendo queimados e espetados, só para mencionar duas formas de sofrimento. E, é claro, tudo com muito sangue. Assim como seus peões, que precisam ser bem cuidados, apesar de também estarem participando do sofrimento. Eles precisam estar bem, para que possam garantir um tratamento adequado aos pecadores, então você terá que montar espaços para que eles possam ter um mínimo de conforto, enquanto não são explorados.
A criatividade, desde a concepção até a execução, é fortemente vista em Hell Architect. Como estamos falando de um game que permite que você crie seu próprio inferno, o tema pode garantir boa dose de humor bem sinistro, enquanto você usa e abusa da tática de “ser pior para ser melhor”. Pois, se em games como SimCity ou Fallout Shelter o seu objetivo é garantir que todos os que ali vivem tenham boa qualidade de vida, por aqui, o seu objetivo é totalmente o oposto: garantir que seus pecadores sofram o máximo possível.
Hell Architect já está disponível para PC, na Steam.